2023

Anatomia e Fisiologia Humana I

Nome: Anatomia e Fisiologia Humana I
Cód.: CMS14446L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para a compreensão dos conceitos explicativos da organização do corpo humano, processos de síntese e reparação tecidular e anatomia e fisiologia humana.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
 Analisar os conceitos explicativos da organização do corpo humano
 Analisar processos de síntese e reparação tecidular
 Analisar elementos da anatomia e fisiologia humana.

Competências
 Compreende os processos de síntese e reparação tecidular;
 Aplica conceitos de organização do corpo humano;
 Descreve a anatomia do esqueleto humano;
 Explicita a miologia humana;
 Aplica os princípios da anatomia humana passiva e ativa na compreensão da anatomia funcional;
 Compreende sistemas de regulação e manutenção.

Conteúdos Programáticos

Módulo I – Organização do organismo Humano
Anatomia topográfica.
Histologia.
Sistema tegumentar.
Módulo II – Osteologia e artrologia
Esqueleto axial e apendicular;
Artrologia: classificação e elementos articulares.
Módulo III – Miologia, anatomia funcional e de superfície
Miologia da cabeça;
Miologia do pescoço;
Miologia do dorso;
Miologia do tórax;
Miologia do abdómen;
Miologia do membro superior;
Miologia do membro inferior;
Anatomia funcional da coluna vertebral;
Anatomia funcional do tórax;
Anatomia funcional do membro superior;
Anatomia funcional do membro inferior;
Referências ósseas, musculares e cutâneas da cabeça, pescoço, tronco e membros;
Postura e marcha.
Módulo IV – Sistemas de Regulação e Manutenção
Tecido sanguíneo
Sistema linfático.
Sistema circulatório
Sistema respiratório

Métodos de Ensino

As metodologias visam produzir aprendizagens e tornar os estudantes mais autónomos nos processos formativos. Associam-se estratégias de transmissão de conteúdos com discussão e análise de temas propostos, articulando o conhecimento da anatomofisiologia com a utilidade clínica e conceptual em enfermagem. Estratégias convergentes com o desenvolvimento de competências incluem produção de textos, apresentações em sala de aula e debates. A orientação dos estudantes é centrada na análise das situações problema propostas. Competências de escrita e oralidade são desenvolvidas paralelamente com a aquisição de conhecimentos.
A avaliação é contínua: duas provas escritas (70%) e 1 prestação teórico-prática (30%), avaliada através de uma grelha de registo de observação da qual os estudantes têm conhecimento prévio.
Todos os momentos de avaliação fornecem dados para o apuramento da classificação. Em conformidade com o Regulamento académico podem os estudantes optar pelo método de avaliação final.

Bibliografia

Humberto Machado (Coord.). (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Lyons, V. (2021). Netter's Essential Systems - Based anatomy (1 ed.). Elsevier.
Loukas, M., Tubbs, R. S., Abrahams, P., Carmichael, S., & Gest, T. (2021). Gray's Anatomy Review (3 ed.). Elsevier.
Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. R. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8 ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.
Pina, J. A. E. (2007). Anatomia Humana do coração e vasos. Lisboa: Lidel.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana da Locomoção (5 ed.). Lisboa: Lidel.
Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel.
Rouviére, H., & Delmas, A. (2006). Anatomia humana descriptiva, topográfica e funcional (11ª ed. Vol. I, II, III). Barcelona: Masson SA