2024

Sociologia da Inovação e do Empreendedorismo

Nome: Sociologia da Inovação e do Empreendedorismo
Cód.: SOC02431L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se com a presente unidade curricular proporcionar aos alunos os fundamentos teóricos e práticos indispensáveis para o conhecimento, compreensão e análise da problemática da inovação e do empreendedorismo. Importa desenvolver nos alunos capacidades de reflexão crítica sobre as principais contribuições teóricas no âmbito da sociologia da inovação e do empreendedorismo. Pretende-se que os alunos obtenham capacidades de articular os processos de inovação e de empreendedorismo quer ao nível macro como micro-social numa perspectiva de sustentabilidade dos diferentes territórios.

Conteúdos Programáticos

Parte 1.- O empresário, o espírito de empresa e as práticas de inovação
1.1. A evolução do conceito de empresário e da função empresarial
1.2. O papel das PME na evolução das sociedades modernas
1.3. O papel do conhecimento e da ciência na produção da inovação
1.4. Os espaços sociais da inovação: do macro ao micro
1.5. A inovação e o desenvolvimento sustentável
1.6. Os espaços e territórios de inovação; As redes de inovação
1.7. A inovação e a globalização
Parte 2.- A inovação como fundamento da iniciativa empresarial
2.1. Conceito e tipos de inovação
2.2. Tipologias de empresários e a inovação
2.3. As características das empresas inovadoras
2.4. Culturas empresariais e a inovação
2.5. Inovação e culturas locais
Parte 3.- A inovação e o empreendedorismo
3.1. O que se entende por empreendedorismo
3.2. Formas e tipos de empreendedorismo
3.3. O empreendedorismo como área de investigação sociológica
3.4. Cultura empreendedora e promoção da cultura empreendedora

Métodos de Ensino

A disciplina será leccionada sob a forma de aulas teórico/práticas. A frequência das aulas está sujeita a um registo de presenças, sendo a presença obrigatória de acordo com o estabelecido no REI. O aluno pode optar pelo regime de frequências ou de Exame. Regime de frequências: a avaliação consta de 2 frequências; da realização de exercícios práticos e de outros elementos de avaliação (assiduidade, participação nas aulas, iniciativa). Na nota final cada frequência contará 35%; todos os outros elementos de avaliação contam 30%. Contudo, será necessário para obter aprovação que o aluno tenha média positiva (10 valores) no conjunto das frequências e que nenhuma das frequências seja inferior a 8 valores.
No caso de optar pelo regime de Exame: a avaliação constará do Exame. Será necessário para obter aprovação que o aluno obtenha, pelo menos, 10 valores no Exame. Todo o tipo de alunos que opte pela avaliação por Exame pode realizar também todos os trabalhos práticos.

Bibliografia

ALTER, Norbert (1996), Sociologie de l?entreprise et de l?innovation, Paris, Presses Universitaires de France, Collection «Premier Cycle».
AYDALOT, Philippe. (coord.) (1989), Milieux innovateurs en Europe, Paris, GREMI.
BRAGA, D. Afonso (2003a), "Culturas Empresariais e Desenvolvimento Local: Breve comparação entre Empresários Estrangeiros e Nacionais no Alentejo", in Economia e Sociologia, n.º 75.
DEGEN, R. J. (1989), O Empreendedor - Fundamentos da iniciativa empresarial, S. Paulo, McGraw-Hill.
GIAOUTZI, Maria, NIJKAMP, Peter e STOREY, David (eds.) (1988), Small and Medium Size Entreprises and Regional Development, Routledge.
OLIVEIRA, Luísa (2008), Sociologia da Inovação. A construção Social das Técnicas e dos Mercados, Oeiras, Celta Editora.
SARKAR, Soumodip (2007), Empreendedorismo e Inovação, Lisboa, Escolar Editora.
SWEENEY, G. P. (1992), Les nouveaux entrepreneuers: petites entreprises innovatrices, Paris, Ed. d´Organisation.

Equipa Docente (2023/2024 )