2024

Turismo Internacional

Nome: Turismo Internacional
Cód.: SOC07807L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Adquirir conhecimentos genéricos sobre a atividade turística à escala mundial, nomeadamente enquanto fenómeno de interação espacial, com um enfoque especial para a caracterização, análise e compreensão dos principais fluxos turísticos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os Alunos de conhecimentos sobre a atividade turística à escala mundial, nomeadamente enquanto fenómeno de interação espacial, com um enfoque especial para a caracterização, análise e compreensão dos principais fluxos turísticos. Especificamente pretende-se desenvolver as competências dos Alunos no sentido de os dotar com conhecimentos que lhes permitam: O1 Conhecer alguns fatores de transformação, temporal e espacial, do sistema turístico internacional e identificar tendências; O2 Reconhecer as principais organizações internacionais e as suas atividades nos diversos domínios de atividade e/ou nas diferentes áreas geográficas; O3 Caracterizar as grandes regiões recetoras e emissoras ao nível do turismo internacional; Reconhecer as ferramentas de recolha de dados e manuseá-las para analisar as informações associadas à caraterização dos fluxos turísticos internacionais; O4 Identificar e analisar as características dos principais mercados emissores para Portugal.

Conteúdos Programáticos

1. Turismo Internacional
1.1. Considerações introdutórias
1.2. Fatores de localização da atividade turística
1.3. Tendências do turismo

2. Organizações internacionais no turismo
3.1. Caracterização
3.2. Políticas, iniciativas e projetos em destaque

3. Distribuição espacial da atividade turística a nível mundial
3.1. Metodologias associadas à análise dos dados
3.2. Caracterização dos fluxos turísticos
3.2.1. Turismo receptor - Inbound Tourism
3.2.2. Turismo emissor - Outbound Tourism
3.3. Caracterização e tendências da actividade turística mundial por regiões
3.3.1. Ásia e Pacífico
3.3.2. África
3.3.3. Américas
3.3.4. Europa
3.3.5. Médio Oriente

4. Mercados Emissores para Portugal
4.1. O turismo português no panorama internacional
4.2. Principais mercados emissores

Métodos de Ensino

São privilegiados os métodos ativos de aprendizagem para incentivar os alunos a desenvolver a capacidade de assimilar os conteúdos de maneira autónoma e participativa. A prática pedagógica favorece a análise de informação atual, privilegiando a exploração de estudos de caso (individualmente e/ou entre pares), para que os alunos possam direcionar a sua aprendizagem e explorar os seus conhecimentos refletindo sobre situações reais, preparando-os para a prática profissional neste domínio. Na segunda parte do semestre, a aprendizagem baseia-se no desenvolvimento, apresentação e defesa de um trabalho com o objetivo de os alunos explorarem e adquirirem conhecimento adicional de forma integrada, contemplado os diferentes tópicos do programa. Avaliação: 40% Frequência e 60% Trabalho. Exames: 100% Frequência.

Avaliação

A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores em qualquer modalidade de avaliação, de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora para o presente ano lectivo (Regulamento Escolar Interno | Ordem de Serviço nº 7/2008).

Modalidades de Avaliação

A.1. Regime de Avaliação Contínua: trabalho sobre regiões (70%) + trabalhos individuais apresentados na aula (30%).

Âmbito dos trabalhos individuais:

- Exercício 1: Apresentação de um organismo internacional. (10%)

- Exercício 2: Apresentação de uma carta, código, guia ou agenda. (10%)

- Exercício 3: Apresentação de um mercado emissor. (10%)

- Trabalho prático: caracterização da actividade turística numa dada região geográfica. (60%)

A.2. Regime de Avaliação por Exame, em Julho: prova escrita individual (70%) e estudo de caso direccionado [individual] (30%).

A.3. Avaliação Época Especial: Setembro, em data e horário a afixar, de acordo com Calendário Escolar.

Bibliografia

Costa, J. et al. (2004). Tendências internacionais em turismo. Lidel.
Boniface, B., Cooper, R., & Cooper, C. (2016). Worldwide destinations: The geography of travel and tourism. Routledge.
Buhalis, D., & Costa, C. (2006). Tourism management dynamics: trends, management and tools. Butterworth-Heinemann
Burton, R. (1995). Travel geography. Pitman
Conrady, R. & Buck, M. (2010). Trends and issues in global tourism 2010. Springer
Edgell, D.L. & Swanson, J.R. (2018). Tourism policy and planning: Yesterday, today, and tomorrow. Routledge
Hall, C.M. & Page, S. J. (2002). The geography of tourism and recreation: Environment, Place and Space. Routledge
Nelson, V. (2017). An Introduction to the geography of tourism. 2.ª Ed. Rowman.
Reisinger, Y. (2009). International tourism: Cultures and behavior. Butterworth-Heinemann
Stephen, W. & Lew, A. (2015). Tourism geography: Critical understandings of place, space and experience. Routledge
WTO (2003). Turismo Internacional: Uma perspetiva global. OMT

Equipa Docente (2023/2024 )