Sociologia do Desporto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Sendo parte integrante da sociedade, o desporto converteu-se num fenómeno cultural e social global de enorme relevo, que incide em todas as áreas da vida social, económica, cultural, política, mediática, entre outras.
O estudo da(s) prática(s) desportiva(s) permite refletir sobre os mecanismos básicos de criação de atitudes e comportamentos, não sendo possível compreender corrctamente o "porquê" e o "como" dessa(s) prática(s) sem recorrer à perspetiva sociológica.
A estrutura organizativa formal da prática desportiva, os seus modelos associativos e as causas formais que configuram a "malha social" do desporto, estiveram sujeitos a um processo de evolução através do qual se produziram mudanças radicais desde o surgimento do desporto até aos nossos dias, mudanças que é necessário compreender explicar para explicar os significados das práticas desportivas contemporâneas. Efetivamente, os movimentos, as inquietações e as mudanças mais importantes que se produzem na sociedade determinam as conceções e os valores associados à prática desportiva. Entretanto, aspetos como o género e a idade dos participantes converteram-se em temas fundamentais da sociologia do desporto, tal como o impacto das práticas desportivas sobre o meio ambiente.
2. Objectivos:
No final da unidade curricular os alunos devem revelar as seguintes competências:
1. Pesquisar, selecionar e analisar informação relevante para o estudo sociológico dos fenómenos do «campo» desportivo;
2. Analisar criticamente e sintetizar, com perspectivas sociológicas, as práticas e as dinâmicas do sistema e subsistemas do «campo» desportivo;
3. Problematizar formas de estudar sociologicamente o sistema e os subsistemas (varáveis e seus actores) do «campo» do desporto na sua interacção com outros (sub)sistemas sociais.
Os objectivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Relacionar a evolução do desporto com as condições económicas, políticas, sociais e culturais das sociedades industriais;
2. Conhecer diferentes teorias sociológicas sobre o desporto;
3. Problematizar a importância dos principais agentes de socialização para a formação de uma “cultura desportiva”;
4. Caracterizar as funções sociais do desporto.
5. Relacionar o surgimento e o desenvolvimento de novas formas de práticas físico-desportivas com os estilos de vida contemporâneos e os novos paradigmas de desenvolvimento humano sustentável.
6. Problematizar o desporto como um campo de manifestações de desigualdades sociais.
7. Compreender o desporto como palco de manifestações, políticas, económicas, culturais e tecnológicas de sociedades mundializadas/globalizadas.
8. Fundamentar as oportunidades e as ameaças ao cumprimento dos códigos de ética e fair-play nos desportos contemporâneos;
9. Problematizar a relação entre o desporto e a violência
Conteúdos Programáticos
Tema 1. - Perspectiva sociológica do desporto.
Surgimento e evolução do desporto moderno.
Conceito(s) de desporto.
A Sociologia do Desporto como ciência autónoma.
Tema 2. – Desporto, socialização e Cultura
Socialização e cultura desportiva.
O desporto escolar e os valores da cultura desportiva.
Funções sociais do desporto.
Tema 3. - Desporto, tempo livre e estilos de vida.
Desporto no meio natural.
Prática desportiva e consciência ecológica.
Desporto, tempo livre e estilos de vida nas sociedades pós-modernas.
Tema 4. Desporto e Desigualdade: questões de género, idade e estratificação social
Género e desporto.
Idade e desporto.
Estratificação social e desporto.
Tema 5 - Desporto e globalização:
O espectáculo desportivo;
Jogos olímpicos, universalidade e nacionalismos;
Economia, política e desporto;
O desporto e os mass media;
As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e o desporto;
Tema 6 – Violência, Ética e Fair-Play no Desporto:
Ética e fair-play no desporto;
O doping e a “verdade desportiva”;
A violência associada ao desporto.
