2023

Enfermagem de Saúde Mental

Nome: Enfermagem de Saúde Mental
Cód.: ENF14453L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para compreender a importância da saúde mental no desenvolvimento pessoal e profissional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo de aprendizagem
Compreender a importância da saúde mental no desenvolvimento pessoal e profissional

Competências
• Compreende os conceitos fundamentais de saúde mental e o seu enquadramento no contexto do Serviço Nacional de Saúde
• Compreende a saúde mental nas diferentes fases da vida e a importância dos fatores individuais, relacionais e comunitários na sua proteção e promoção
• Compreende o processo de adaptação a situações de crise
• Compreende a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional e para a saúde mental
• Identifica estratégias de promoção da saúde mental a nível individual, familiar e comunitário
• Utiliza estratégias de comunicação terapêutica, de resolução de problemas e de gestão da ansiedade, entre outras.

Conteúdos Programáticos

1. O conceito de saúde mental
a. Programa Nacional de Saúde Mental
2. Saúde Mental – perspetiva individual, familiar e comunitária
a. Saúde mental ao longo da vida
i. Fatores que influenciam a saúde mental
ii. A importância da família para a saúde mental
iii. A importância do ambiente para a saúde mental
b. Indicadores de saúde mental (ansiedade, autoestima, bem-estar, capacidade de tomar decisões)
c. Teoria da Crise
3. Estratégias de promoção da saúde mental
a. Autoconhecimento
b. Autocuidado e Saúde Mental
c. Estratégias comunicacionais
d. Estratégias de coping
e. Gestão da ansiedade
f. Técnica de resolução de problemas
g. Modelos de intervenção comunitária em saúde mental

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas recorrer-se-á à metodologia expositiva e argumentativa, promovendo-se a discussão de grupo. Será ainda utilizado o recurso a escalas de avaliação relativas aos indicadores de saúde mental.
Nas aulas de PL serão treinadas as estratégias de promoção de saúde mental, em prática simulada.
Avaliação: gravação de um vídeo, a pares, direcionado para a promoção da saúde mental de um grupo ou comunidade à escolha do estudante, sendo valorizada a criatividade, a estratégia de comunicação utilizada e o enquadramento nos conteúdos programáticos (50%). Haverá ainda um momento de avaliação individual onde o estudante fará uma reflexão acerca do significado da saúde mental no seu desenvolvimento pessoal e profissional (50%).

Bibliografia

Carvalho, A. (2013). Portugal. Saúde mental em números – 2013 – Programa nacional para a saúde mental. Lisboa: Direcção-Geral da Saúde.

Cerejeira, J. e Saraiva, C. (2018). Psiquiatria Fundamental. Lidel. ISBN: 9789897520716

Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century: A Person-Centred Evidence-Based Approach. Springer.

Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lidel – Edições Técnicas, Lda.

Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental – diagnósticos e intervenções. Lidel – Edições Técnicas, Lda. ISBN 978-989-752-413-4