2024

Planeamento de Eventos e Animação Turística I

Nome: Planeamento de Eventos e Animação Turística I
Cód.: SOC00136L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com a disciplina de Planeamento de Eventos e Animação Turística I pretende-se proporcionar aos alunos conhecimentos teórico-práticos sobre a importância dos eventos e da animação turística para um maior desenvolvimento do turismo em países, regiões ou localidades. A disciplina tem como objectivos específicos:


 



  • · Compreender o fenómeno dos eventos e da animação, bem como o seu contributo para o desenvolvimento das regiões e valorização do património;

  • · Fornecer instrumentos metodológicos para o planeamento e organização de eventos turísticos e animação

  • · Facultar ferramentas para uma boa promoção dos eventos e das actividades de animação turística

  • · Proporcionar ferramentas para a captação e criação de eventos nacionais, regionais e internacionais.

  • · Conhecer e articular eficazmente as técnicas de animação


 

Conteúdos Programáticos

PARTE I – PLANEAMENTO DE EVENTOS


 


MODULO I - CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO E ESTUDO DOS EVENTOS


 


1-Eventos: conceito e significado


2-Classificação e tipologia dos eventos


3-Turismo de Eventos


3.1- O estudo académico dos eventos turísticos: teoria e pesquisa


3.1.1- Contributo da Antropologia, Geografia, História, Gestão, Economia, Psicologia e Sociologia


3.2- Eventos Especiais: conceito e problemática


 


MÓDULO II – EVENTOS, TURISMO E DESENVOLVIMENTO


 


1-Eventos Turísticos e Desenvolvimento


1.1-Impactos dos eventos (socioculturais, económicos, políticos, etc.)


1.2- Eventos Turísticos e Imagem do Destino


1.3-Festivais, Tradição, Inovação e Autenticidade


2-Motivações em eventos


3-Experiências e Satisfação em eventos


 


MODULO III - PLANEAMENTO DE EVENTOS


 


1- Planeamento de eventos turísticos


1.1-Os Parceiros do Evento (Media, Patrocinadores, Comunidade anfitriã, Participantes, etc.)


1.2-Fases do processo de planeamento de um evento


2-Protocolo em eventos


3- Marketing de eventos


4-Roteiro de um Projeto em Eventos


5- Estudos de Caso


 


 


MODULO IV – TURISMO E CAPTAÇÃO DE EVENTOS


 


1- O Turismo e a Captação de Eventos


2- Captação de Eventos Internacionais e Nacionais


3- Calendário de Eventos: Critérios, Ordenação e Etapas


 


 


PARTE II – ANIMAÇÃO TURÍSTICA


 


 


MODULO I – ANIMAÇÃO TURÍSTICA E DESENVOLVIMENTO


 


1- Animação Turística: Conceitos e paradigmas


1.1Objectivos e finalidades da animação turística


2-Animação turística e desenvolvimento: impactos


3-Legislação da Animação Turística


 


MODULO II – O ANIMADOR


 


1-Características e Competências do Animador Turístico


2-Tipos de Animador


3- A Animação Turística Hoteleira


3.1-Facetas de um animador num hotel


3.2-Relações com os clientes e tratamento de conflitos


 


MODULO III – ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO TURÍSTICA


 


1 - Actividades de Animação Turística


2- Planificação e Organização de Actividades de Animação Turística


3- O projecto de animação turística

Métodos de Ensino

De forma a atingir os objectivos as metodologias de ensino basear-se-ão em aulas teórico-práticas, não só utilizando o método expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o diálogo, o debate e a reflexão. Serão realizados exercícios práticos sobre as diferentes temáticas relacionadas com os eventos e a animação. Serão feitas visitas técnico-cientificas a eventos e empresas de animação. Os alunos colocam em prática um evento científico e uma actividade de animação turística na região Alentejo. Para articular a ligação da teoria com a prática, alguns especialistas ligados à área dos eventos e animação serão convidados a dar palestras.
a)Avaliação contínua: Frequência 45%; Projecto de Eventos 20%; Projecto de Animação 25%; Participação nas aulas 10% . Nota: Nota mínima na frequência: 8 valores. b)Exame normal: 1 Exame 70%; Projecto de Evento 15%; Projecto de Animação 15% c) Exame de Recurso: exame 100%

Avaliação

De forma a atingir os objectivos as metodologias de ensino basear-se-ão em aulas teórico-práticas, não só utilizando o método expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o diálogo, o debate e a reflexão. Serão realizados exercícios práticos sobre as diferentes temáticas relacionadas com os eventos e a animação. Serão feitas visitas técnico-cientificas a eventos  e empresas de animação. Os alunos colocam em prática um evento científico e uma actividade de animação turística na região Alentejo. Para articular a ligação da teoria com a prática, alguns especialistas ligados à área dos eventos e animação serão convidados a dar palestras.


Regime normal (Avaliação Contínua) Trabalho Grupo Animação 30%; Trabalho Grupo Planeamento e organização de Evento 30%; Teste de avaliação 40%; Exame normal: Trabalho individual 30% + Teste de Avaliação 70%; Exame de Recurso prova escrita: 100%

Bibliografia

A disciplina será ministrada sob a forma de aulas teórico-práticas. Exceptuando os estudantes abrangidos pelo Estatuto do Trabalhador Estudante ou por outros regimes especiais, a frequência das aulas é obrigatória, em conformidade com o regulamento escolar interno, independentemente do regime de avaliação escolhido.


Os alunos com o Estatuto de Trabalhador Estudante e os integrados em regimes especiais devem informar a docente sobre o contexto em que pretende frequentar a disciplina, desenvolver os trabalhos e a avaliação, tendo em conta os respectivos regulamentos.


 


VI- Principais Referências Bibliográficas


 


ALI-KNIGHT, Jane et al (2009). International Perspectives of Festivals and Events: Paradigms of Analysis. London: Elsevier.


 


ALLEN, Johnny et al (2003), Organização e gestão de eventos, Rio de Janeiro: Editora Campus


 


ALMEIDA, P. e ARAÚJO, S. (2012). Introdução à Gestão de Animação Turística. Lisboa: LIDEL


 


BERRIDGE, Graham (2007). Events design and experience. UK: BH


 


BLADEN, C. et al. (2012). Events Management – An Introduction. New York: Routledge.


 


CHAVES, António e Mesalles Luís (2001), El Animador: Como organizar las actividades de los clientes en un hotel divertido, Buenos Aires: Ediciones del Aguazul


 


FINKEL, R. et al (2013). Research Themes for Events. Wallingford: Cabi Publishing.


 


GETZ, Donald (2007), Event Studies: theory, research and policy for planned events. UK:BH.


 


GOLDBLATT, Joe (2005). Special events: event leadership for a new world. New Jersey:  John Wiley & Sons.


 


GOLDBLATT, Joe (2008). Special Events: The Roots and Wings of Celebration. New Jersey: John Wiley & Sons


 


PICARD, David e ROBINSON, Mike (2006). Festivals, Tourism and Social Change. Clevedon, Buffalo,Toronto: Channel View Publications.


 


RICHARDS, G. e PALMER, R. (2010).  Eventful Cities: Cultural Management and Urban Revitalisation. Amsterdam: Butterworth-Heinemann


 


TUM, Julia et al ( 2006). Management of Event Operations. Amsterdam: Elsevier.


 


Nota: A docente irá disponibilizar outros textos de apoio aos conteúdos programáticos

Equipa Docente (2023/2024 )