2023

Enfermagem de Saúde Pública

Nome: Enfermagem de Saúde Pública
Cód.: ENF14447L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para a compreensão dinâmicas atuais saúde pública em Portugal.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
Compreender as dinâmicas atuais saúde pública em Portugal
Desenvolver competências analíticas sobre vigilância epidemiológica, ambiental e entomológica
Adquirir bases de reflexão teórica sobre o Plano Nacional de Saúde e programas nacionais de controlo das doenças
Adquirir bases de reflexão teórica sobre os determinantes da saúde e desigualdades em saúde
Compreender a importância da Literacia em saúde para a promoção da cidadania em saúde

Competências
Compreende a organização dos serviços de saúde pública em Portugal
Descreve a vigilância epidemiológica, ambiental e entomológica
Identifica e analisa os principais Indicadores de saúde
Descreve detalhadamente os determinantes da saúde
Descreve os principais fatores subjacentes as desigualdades em saúde
Compreende a importância da literacia em saúde na promoção da cidadania em saúde
Desenvolve a autoaprendizagem mediante a leitura a análise de textos científicos

Conteúdos Programáticos

• A Saúde pública: História, âmbito e métodos
• A Lei de Saúde Pública
• A Saúde pública em Portugal / Organização dos serviços de saúde pública
• Fundamentos da Epidemiologia e Vigilância epidemiológica, ambiental e entomológica
• Educação Sanitária
• O Serviço Nacional de Saúde
• Indicadores de saúde
• Plano Nacional de Saúde / Programa Nacionais do PNS
• Os determinantes da saúde e as desigualdades em saúde
• Literacia em saúde

Métodos de Ensino

As metodologias de lecionação centram-se na aula magistral e sessões de debate orientadas/moderadas pelo professor.
Para além da apresentação, em aula magistral, dos temas programáticos pelo docente, as sessões letivas contam também com a participação ativa dos estudantes. Os materiais bibliográficos previamente distribuídos ou a pesquisar em autoestudo, contribuirão para dinamizar as sessões e para a aquisição de competências por parte dos estudantes
As horas de orientação tutorial serão geridas presencialmente ou à distância, individualmente ou em grupo, no sentido de facilitar o processo de desenvolvimento e consolidação de competências dos estudantes.
A avaliação será contínua e contemplará a participação ativa do estudante nas diversas atividades propostas. Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevê-se a realização de 1 (um) momento de avaliação.
Os estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 10 valores, ficam sujeitos a exame.

Bibliografia

Abroms, L.C. (2019). Public Health in the Era of Social Media. American Journal of Public Health. 109:130-131
Campos, A.C. (2017) Percursos Marcantes da Saúde. Coimbra: Ed Almedina
DiClemente, R., Nowara A., et al (2019).Need for Innovation in Public Health Research. American Journal of Public. Health 109 (2):117-120.
Graça, L. (2015). História e memória da saúde pública. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 33(2):125-127
Logan, R.A., Siegel, E.R. (2017). Health Literacy. New Directions in Research, Theory and Practice Ed. IOS Press.
Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública. Lisboa, Portugal: Lidel -
Edições Técnicas.
Mendes, F.; Caldeira, E.; Serra, I et al (2017). The continuity of health care from the perspective of users. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 3(22), 841-853
Portugal, R.; Nunes, B. & Andrade, C. (2017). Manual orientador dos planos locais de saúde. Plano Nacional de Saúde e Estratégias Locais de Saúde. Lisboa: DGS