2024

Sociologia do Lazer e do Turismo

Nome: Sociologia do Lazer e do Turismo
Cód.: SOC02427L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com a Sociologia do Lazer e do Turismo pretende-se essencialmente fornecer aos alunos uma visão teórico-prática sobre o fenómeno do lazer e do turismo nas diferentes sociedades. A estrutura curricular da disciplina pretende atingir os seguintes objetivos:


Objetivo Geral:


• Proporcionar aos alunos os elementos conceptuais e paradigmáticos de análise sociológica das relações entre o lazer e o turismo;


• Proporcionar aos alunos instrumentos práticos para a pesquisa em Sociologia do Turismo.


Objetivos Específicos:


• Analisar criticamente as reflexões de vários autores sobre a Sociologia do Turismo;


• Compreender sociologicamente as diferentes formas de lazer e de turismo, e a sua relação com os estilos de vida, o tempo social e as lógicas de consumo dos indivíduos e dos grupos sociais;


• Analisar os efeitos socioculturais que o turismo tem sobre o indivíduo, a família, os grupos e a sociedade;


• Analisar a relações entre turistas e anfitriões;


• Analisar numa perspetiva sociológica os tipos de turismo e o comportamento do consumidor

Conteúdos Programáticos

MÓDULO I – SOCIOLOGIA DO LAZER


1-Objeto e Método de Estudo da Sociologia


2-Sociologia do Lazer: conceitos e problemáticas


3-Propriedades e Funções do Lazer


4- Lazer no Ciclo da vida


5-Evolução do Lazer e Tendências Atuais


5.1- Lazer em Portugal


MÓDULO II – LAZER E TURISMO


1-Lazer e Turismo: similaridades e diferenças


2- Mudanças que afetam o Lazer e o Turismo


3- Os Espaços do Lazer e do Turismo


4-Classes Sociais, Lazer e Turismo


4.1-Turismo de Elite, de Massa e Social


5- Políticas Públicas de Lazer


6-Projetos em Lazer


MÓDULO III – A SOCIOLOGIA E O TURISMO


1-A Sociologia e o Turismo: que relação?


1.1-Pioneiros e Evolução dos Estudos em Sociologia do Turismo


2-Sociologia do Turismo: Conceito e Objeto de Estudo


2.1- Turismo como Fenómeno Social


3- Estudos em Sociologia do Turismo


3.1-Efeitos Sociais e Culturais do Turismo


3.2-Turismo, Motivações, Consumo e Experiências: perspetiva sociológica


3.3-Interacção Social entre Turistas-Turistas e Turistas-Residentes


3.4- As várias facetas do Turismo


 

Métodos de Ensino

Unidade a ser leccionada por sessões teórico-práticas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicada sessões da exercícios práticos via plataforma do moodle- uevora.
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teórica-práticas
Para além da exposição de conteúdos pelo Docente as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar, contribuirão para dinamizar as sessões.
a) Avaliação continua:
- I Frequência (1 teste escrito) 80%
- 1 Trabalho Grupo 20%
b) Avaliação por exame:
- Prova escrita 80% +Trabalho prático individual 20%

Avaliação

A aprovação na Disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores em qualquer modalidade de avaliação, de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora para o presente ano letivo (Regulamento Escolar Interno / Ordem de Serviço nº 7/2008).


1) Avaliação na Época Normal


1.1) Regime de Avaliação Contínua


a)Realização de 1 prova escrita individual 50%


b) Trabalho de grupo 40% sobre um dos temas apresentados aos alunos


c)Trabalhos práticos e participação nas aulas: 10%


Nota: Na avaliação contínua é exigido que o aluno obtenha a classificação mínima de 9 valores.


1.2) Regime de Avaliação por Exame Final: realização de 1 prova escrita individual (80%) e trabalho individual


20% Trabalho prático


2) Avaliação na Época de Recurso: Realização de 1 prova escrita individual (100%)


V. Regime de frequência das aulas


A Disciplina será ministrada sob a forma de aulas teórico-práticas. Excetuando os estudantes abrangidos pelo Estatuto do Trabalhador Estudante ou por outros regimes especiais, a frequência das aulas é obrigatória [75% de frequência], em conformidade com o Regulamento Escolar Interno em vigor, independentemente do regime de avaliação escolhido.


Os(as) Alunos(as) com o Estatuto de Trabalhador Estudante e os integrados em regimes especiais devem  informar o docente sobre o contexto em que pretende frequentar a disciplina, desenvolver os trabalhos e a avaliação, tendo em conta os respetivos regulamentos.

Bibliografia

Obs.: Em conformidade com os módulos e temas a desenvolver.


Bibliografia principal:


APOSTOLOPOULOS, Yiorgos; LEIVADI, Stella e YIANNAKIS, Andrew (2001). The Sociology of Tourism.London and New York: Routledge


BARROS, José (2004). A Projecção do Quotidiano no Turismo e no Lazer: o lugar dos actores dos contextos e dos paradigmas. Lisboa: ISCSP-Universidade Técnica de Lisboa


BRUHNS, Heloísa (Org.) (2002). Lazer e Ciências Sociais: Diálogos Pertinentes. São Paulo: Chronos


DANN, Graham e PARINNELLO, Giuli (2009). The Sociology of Tourism European Origins and Developments. United Kingdom: Emerald.


DIAS, Reinaldo (2003). Sociologia do Turismo. S. Paulo: Atlas


DUMAZEDIER, Joffre (1999). Sociologia Empírica do Lazer. São Paulo: SESC


GARCIA, Jesus Emílio San Martín (2004). Psicosociología del Ocio y El Turismo. Málaga: Aljibe


GIL, Ángeles (2003). Sociologia del Turismo. Barcelona: Ariel.


LLOMBART, Pablo e FERNANDEZ, Francisca (2004). Curso de Sociología del Turismo e del Ocio.Valência: Tirant Lo Blanch


MACCANNEL, Dean (1999). The tourist: a new theory of the leisure class. Berkeley: University of California Press.


MAZÓN, Tomás (2001). Sociología del turismo. Madrid: Centro de Estudios Ramón Areces


ROBERTS, Ken (2006). Leisure in Contemporary Society. Wallingford: Cabi Publishing.


SANTOS, Norberto (2008). Lazer: da libertação do tempo à conquista das práticas. Coimbra:Imprensa da Universidade de Coimbra.


TEBOUL, René (2004). Culture et Loisirs dans la Société du Temps Libre. Paris : Editions de L’aube


URRY, J. e LARSEN, J. (2011). The tourist gaze 3.0. London: Sage Publications