Psicologia Social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
São objectivos gerais desta unidade curricular:
· Promover a compreensão da interação social, das relações humanas e da realidade social;
· Desenvolver a capacidade de análise das histórias sociais em função dos conceitos da Psicologia Social;
· Promover a competência social
· Promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Caraterização da Psicologia Social enquanto ciência
1.2. Primórdios e tendências atuais da Psicologia Social
2. Relações interpessoais
2.1. A atração interpessoais
2.2. As relações amorosas
2.3. Os comportamentos pró-sociais e anti-sociais: cooperação e conflito
3. A construção do conhecimento social
3.1. A formação de impressões
3.2. Os processos de atribuição causal
4. Processos de Influência Social
4.1. Influência Social – Persuasão, Conformismo
4.2. Formação de atitudes e funções das atitudes
4.3. Atitudes e comportamentos
4.4. Mudança de atitudes
5. Identidades sociais e relações Intergrupais
5.1. Identidade Social
5.2. Estereótipos
6. As relações interculturais
7. Comportamentos colectivos
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas está prevista o predomínio de técnicas expositivas com discussões orientadas.
Nas aulas práticas prevê-se a discussão de casos, resolução de problemas em grupo e exercícios demonstrativos e a discussão dos trabalhos dos alunos.
Avaliação
A avaliação será realizada através de um de dois processos alternativos:
- Avaliação contínua, através das seguintes provas e parâmetros:
a. Trabalho individual de interpretação de um filme ou livro literário, defendido oralmente, com apresentação por escrito (máximo 5 páginas A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5), tendo por base os conceitos e teorias da psicologia social apresentados nas aulas (40%). Este trabalho deverá ser entregue ao docente 3 dias antes da apresentação. Deverá ser identificado um aluno para comentar criticamente o trabalho (apresentação oral e escrita, tópicos abordados, pontos fortes e pontos fracos, etc.);
b. Frequência de avaliação escrita (frequência) (60%)
2. Avaliação final: Exame final (100%)
Os alunos que obtenham classificação inferior a 8,0 valores nos parâmetros a. ou b. Do regime de avaliação contínua, deverão realizar exame final. A média dos dois elementos de avaliação deverá ser de pelo menos 9,5 valores para que o aluno possa ser aprovado.
Bibliografia
BARON, R. A. & BYRNE, D., BRANSCOMBE, N.R. (2005). Social Psychology 11th ed.). Massachusetts: Needham Heights.
CRANO, W.D., BREWER, M.B., LACH, A. (2002) Principles and Methods of Social Research, Lawrence Erlbaum Assoc. 2nd Edition.
HOGG, M.A. VAUGHAN, G.M. (2004). Social Psychology. London: Prentice Hall
SMITH, E. R., MACKIE, D.M. (2007) Social Psychology, Psychology Press, 3rd edition.
VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Coordenadores) (2013) Psicologia Social. 9ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Equipa Docente (2022/2023 )
- João Nuno Ribeiro Viseu [responsável]