2024

Arquitetura e Tecnologia I

Nome: Arquitetura e Tecnologia I
Cód.: ARQ02539I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Privilegiando a compreensão dos fenómenos em detrimento do cálculo e do dimensionamento, estudam-se os comportamentos térmico e acústico dos edifícios e as potencialidades da iluminação natural.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


Deverá permitir ao aluno, possuir uma perspetiva global do desenvolvimento dos empreendimentos de construção e das suas diversas etapas de evolução, com especial destaque para a fase de construção, nas suas diferentes perspetivas. O aluno deverá interiorizar a importância fundamental do tema da segurança na construção civil e, complementarmente, deter um conjunto de conhecimentos nesta área que lhe permita ter uma futura participação ativa no processo.

Conteúdos Programáticos

Definição de empreendimento.


Ciclo dinâmico da gestão de empreendimentos (project management).


Fases de um empreendimento de construção: conceção, projeto, execução, utilização e desconstrução.


Objetivos da fase de conceção.


Faseamento da fase de projeto: Programa preliminar, Programa base, Estudo prévio, Anteprojeto ou Projeto base, Projeto de execução e Assistência técnica. Revisão do projeto. Erros e omissões.


Fase de execução. Atos marcantes. Funções dos principais intervenientes.


Fase de utilização. Manual de utilização e manutenção. Manutenção preventiva e manutenção corretiva. Reabilitação.


Fase de desconstrução. Desconstrução como alternativa à demolição.


Contratação pública. Tipos de procedimentos de contratação pública: Concurso Público, Concurso Limitado, Concurso por Negociação e Ajuste Direto. Tipos de empreitada em função do modo de retribuição do empreiteiro: Empreitada por preço global, Empreitada por série de preços e Empreitada por percentagem.


Planeamento de obras.


Sistema de qualificação para o exercício da actividade de construção.


Medições. Orçamentação de obras.


Organização, instalações e equipamentos do estaleiro.



Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da Construção.

Métodos de Ensino


As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem, dado que se privilegiou a utilização de meios visuais ilustrando por fotografias ou desenhos as situações que se pretendiam apresentar.

Avaliação

A avaliação será ou contínua ou através de exame final.


A avaliação contínua constará de um trabalho e de uma frequência. Para um aluno poder optar pela avaliação contínua não poderá dar mais do que 4 faltas. Para ser aprovado por avaliação contínua, o aluno deverá obter na frequência uma nota igual ou superior a 7,5 valores e a média aritmética da frequência e do trabalho deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. Em alternativa submeter-se-á a exame final.



Quem optar pelo regime de avaliação contínua, caso não obtenha aprovação, não poderá submeter-se a exame da época normal mas apenas ao da época de recurso.

Bibliografia

A. Moret Rodrigues, A. Canha da Piedade e Ana Marta Braga, "Térmica de Edifícios", 1a edição, Edições Orion, Amadora, 2009.
Jorge Mascarenhas, Sistemas de Construção IX – Contributos para o cumprimentos do RCCTE, detalhes construtivos sem pontes térmicas, Livros Horizonte, Lisboa, 2007.
René Vitonne, "Bâtir - Manuel de la Construction" PPUR, Lausanne, 1996. P. Martins da Silva, "Acústica de Edifícios", LNEC, Lisboa, 1978.
P. Martins da Silva, "A componente acústica na reabilitação de edifícios de habitação", LNEC, Lisboa, 1998.
Jorge Patrício, "Acústica nos Edifícios", 6a edição, Verlag Dashofer, Lisboa, 2010.
Francisco Moita, “Energia Solar Passiva”, Argumentum, Lisboa, 2010.
Nick Baker and Koen Sttemers, (2002) “Daylight design of buildings”, James & James, London.
N. Baker, A. Fanchiotti, K. Steemers (ed.) (1993) “Daylighting in architecture : a european reference book”, James & James, London.

Equipa Docente (2023/2024 )