2023
Enfermagem de Saúde Mental
Nome: Enfermagem de Saúde Mental
Cód.: ENF14453L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para compreender a importância da saúde mental no desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo de aprendizagem
Compreender a importância da saúde mental no desenvolvimento pessoal e profissional
Competências
Compreende os conceitos fundamentais de saúde mental e o seu enquadramento no contexto do Serviço Nacional de Saúde
Compreende a saúde mental nas diferentes fases da vida e a importância dos fatores individuais, relacionais e comunitários na sua proteção e promoção
Compreende o processo de adaptação a situações de crise
Compreende a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional e para a saúde mental
Identifica estratégias de promoção da saúde mental a nível individual, familiar e comunitário
Utiliza estratégias de comunicação terapêutica, de resolução de problemas e de gestão da ansiedade, entre outras.
Compreender a importância da saúde mental no desenvolvimento pessoal e profissional
Competências
Compreende os conceitos fundamentais de saúde mental e o seu enquadramento no contexto do Serviço Nacional de Saúde
Compreende a saúde mental nas diferentes fases da vida e a importância dos fatores individuais, relacionais e comunitários na sua proteção e promoção
Compreende o processo de adaptação a situações de crise
Compreende a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional e para a saúde mental
Identifica estratégias de promoção da saúde mental a nível individual, familiar e comunitário
Utiliza estratégias de comunicação terapêutica, de resolução de problemas e de gestão da ansiedade, entre outras.
Conteúdos Programáticos
1. O conceito de saúde mental
a. Programa Nacional de Saúde Mental
2. Saúde Mental perspetiva individual, familiar e comunitária
a. Saúde mental ao longo da vida
i. Fatores que influenciam a saúde mental
ii. A importância da família para a saúde mental
iii. A importância do ambiente para a saúde mental
b. Indicadores de saúde mental (ansiedade, autoestima, bem-estar, capacidade de tomar decisões)
c. Teoria da Crise
3. Estratégias de promoção da saúde mental
a. Autoconhecimento
b. Autocuidado e Saúde Mental
c. Estratégias comunicacionais
d. Estratégias de coping
e. Gestão da ansiedade
f. Técnica de resolução de problemas
g. Modelos de intervenção comunitária em saúde mental
a. Programa Nacional de Saúde Mental
2. Saúde Mental perspetiva individual, familiar e comunitária
a. Saúde mental ao longo da vida
i. Fatores que influenciam a saúde mental
ii. A importância da família para a saúde mental
iii. A importância do ambiente para a saúde mental
b. Indicadores de saúde mental (ansiedade, autoestima, bem-estar, capacidade de tomar decisões)
c. Teoria da Crise
3. Estratégias de promoção da saúde mental
a. Autoconhecimento
b. Autocuidado e Saúde Mental
c. Estratégias comunicacionais
d. Estratégias de coping
e. Gestão da ansiedade
f. Técnica de resolução de problemas
g. Modelos de intervenção comunitária em saúde mental
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas recorrer-se-á à metodologia expositiva e argumentativa, promovendo-se a discussão de grupo. Será ainda utilizado o recurso a escalas de avaliação relativas aos indicadores de saúde mental.
Nas aulas de PL serão treinadas as estratégias de promoção de saúde mental, em prática simulada.
Avaliação: gravação de um vídeo, a pares, direcionado para a promoção da saúde mental de um grupo ou comunidade à escolha do estudante, sendo valorizada a criatividade, a estratégia de comunicação utilizada e o enquadramento nos conteúdos programáticos (50%). Haverá ainda um momento de avaliação individual onde o estudante fará uma reflexão acerca do significado da saúde mental no seu desenvolvimento pessoal e profissional (50%).
Nas aulas de PL serão treinadas as estratégias de promoção de saúde mental, em prática simulada.
Avaliação: gravação de um vídeo, a pares, direcionado para a promoção da saúde mental de um grupo ou comunidade à escolha do estudante, sendo valorizada a criatividade, a estratégia de comunicação utilizada e o enquadramento nos conteúdos programáticos (50%). Haverá ainda um momento de avaliação individual onde o estudante fará uma reflexão acerca do significado da saúde mental no seu desenvolvimento pessoal e profissional (50%).
Bibliografia
Carvalho, A. (2013). Portugal. Saúde mental em números 2013 Programa nacional para a saúde mental. Lisboa: Direcção-Geral da Saúde.
Cerejeira, J. e Saraiva, C. (2018). Psiquiatria Fundamental. Lidel. ISBN: 9789897520716
Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century: A Person-Centred Evidence-Based Approach. Springer.
Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lidel Edições Técnicas, Lda.
Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental diagnósticos e intervenções. Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN 978-989-752-413-4
Cerejeira, J. e Saraiva, C. (2018). Psiquiatria Fundamental. Lidel. ISBN: 9789897520716
Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century: A Person-Centred Evidence-Based Approach. Springer.
Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lidel Edições Técnicas, Lda.
Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental diagnósticos e intervenções. Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN 978-989-752-413-4