2024

Sociologia da Infância

Nome: Sociologia da Infância
Cód.: SOC02425L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Através de aulas teórico-práticas são explorados exercícios vários com o objectivo de promover a discussão sociológica do lugar da criança na sociedade e a compreensão das culturas da infância, hoje.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular Sociologia da Infância é disciplina optativa no 5.º semestre do 1.º ciclo de estudos em Sociologia na Universidade de Évora, com uma carga semanal de 4 horas teórico-práticas, a que equivale um total de 6 créditos ECTS.


A oferta desta unidade curricular tem como objectivo principal fornecer aos estudantes os instrumentos teóricos, conceptuais e metodológicos necessários à compreensão crítica, sociologicamente ancorada, da diversidade, relatividade e complexidade em torno da temática da criança e da infância na sociedade contemporânea. Especificamente, no final do semestre os estudantes devem ser capazes de: a) caracterizar a criança como categoria social e a infância como estrutura geracional construída socio-historicamente; b) apresentar criticamente o percurso teórico de emergência e consolidação da Sociologia da Infância; c) desenvolver os pressupostos epistemológicos, metodológicos e éticos subjacentes à investigação sociológica com crianças; d) discutir criticamente os principais eixos que enformam as culturas da infância; e) analisar criticamente o lugar da criança como actor social no quadro dos vários constrangimentos e possibilidades estruturais; f) reflectir de modo fundamentado sobre os principais temas que animam o debate sociológico neste domínio.

Conteúdos Programáticos

I – A construção social sobre a criança e a infância  


1.1 Conceitos, imagens, contextos e actores


1.2 Saberes e discursos sobre crianças e infância


 


II – A construção sociológica da criança e a emergência de uma Sociologia da Infância


2.1 A descoberta da criança e a valorização da infância


2.2. Um paradigma sociológico para a infância


 


III – Epistemologia, metodologia e ética nos estudos da infância


3.1 As crianças como unidade de observação: questões ontológicas e de idade


3.2 Desafios à pesquisa com crianças


           


IV - As culturas da infância


4.1 Individualização e institucionalização


4.2 Imaginários e consumos


 


V – A criança como actor


5.1 Saberes e competências


5.2 Autonomia e modos de participação


 


VI – Criança e infância: temas & debates contemporâneos

Métodos de Ensino

Serão impulsionadas metodologias que estimulem o desenvolvimento académico dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões lectivas e de orientação tutorial. Serão também criados espaços de reflexão individual e de grupo. Especificamente, propõem-se os seguintes métodos de ensino:


a) Método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e indicação de bibliografia geral e específica, em aulas teóricas de apresentação das linhas de orientação teórica, analítica e metodológica da disciplina e de sistematização e problematização dos conteúdos programáticos;


b) Método activo em aulas teórico-práticas organizadas preferencialmente em torno da discussão colectiva sobre textos ou outros materiais de trabalho (visionamento de filmes, documentários, participação em conferências no âmbito dos temas tratados na disciplina, etc.); leitura, apresentação e discussão crítica de textos seleccionados em torno de autores, perspectivas e casos de aplicação empírica; e apresentação e discussão de exercícios desenvolvidos pelos alunos de forma individual e/ou em grupo;


c) Método interrogativo, transversal às aulas teóricas e teórico-práticas, de estímulo à participação activa dos estudantes no funcionamento da unidade curricular e com o objectivo de fomentar e desenvolver atitudes de problematização, raciocínio analítico, crítico e reflexivo sobre os temas tratados.

Avaliação

i. Requisitos de admissão à avaliação


Consideram-se admitidos à avaliação os alunos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: assiduidade a 75% das aulas (com excepção dos TE e equiparados); participação nos processos de avaliação nos regimes e prazos estipulados (Cf. REI, Ordem de Serviço 18/2012).


ii. Regimes de Avaliação


1. Avaliação Contínua: 1 Frequência (50%) + Exercício (50%) 


2. Avaliação por Exame Final:


a) Época Normal: 1 Exame (80%) + Exercício (20%) 


b) Época de Recurso: 1 Exame (80%) + Exercício (20%) 


c) Época Especial: 1 Exame (100%)

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