2023

Dramaturgia Portuguesa

Nome: Dramaturgia Portuguesa
Cód.: ARC12583L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. O curso visa aproximar os estudantes de alguns modelos dramatúrgicos, representativos de várias épocas, desenvolvidos em Portugal e, ainda, proporcionar-lhes uma compreensão clara das razoes que conduziram a essas diferenças nas várias modalidades de escrita, bem como no domínio da construção dramatúrgica em geral.
2. Assim, numa perspetiva interdisciplinar, cruzando a análise textual, a contextualização histórica, a teoria e história do teatro e do espetáculo, procurar-se-à criar nos estudantes aptidoes no sentido de saberem lidar com estas diferentes linhas estéticas, bem como de compreenderem os vários sentidos, implícitos e explícitos, que lhe são inerentes.
3. Os estudantes adquirem deste modo competências para poderem analisar dramaturgicamente qualquer texto de um destes períodos da dramaturgia nacional.

Conteúdos Programáticos

Algumas Práticas de escrita dramática ao longo da história:

1. Jogo Dramático e Iconoclastia
Gil Vicente:
Pranto de Maria Parda
Romagem de Agravados

2. Afetação e risibilidade
António José da Silva:
Guerras de Alecrim e Mangerona

3. Espanto existencial e absurdismo
Raul Brandão:
O doido e a morte

4. Tragédia Jocosa
Natália Correia:
O Homúnculo

5. Comédia Sombria numa fábula contemporânea
Armando do Nascimento Rosa:
Túnel dos Ratos

Os conteúdos programáticos visam sobretudo apresentar aos estudantes algumas das diversas práticas de escrita dramática ao longo da história do Teatro Português.

Métodos de Ensino

A prática da análise dramatúrgica é privilegiada, em articulação com uma componente teórica centrada no conhecimento das principais poéticas teatrais e respetivos contextos históricos, e uma componente crítica de natureza pessoal refletida na investigação a ser realizada em torno dos estudos de caso. Pedir-se-á que, individualmente ou por grupos, desenvolvam pequenos trabalhos que serão discutidos coletivamente.

Métodos de avaliação

Para ser avaliado, o aluno, com exceção dos alunos trabalhadores, deverá estar presente em 80% das sessões.

O aluno pode optar entre a avaliação contínua ou um exame final:

1. Avaliação contínua
a) Apresentação de um trabalho sobre um dos tópicos do programa (50%).
b) Participação nos debates e assiduidade (20%).
c) Realização de uma Frequência (30%).

2. Exame final
Os alunos que optarem pela avaliação por exame, poderão fazê-lo de acordo com
as normas em vigor na Universidade de Évora e no seu Regulamento de Avaliação.

Bibliografia

BARATA, José Oliveira, (1998): História do Teatro Português. Lisboa: Universidade Aberta .
CARLSON, Marvin, (1997): Teorias do teatro: Estudo histórico crítico dos gregos à atualidade, São Paulo, UNESP.
DANAN, Joseph, (2010): O que é a dramaturgia? Évora, Editora Licorne, TeatroMateriais I.
PAVIS, Patrice, (2002): Dictionnaire du théâtre, Paris, Armand Colin.
REBELLO, Luís Francisco, (2000): Breve História do Teatro Português, Lisboa, Publicações Europa-América.
SERÔDIO, Maria Helena, (2004): "Dramaturgia", in Fernando J.B. Martinho (coord.), Literatura portuguesa do século XX, Lisboa, Instituto Camões, Cadernos, pp. 95-141.
UBERSFELD, Anne, (1978): Lire le théâtre. Paris, Editions Sociales, [ed. ut.: Semiótica teatral. Murcia/Madrid, Cátedra/Universidad de Murcia, 19983. Trad. e adaptação de Francisco Torres Monreal].
VASQUES, Eugénia, (1998): 9 considerações em torno do teatro em Portugal nos anos 90. Lisboa: Ministério da Cultura / IPAE-Instituto Português das Artes do Espectáculo

Equipa Docente