Sociologia do Planeamento Territorial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
a) Dominar os conceitos fundamentais: desenvolvimento, território/ ordenamento do território, ambiente e planeamento
b) Identificar as características das áreas subdesenvolvidas, das áreas congestionadas, das áreas deprimidas e o actual e anterior enquadramento.
c) Conhecer a Politica Regional Europeia (fundamentação, objectivos, instrumentos e antecedentes)
d) Conhecer a Politica Regional Portuguesa (fundamentação, objectivos, instrumentos e antecedentes)
e) Identificar a articulação da Politica Regional Portuguesa com a Politica Regional Europeia, recorrendo a alguns instrumentos (PDR, QCA/QREN)
f) Conhecer os instrumentos de planeamento e desenvolvimento (e de ordenamento e de ambiente)
- i. De organismos da Administração Central
- ii. Ao nível sub-regional
- iii. Ao nível local
g) Identificar e reflectir sobre experiências de planeamento e desenvolvimento regional e local
Conteúdos Programáticos
TEMA 1 – PROPEDEUTICA
Conceitos fundamentais e sua interligação
Problemática das assimetrias regionais e locais
Tipologia de regiões problema
TEMA 2 – POLITICA REGIONAL EUROPEIA E POLITICA REGIONAL PORTUGUESA
Fundamentos e historial da politica regional portuguesa e europeia
Articulação da politica regional europeia com a politica regional portuguesa
TEMA 3 – ANÁLISE REGIONAL E LOCAL
Indicadores e medidas de caracterização do território e dos desequilíbrios regionais e locais
TEMA 4 – A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO E DO PLANEAMENTO REGIONAL
Condições necessárias e obstáculos inerentes ao desenvolvimento regional
Instrumentos de Planeamento e Ordenamento do Território
A regionalização, municipalismo e associativismo municipal
TEMA 5 – A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO E DO PLANEAMENTO LOCAL
Noção, condições e obstáculos ao desenvolvimento local
Actores e experiências de desenvolvimento local
TEMA 6 – PERSPECTIVAS FUTURAS
O papel dos futuros profissionais que frequentam a disciplina
Métodos de Ensino
I.Exposição oral, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, artigos de investigação, textos em revistas da especialidade
II.Exercícios práticos em sala de aula.
III.Exercício de trabalho fora de aula (Trabalho de Grupo) acompanhado pelo docente.
IV.Estudos de caso e/ou visitas de estudo
V.Participação de convidados para na dinamização das sessões (Técnicos das autarquias, associações de desenvolvimento, especialistas associados a Programas do Fundo Social Europeu, e técnicos da Comissão de Desenvolvimento Regional)
AVALIAÇÃO
a) contínua
Prova escrita de conhecimentos 80%
Trabalho de grupo sobre um instrumento de planeamento e respetiva apresentação oral, na qual se inclui a discussão pública com o docente. 20%
b) por exame
Prova escrita (inclui todos os conteúdos do programa) - 80%
Trabalho individual sobre uma figura de planeamento existente em Portugal - 20%
Avaliação
O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas:
a) A avaliação contínua pressupõe a realização de seguintes momentos de avaliação: 1) prova escrita de frequência; 2) trabalho de grupo sobre um instrumento de planeamento e respectiva apresentação oral, na qual se inclui a discussão pública com o docente; 3) outros elementos de avaliação (exercícios realizados em sala de aula, relatórios de estudos de caso e/ou visitas de estudo e relatórios de conferências realizadas)
b) A avaliação final faz-se através de uma prova escrita de exame (abrange a totalidade da matéria) e Trabalho individual (para os alunos que não enquadrados pela avaliação de Época Normal) ou outros elementos de avaliação (cf alinea a))
No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno está obrigado a frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas (15 semanas), sob pena de não poder submeter-se à avaliação.
Modalidade de avaliação | Elementos de avaliação | Peso na média final |
Contínua | 1.ª prova de frequência | 40% |
Trabalho de grupo | 40% | |
Outros elementos de avaliação | 20% | |
Final | Prova de exame | 80% |
| Trabalho individual Ou Outros elementos de avaliação (cf alinea a) |
20% |
Bibliografia
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