2024

Temas de História do Século XX

Nome: Temas de História do Século XX
Cód.: HIS02422L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Pretende-se destacar a importância do conhecimento histórico para a compreensão das dinâmicas das sociedades contemporâneas incidindo, em particular, sobre as grandes transformações do século XIX.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

É uma unidade curricular propedêutica destinada a alunos do 1º Ciclo e do 1ª Ano  (1º Semestre) de  áreas científicas da Escola de Ciências Sociais ou de outras Escolas da Universidade de Évora. Tem como principal objetivo consolidar um conhecimento histórico geral sobre a formação e características das sociedades contemporâneas e as grandes transformações do Século XX.


1.Conhecimento: Identificar os momentos, dinâmicas e mudanças chave assim como as características e a variedade das experiências na emergência e formação  evolução das sociedades atuais,  nacionais e transnacionais;   


2. Competências intelectuais: apropriar-se de conceitos chave que marcam a análise histórica do mundo contemporâneo


3. Competências profissionais: utilização interdisciplinar dos conhecimentos históricos; capacidade de contextualizar processos no tempo e espaço; planear e executar num contexto de trabalho de equipa e transdisciplinar; trabalho num ambiente multilingue

Conteúdos Programáticos

Introdução: A História e a “Periodização” do Mundo Contemporâneo




  1.  As Sociedades Contemporâneas e a Modernização




  2.  As Sociedades e as Guerras




  3.  Os nacionalismos na era dos estados-nação e no contexto das identidades pós-colonais.




  4.  As experiências das Ditaduras e das Democracias. Partidos Políticos e Organizações Sociais.




  5.  Impérios e Colónias. Descolonizações e Pós-Colonialismos




  6.  As organizações internacionais




  7.  Os regionalismos e as comunidades transnacionais.




  8.  Americanização, Sovietização e Europeização




  9.  Os Estados Sociais




  10.  Os Movimentos Sociais




  11. Migrações, Diásporas, Retornos: Mobilidades no Mundo Contemporâneo




12.Culturas e Saberes do Séc. XX: normas, conteúdos, instituições, atores.


13. Educação, Ensino Superior e a Sociedade.


Conclusão: As Sociedades e o “presente”. Globalizações.


 


Deste elenco de temas, são escolhidos 6 para efeitos de lecionação.

Métodos de Ensino

Os temasda uc escolhidos para efeitos de lecionação desdobram-seem sesseões teóricas denatrueza expositiva sob responsabilidade od docente. Para além disso, a cada um dos temas corresponde pelo menos uma sessão prática de análise e comentário de texto, um método que  procura estimular  os alunos a uma participação mais ativa nos trabalhos da disciplina.

Avaliação


Regime de frequência


A presença e participação dos alunos “em regime de avaliação contínua” nas aulas é obrigatória. Para manutenção no regime de frequência o aluno deve assistir a pelo menos 75% das aulas lecionadas.


A avaliação contínua consiste na elaboração escrita e apresentação de um comentário feito a dois (c.t.) de um texto historiográfico selecionado pelo docente e numa frequência final (freq.). A avaliação final é calculada de acordo com a fórmula


 


Nota regime frequência = (c.t.*0,35)+(freq.*0,65) + assiduidade


Os alunos que tiverem uma classificação em qualquer momento de avaliação inferior a 6,5 valores passam obrigatoriamente a regime de exame.


 


Regime de exame



Os alunos em "regime de exame" submetem-se a uma prova de exame. Os alunos com classificação inferior a 7,5 não são admitidos à prova oral

Bibliografia

Aróstegui J.et al. (2001): El Mundo Contemporáneo: Historia y Problemas. Barcelona.


IRIYE A. et al (2009): The Palgrave Dictionary  of Transnational History. From the mid-19th century to the present day, Hampshire


Judt T. (2006): Pós-Guerra. História da Europa desde 1945. Lisboa


MARWICK A (2000):The Sixties: Cultural Revolution in Britain, France, Italy, and the United States, c.1958-c.1974, Oxford


RODRIGUES, António Simões (coord.) (1996): História de Portugal em Datas. Lisboa: Temas e Debates.


RODRIGUES, António Simões (coord.) (1997): História Comparada. Cronologia - Portugal Europa e o Mundo. Temas e Debates, 2 vols.


SELLSTROM T. (2008): A Suécia e as Lutas de Libertação Nacional em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, Uppsala


SHIPWAY, M. (2008) : Decolonization and its Impact: A comparative approach to the end of the Colonial Empires, Oxford


SMELSER N.J. et al. (ed) (2001) International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, London


STEARNS, P. N. (ed) (2001) Encyclopedia of European Social History From 1350 t0 2000, 6 vols, Detroit


SOULET J-F (2009). História da Europa de Leste. Lisboa.


 


NB: Para além desta bibliografia de serão indicada referências bibliográficas específicas para cada ponto do programa que for tratado.

Equipa Docente (2023/2024 )