2024

Psicologia Social

Nome: Psicologia Social
Cód.: PSI02423L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

São objectivos gerais desta unidade curricular:


·      Promover a compreensão da interação social, das relações humanas e da realidade social;


·      Desenvolver a capacidade de análise das histórias sociais em função dos conceitos da Psicologia Social;


·      Promover a competência social


·      Promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento.



 

Conteúdos Programáticos

1. Introdução


          1.1. Caraterização da Psicologia Social enquanto ciência


          1.2. Primórdios e tendências atuais da Psicologia Social


2.  Relações interpessoais


          2.1. A atração interpessoais


          2.2. As relações amorosas


          2.3. Os comportamentos pró-sociais e anti-sociais: cooperação e conflito


3. A construção do conhecimento social


          3.1. A formação de impressões


          3.2. Os processos de atribuição causal 


4.   Processos de Influência Social


          4.1. Influência Social – Persuasão, Conformismo


          4.2. Formação de atitudes e funções das atitudes


          4.3. Atitudes e comportamentos


          4.4. Mudança de atitudes


5.   Identidades sociais e relações Intergrupais


          5.1. Identidade Social


          5.2. Estereótipos


6. As relações interculturais



7. Comportamentos colectivos

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas está prevista o predomínio de técnicas expositivas com discussões orientadas.


Nas aulas práticas prevê-se a discussão de casos, resolução de problemas em grupo e exercícios demonstrativos e a discussão dos trabalhos dos alunos.

Avaliação

A avaliação será realizada através de um de dois processos alternativos: 



  1. Avaliação contínua, através das seguintes provas e parâmetros:


a.     Trabalho individual de interpretação de um filme ou livro literário, defendido oralmente, com apresentação por escrito (máximo 5 páginas A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5), tendo por base os conceitos e teorias da psicologia social apresentados nas aulas (40%). Este trabalho deverá ser entregue ao docente 3 dias antes da apresentação. Deverá ser identificado um aluno para comentar criticamente o trabalho (apresentação oral e escrita, tópicos abordados, pontos fortes e pontos fracos, etc.);


b.     Frequência de avaliação escrita (frequência) (60%)


2.  Avaliação final: Exame final (100%)



Os alunos que obtenham classificação inferior a 8,0 valores nos parâmetros a. ou b. Do regime de avaliação contínua, deverão realizar exame final. A média dos dois elementos de avaliação deverá ser de pelo menos 9,5 valores para que o aluno possa ser aprovado.

Bibliografia

BARON, R. A. & BYRNE, D., BRANSCOMBE, N.R. (2005). Social Psychology 11th ed.). Massachusetts: Needham Heights.  


CRANO, W.D., BREWER, M.B., LACH, A. (2002) Principles and Methods of Social Research, Lawrence Erlbaum Assoc. 2nd Edition.


HOGG, M.A. VAUGHAN, G.M. (2004). Social Psychology. London: Prentice Hall


SMITH, E. R., MACKIE, D.M. (2007) Social Psychology, Psychology Press, 3rd edition.


VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Coordenadores) (2013) Psicologia Social. 9ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Equipa Docente (2022/2023 )