2024

Organização do Espaço

Nome: Organização do Espaço
Cód.: ARQ02507I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Iniciação aos princípios fundamentais da organização do espaço, desenvolvendo as capacidades dos discentes para ler e entender as formas constituintes do ambiente construído e seu significado.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

3.3.4. Objectivos de aprendizagem da unidade curricular:


1. Tomar um primeiro contacto com o olhar arquitectónico, que permite descobrir a dimensão arquitectónica do mundo.



2. Reconhecer as formas de organização do espaço.



3. Ler o espaço construído no espaço natural, não construído, e descobrir a sua própria ordem.


4. Ler o espaço para entender as maneiras de o organizar.



5. Reconhecer nos ambientes urbanos e nos ambientes não urbanos qualidades espaciais; por um lado, saber ler e interpretar uma ordem no espaço não programado, por outro, reconhecer as formas e estratégias para o organizar.


6. Trabalhar a revelação dos lugares recorrendo a uma estratégia de dualismo, para desenvolver a capacidade de ler no efémero as constantes, assim como, no eterno, a fragilidade do momento.
Esta primeira aproximação à arquitectura é o que irá formar uma noção e sensibilidade que se relaciona directamente com o acto de intuir e pensar o projecto, que tem nas disciplinas de carácter laboratorial, os primeiros momentos de experimentação.

Conteúdos Programáticos

3.3.5. Conteúdos programáticos:


1. Os elementos universais e os elementos locais.



2. O intemporal (as constantes de Távora) no espaço contemporâneo.



3. O clássico e o presente, que precisa de ser lido e, eventualmente descodificado, interpretado.



4. O lugar e a temporalidade do contemporâneo vs espaço intemporal.



5. O caminho e a passagem como elementos fundamentais e estruturantes do espaço pela sua dupla condição física e simbólica que concorrem na definição de noções ambientais – o visível e o sensível.



6. Noção de ambiente, de psicogeografia (a partir de Debord) e “psicoespacialidade” (a partir das definições poéticas de Bachelard – o “dentro” e o “fora”).



Os conteúdos podem-se dividir nos seguintes temas:



1. As noções de lugar, a partir do genius loci;


2. Aspectos fundacionais, mito e natureza das urbes;



3. Espaço e sociedade / espaço e individualidade;


4. A consistência do espaço arquitectónico: a sua experiência e percepção, a partir do tempo, dos sentidos, do material e do imaterial;

Métodos de Ensino

3.3.7. Metodologias de ensino:


1. Aulas em regime de conferência



2. Leitura e estudo detalhado de textos fundamentais


3. Visionamento de filmes


4. Pesquisas pontuais



5. Visitas

Avaliação

A nota final da AVALIAÇÃO CONTÍNUA será obtida através de um Trabalho de grupo (TG x 40%), de um Trabalho individual (TI x 50%), e da frequência e participação às aulas (P x 10%).

O TG integra o máximo de 3 alunos. Os trabalhos /TG/TI) serão classificados em função da profundidade da pesquisa e da qualidade da apresentação escrita e oral. A apresentação será realizada pela totalidade dos alunos e a classificação será conjunta. É obrigatória a realização de todos os trabalhos práticos. A não realização de um ou mais trabalhos ou a não obtenção da classificação mínima de 8 valores, determina a passagem ao regime de Avaliação Final.

A AVALIAÇÃO FINAL consiste na realização de um TI (40%) e de uma prova escrita (PE x 60%). A PE corresponde ao EXAME NORMAL, e consiste no desenvolvimento teórico escrito e desenhado dos conteúdos da UC.

O EXAME DE RECURSO consiste num Ti (20%) e numa PE (80%).

Os alunos devem comunicar com 48h de antecedência a intensão de ir a exame.

Bibliografia

3.3.9. Bibliografia principal:


CORBOZ, André, Ordine Sparso. Saggi sull'arte, il metodo, la città e il territorio, coord. Paola Viganò, pref. Bernardo Secchi, Franco Angeli. Milano, 1998



GOMBRICH, E. H., The Sense of Order. A study in the psychology of decorative art. London: Phaidon Press, 1994


RUDOFSKY, Bernard, Architecture Without Architects: A Short Introduction to Non-Pedigreed Architecture. University of New Mexico Press, 1987


PALLASMAA, Juhani, Los Ojos de la Piel. La Arquitectura y los Sentidos. Barcelona: Gustavo Gili, 2006


ROSSI, Aldo, A Arquitectura da Cidade. Lisboa: Edições Cosmos, 2001



SOLÀ-MORALES, I. de, Inscripciones, prólogo de Anthony Vidler, Barcelona: Gustavo Gili, 2003.


TÁVORA, Fernando, Da organização do espaço. Porto: FAUP Publicações, 1999


ZEVI, Bruno, ZEVI, Bruno. Saber ver a Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996


ZEVI, Bruno, La cattura dell’infinito. Laterza, Bari: Quadrante, 1991



ZUMTHOR, Peter, Pensar a Arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 2009

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