2024

Teoria da Arquitetura I

Nome: Teoria da Arquitetura I
Cód.: ARQ02530I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Aperfeiçoamento da cultura teórica e das capacidades de elaboração crítica dos discentes, com foco nos principais episódios da produção teórica ocidental em arquitetura desde Vitrúvio até ao séc. XIX.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

"Arquitectura como Ser" constitui o mote central da unidade curricular de Teoria da Arquitectura I:
1. Aproximação à Arquitectura como Arquitectura, entendida como corpo disciplinar autónomo, procurando equacionar a natureza que lhe é própria.
2. Aproximação à Arquitectura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade, de um propósito e de uma morada.
3. Aproximação à Arquitectura como acontecimento experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis.
4. Aproximação à Arquitectura como "construção de felicidade", inseparável de uma ética, ou seja, da fundamentação num bom modo de fazer e de viver no mundo.
5. Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitectura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos susceptíveis de permitir o juízo de valor sobre a Arquitectura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projecto de Arquitectura.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos decorrem dos objectivos e competências a desenvolver e adequam-se ao tempo lectivo semestral, de acordo com a seguinte estrutura:
1. Introdução. Aproximação à Teoria da Arquitectura.
2. Arquitectura e a Origem do Habitar.
3. Arquitectura e Localidade, Propósito e Morada.
4. Arquitectura e Projecto de Arquitectura.
5. Arquitectura e Ética.
6. Arquitectura e Corporeidade.
7. Conclusão. Arquitectura como Ser.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino privilegia a exposição teórica e promove a retenção das aprendizagens através realização de tarefas individuais e em grupo, ao longo do semestre (avaliação contínua):
a. Exposição participada com o apoio de diapositivos;
b. Leitura e comentário de textos (trabalho de grupo);
c. Acompanhamento tutorial (na elaboração dos trabalhos de grupo);
d. Trabalho de grupo, de acordo com o enunciado disponibilizado aos alunos (50%);
e. Prova escrita de frequência (50%);
f. Participação e assiduidade (sem fator de ponderação).

Esta UC é teórica, pelo que não se aplica o regime de presenças. No entanto, recomenda-se, vivamente, a participação nas aulas, o que só é possível com a presença dos alunos.
A aprovação na UC pode ocorrer num dos seguintes regimes de avaliação, de acordo com o Regulamento Académico (disponível no SIIUE):
Avaliação Contínua (AC);
Avaliação Final (AF).

Avaliação

Regime AC é constituído por 2 componentes:
1 trabalho de grupo (T) + 1 prova escrita de frequência (F). As duas componentes realizam-se durante o período de aulas.
Para obter dispensa de exame, cada componente da AC tem de ter a classificação mínima de 10/20 valores.
A Nota Final AC é calculada de acordo com a fórmula: (0,5 x T) + (0,5 x F).

O aluno que reprova na AC só tem acesso ao exame da época de recurso, que será escrito (E). A Nota Final do exame considera a classificação mais elevada obtida numa das componentes da AC – Trabalho ou Frequência (T/F) – e calcula-se de acordo com a fórmula: (0,60 x E) + (0,40% x T/F).

O aluno que falta ou reprova a uma das duas componentes da AC transita, automaticamente, para o regime de Avaliação Final (AF).

O regime de Avaliação Final (AF) prevê duas épocas de exame, normal (EN) e recurso (ER). Os exames são constituídos por prova escrita (E) e prova oral (O).
A Nota Final de EN e ER calcula-se com a fórmula: (0,5xE) + (0,5xO).

Bibliografia

AAVV, Teoria e Crítica de Arquitectura Século XX. Lisboa: Caleidoscópio e Ordem dos Arquitectos, 2010
FORTY, Adrian, Words and Buildings, a vocabulary of modern architecture. London: Thames & Hudson, 2000
HAYS, K. Michael (ed), Architecture Theory since 1968, New York: Columbia Books of Architecture e MIT Press, 1998
NESBITT, Kate (ed), Theorizing a New Agenda for Architecture, an anthology of architectural theory 1965-1995. New York: Princeton Architectural Press, 1996
SYKES, A. Krista (ed), Constructing a New Agenda, Architectural Theory 1993-2009. New York: Princeton Architectural Press, 2010

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