2024

Teatro Educação e Comunidade

Nome: Teatro Educação e Comunidade
Cód.: ARC12586L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A U.C. TEC propõe uma discussão conceptual e metodológica na fundamentação das abordagens transversais (educacionais, sociais e comunitárias) da criação teatral contemporânea, num mundo em mudança.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender e analisar os conceitos de Teatro-Educação e Teatro e Comunidade.
2. Conhecer os principais contributos teatrais, pedagógicos e socioculturais nas abordagens comunitárias.
3. Caracterizar técnicas e métodos de trabalho teatral na comunidade.
4. Identificar a diversidade de abordagens, técnicas, métodos e contextos
5 . Reconhecer os Focos artísticos e estéticos nas abordagens participativas
6 . Respeitar e reconhecer valores éticos e políticos decorrentes das acçõescolaborativas.
7. Problematizar a articulação de processos de criação performativa com objectivos sociais e educativos.
8. Perspectivar diálogos artísticos com preocupações sócio-culturais, educacionais e de sustentabilidade

Conteúdos Programáticos

O conceito de Teatro Educação e Comunidade. Objectivos e métodos.
Teatro e Educação em relação: Contributos do Teatro e Performance educação e psicologia comunitária
Referências singulares: Freire, Boal, Brecht, Brook, Barba
Perspectivas globais nas abordagens em teatro educação e comunidade.
Questões estéticas, éticas e políticas associadas à prática.
Problemáticas contemporâneas, reinvenção de identidades na busca de uma dramaturgia de comunidade.
Pluralidade de técnicas e métodos oriundos do Teatro contemporâneo, performace e culturas populares

Métodos de Ensino

Serão usados processos de articulação entre criação performativa com objectivos sociais e educativos identificados. O estudante será incentivado a fazer trabalho de análise de materiais tanto audiovisuais com documentais mobilizando conhecimentos técnicos de teatro e performance às necessidades criativas de indivíduos e grupos não profissionais e diversificados.
Serão utilizadas metodologias expositivas, de apresentação/discussão de conceitos, debate e reflexão crítica.
Priviligia-se relação dialógica recorrendo a técnicas e dinâmicas participativas.
Participação nos trabalhos em aula e 1 apresentação de pesquisa metodológica/técnica - 40%
Reflexão escrita problematizante sobre conceitos mobilizados no contacto com referências disponibilizadas - 60%

Bibliografia

Andrade, C. (2013). Coro - corpo coletivo e espaço poético: Interseções entre o teatro grego antigo e o teatro comunitário. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Bauman, Z. (2003). Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Bezelga,I. (2016). As abordagens participativas do teatro e comunidade na formação em teatro. MEDI@ÇÕES: Artes, Comunidade e Cidadania - Revista Online da ESE/IPS, vol.4 (2). pp. 51-66.
Bezelga, I. (2015). "Teatro e Comunidade em Portugal: práticas que reflectem a relação entre teatro, educação e sociedade". Cruz, H. (coord.). Arte e comunidade. (pp. 213-240) Lisboa: Fundação Callouste Gulbenkian.
Boal, A. (2009). A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond.
Cruz, H. , Bezelga, I., Rodrigues, P. (coord.) (2017). Práticas Artísticas Comunitárias. Évora: PELE, CHAIA – UE/UID/EAT/00112/2013/FCT
Nogueira, M. (2007). Teatro e comunidade: Dialogando com Brecht e Paulo Freire. Urdimento, vol. 1 (9), pp. 69-8

Equipa Docente (2023/2024 )