Teorias Sociológicas II

Nome: Teorias Sociológicas II
Cód.: SOC02408L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC oferece as grandes formulações teóricas sociológicas contemporâneas sem qualquer exclusão.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos da unidade curricular e competências a desenvolver:
A unidade curricular visa apresentar e desenvolver de forma sintética e sistemática os principais paradigmas do pensamento sociológico. Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências específicas:
1 ? capacidade para identificar pressupostos e principais contornos dos paradigmas e teorias de análise da sociologia
2 ? capacidade de relacionar diferentes análises da realidade social com os paradigmas e teorias que as suportam 

Conteúdos Programáticos

Introdução: Controvérsias e domínios da sociologia. (a) A sociologia como ciência e a teoria sociológica; (b) O pluralismo teórico na sociologia
(c) Os domínios da análise sociológica


I-Escolas e desenvolvimentos no século XX
1. Funcionalismo e Estrutural funcionalismo
2. Interaccionismo simbólico e Escola de Chicago
3.Teoria Crítica e Escola de Frankfurt

II-Reformulações e Paradigmas de síntese
1. Pierre Bourdieu e a Teoria da prática
2. Anthony Giddens e a Teoria da estruturação

III Problemas e tendências recentes
1. Modernidade, pós-modernidade e teoria social
2. Sociedade de risco e transformações do político
3. Identidade e reflexividade social
4. Sociedade em rede e cidades globais

IV Novos (ou renovados) desafios da teoria social

Métodos de Ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e estão organizadas em três formatos: 1) aulas de exposição oral dos conteúdos programáticos, recorrendo a bibliografia nacional e internacional de referência; 2) aulas de ilustração dos conteúdos, com base na leitura e interpretação de excertos de obras de referência, discussão de conceitos, recensões críticas, exercícios didáticos e uso de conteúdos digitais. Valoriza-se o uso de podcasts, vídeos de aulas em plataformas digitais e outros recursos audiovisuais, enquanto dispositivos pedagógicos de ilustração dos conteúdos e de animação das aprendizagens; 3) aulas de apresentação e discussão oral de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em grupo. Ao longo do semestre, os estudantes realizam em grupo, de modo autónomo, mas com orientação tutória, um trabalho sobre uma obra de referência que, reconhecida nacional e/ou internacionalmente, oferece um contributo exemplar para as teorias sociológicas contemporâneas. Para o efeito, o docente disponibiliza uma lista selecionada de livros representativos da pluralidade teórica da sociologia, podendo ser adicionadas à lista outras obras propostas quer pelo docente quer pelos estudantes. Cada grupo desenvolve um trabalho de leitura, interpretação e análise crítica de uma das obras, contextualizando-a à luz da pluralidade paradigmática da sociologia, das controvérsias teóricas suscitadas e da sua receção crítica pela comunidade académica. Esse trabalho é objeto de apresentação oral em aula e de discussão com o docente e com a turma. Para além das aulas, os estudantes podem esclarecer dúvidas e solicitar orientação tutória presencial (no gabinete) ou à distância (via e-mail ou videoconferência), no horário de atendimento ou noutro horário mediante marcação por e-mail. A bibliografia principal é disponibilizada no Moodle, assim como os sumários das aulas e outros materiais didáticos usados pelo docente nas aulas. Outras referências bibliográficas adicionais poderão ser sugeridas em português, inglês, francês ou espanhol, consoante o perfil, as solicitações e os interesses concretos que os alunos demonstrem por leituras em temas específicos.

Avaliação

Os estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final. No regime de avaliação contínua, os estudantes realizam os seguintes elementos de avaliação: 1) Trabalho em grupo, com uma ponderação de 50% para a nota final; 2) Trabalho individual, com uma ponderação de 50% para a nota final. O trabalho em grupo consiste na apresentação oral e na discussão em aula de uma obra escolhida pelo grupo, de entre a lista de obras disponibilizada pelo docente, com base em leitura, interpretação e análise crítica da perspetiva teórica em que a obra se situa. Serão dadas orientações tutoriais sobre os objetivos do trabalho e a pesquisa a desenvolver. No final do semestre o grupo produz um portefólio ou um conteúdo digital em vídeo ou podcast que reflita os resultados da leitura, da pesquisa e da reflexão crítica produzida sobre a obra. O trabalho individual consiste na entrega de um relatório das aulas no final do semestre. Esse relatório deve ser simultaneamente descritivo, crítico e reflexivo sobre os conteúdos abordados e as aprendizagens realizadas em, pelo menos, 12 aulas. A meio do semestre, os estudantes entregam um relatório preliminar que será objeto de uma apreciação qualitativa, tendo em vista a melhoria contínua até à entrega da versão final. No regime de avaliação final, os estudantes realizam o seguinte elemento de avaliação: 1) Exame escrito, individual e sem consulta, com uma ponderação de 100% na nota final.

Bibliografia

BAERT, P., SILVA, F. C. (2014). Teoria Social Contemporânea. Mundos Sociais.
BECK, U. (2010). Sociedade de risco. Editora 34.
BOLTANSKI, L., THÉVENOT, L. (2020). A justificação. UFRJ.
BOURDIEU, P. (2007). A distinção. Zouk.
CAILLÉ, A., VANDERBERGHE, F. (2021). Por uma nova sociologia clássica. Vozes.
GIDDENS, A. (2003). A constituição da sociedade. Martins Fontes.
GOFFMAN, E. (1991). Asylums. Penguin.
GOFFMAN, E. (1986). Frame analysis. Northeastern University Press
HONNETH, A. (2006). La societé du mépris. La Découverte.
LAHIRE, B. (2001). L?homme pluriel. Armand Colin.
MARTUCCELLI, D. (1999). Sociologies de la modernité. Gallimard.
PARSONS, T. (2010). A estrutura da ação social. Vozes.
PETERS, G. (2015). Percursos na teoria das práticas sociais. Annablume.
ROSA, H. (2019). Aceleração. Unesp.
SCHUTZ, A. (2018). A construção significativa do mundo social. Vozes.
TURNER, Bryan S. (ed.) (2002). Teoria social. Difel.
WAGNER, P. (1993). A sociology of modernity. Routledge.