Métodos de Ensino
As sessões colectivas serão teórico-práticas e predominantemente presenciais (prevê-se a possibilidade de ralizar algumas sessões a distância, através do uso da plataforma eletrónica da Universidade de Évora). A dinâmica das sessões incidirá na exposição, pelo docente, e na realização de exercícios de análise e debate de textos e/ou a dinamização de parte das sessões pelos alunos, a partir de textos previamente sugeridos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.
Os alunos desenvolverão também estudo independente, individual e em grupo. A plataforma moodle será usada para facilitar a partilha de recursos didáticos,a comunicação a distância e a eventual realização de sessões não presenciais.
Avaliação
A avaliação decorre de acordo com um dos seguintes dois regimes:
A) Avaliação Contínua: duas provas escritas (PE) (25% + 25%) + um trabalho de grupo (TG) (30%) apresentado oralmente em sessão colectiva, cuja natureza e temática são objecto de acordo entre os(as) alunos(as) e o docente. A média aritmética dos exercícios (E) realizados a distância e submetidos na(s) data(s) acordadas terá um peso de 20% na classificação final. Fórmula de cálculo da classificação final: CF= (PE1*0,25) + (PE1*0,25) + (TG*0,30) + (E*0,20).
B) Avaliação Mista: exame - normal, recurso ou especial - (80%) + trabalho de grupo com apresentação oral em sessão colectiva presencial (20%).
Notas:
i) Na modalidade de Avaliação Contínua a classificação mínima de cada prova escrita é de 8 (oito) valores. Na modalidade de Avaliação Final por Exame, este deve ter, como nota mínima, 9,5 valores.
ii) A avaliação final é aferida pelas apreciações sobre o perfil sócio-afectivo do estudante (incidindo quer nas horas de contacto com o docente quer nas horas de trabalho independente) + Presença e participação nas aulas (intervenções efectuadas e empenhamento nos trabalhos), podendo manter, subir ou baixar a média da classificação num intervalo de -1 a +1 valores.
iii) Os critérios de avaliação dos TG são os seguintes:
Conteúdos (70%): Pertinência dos conteúdos; Adequação e clareza de conceitos e teorias; Diversificação das fontes; Estrutura (20%): Organização/sequência lógica, coerente e completa dos conteúdos; Cumprimento dos requisitos de um trabalho científico deste género; Forma (10%): Cumprimento das regras de citação bibliográfica; Erros ortográficos e de sintaxe; Ilustração com tabelas, gráficos e quadros adequados, cumprindo as regras de concepção.
iv) Os trabalhadores-estudantes não ficam isentos da realização de trabalho escrito.
Para poderem ser avaliados(as), os(as) alunos(as) devem garantir um mínimo de 75% de presenças nas sessões colectivas.
Bibliografia
Bourdieu, Pierre (1987). “Programme pour une sociologie du sport” in Choses Dites. Paris: Éditions Minuit.
COAKLEY, Jay (2009). Sports in Society: Issues and Controversies. 10th edition. Boston: McGraw Hill
DEVIS, José Devis (Coord.), (2001). La Educación Física - El deporte y da salud en el siglo XXI. Madrid: Marfil
Defrance, Jacques (1995). Sociologie du sport. Paris: La Decouverte
Elias, Norbert (1992). A Busca da excitação. Lisboa: Difel.
FERRANDO, Manuel García e outros (2002). Sociología del Deporte. Madrid: Alianza Editorial.
NIXON, Howard L. e Frey, James H. (1996). A Sociology of Sport. Virginia: Wadsworth Pub. Co.
MARIVOET, Salomé, (1998). Aspectos Sociológicos do Desporto. Lisboa: Livros Horizonte.
MURPHY, P. et al, (1994). O Futebol no Banco dos Réus. Oeiras: Celta Editora
VIEIRA, José Eduardo Fanha, (2003). A Violência Associada ao Desporto: as opções legislativas no contexto histórico e sociológico. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal.