2024

Treino Corporal

Nome: Treino Corporal
Cód.: ARC12582L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a) Desenvolver um treino corporal no âmbito da preparação psicossomática e do movimento e percepção
b) Explorar a relação do corpo com a voz, a fala e o texto
c) Explorar a relação do corpo com elementos cénicos como os objectos, a cenografia, o figurino, a música, o vídeo, a fotografia e o site-specific
d) Desenvolver exercícios de improvisação e composição
e) Pesquisar, conhecer e integrar diferentes perspectivas, influências e práticas de treino corporal do actor a partir de testemunhos de artistas, investigadores e pedagogos vindos da dança, do teatro e das artes performativas
f) Pesquisar e construir um treino corporal pessoal

Conteúdos Programáticos

a) Preparação psicossomática
Práticas psicossomáticas em torno dos sentidos, gravidade (peso-leveza), tonicidade muscular, enraizamento, centro, força, resistência, precisão, destreza, respiração, relaxamento, concentração, coordenadas espaciais, consciência e presença do corpo.
b) Movimento e percepção
Exercícios de movimento e percepção em torno da emergência do gesto e sua sustentação e da relação com o corpo, a energia, o espaço e o tempo
c) A relação do corpo com a voz, a fala e o texto e outros elementos cénicos
Ferramentas de pesquisa para a integração da voz, fala, texto e outros elementos cénicos no treino corporal
d) Improvisação e composição
Desenvolvimento de exercícios de improvisação e composição, individualmente e em grupo, capazes de integrarem os conteúdos programáticos acima descritos: a), b), c)
e) Pesquisa de arquivo e documentação audiovisual.
f) Treino corporal, um trabalho em construção

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino articulam as suas três componentes: prática (preparação psicossomática; movimento e percepção; a relação do corpo com a voz, a fala e o textos e outros elementos cénicos; e improvisação e composição), contextualização (pesquisa de arquivo e documentação audiovisual) e pesquisa individual (construção de um treino corporal).

A avaliação consiste em:
- assiduidade, empenho e qualidade da participação 30%
- apreensão dos conteúdos, competências adquiridas e evolução verificada 40%
- trabalhos práticos 20%
- trabalho escrito10%
- avaliação intercalar, não quantificada, realizada com a presença do júri da disciplina no meio do semestre
Para ser avaliado, o aluno deverá estar presente em 75% das aulas, ou seja, o limite de faltas injustificadas é fixado em 25% do total das aulas do semestre (à excepção do aluno trabalhador estudante), tal como definido nas normas de assiduidade e avaliação do departamento de artes cénicas.

Bibliografia

CHUEN, Lam Kam. The way of energy: mastering the chinese art of internal strength with Chi Kung exercices, Gaia Books, New York, 1991
CHUEN, Lam Kam. Walking Chi Kung, Gaia Books, Londres, 2016
HARTLEY, Linda. Wisdom of the body moving: an introduction to body-mind centering, North Atlantic Books, California, 1994
HULTON, Peter (dir.). Arts archive, [online], disponível em www.arts-archives.org/ , [Consultado a 25 Junho 2017]
LABAN, Rudolf Von. Espace dynamique, Nouvelles de Danse, Bruxelas, 2003
NELSON, Lisa. Vision du corps, movement et perception — Lisa Nelson, Nouvellles de Danse, 48-49
PAXTON, Steve. Material for the Spine: a movement study, Patricia Kuypers, Baptiste Andrien e Florence Corin (real.), Contredanse, Bruxelas [DVD]
TUFNELL, Miranda & CRICKMAY, Chris. A widening field: journeys in body and imagination, Dance Books, Hampshire, 2008
ZAPORAH, Ruth. Action Theater: the improvisation of presence, North Atlantic Books, Berkeley, 1995

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