2024

Problemas Sociais Contemporâneos

Nome: Problemas Sociais Contemporâneos
Cód.: SOC02417L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Uma fotografia panorâmica dos problemas que desassossegam o mundo contemporâneo, estimulando a imaginação sociológica necessária à compreensão de conflitos, tensões e contradições dos tempos modernos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



 


Em termos genéricos esta UC visa identificar os principais eixos de transformação das sociedades e dotar o aluno de uma visão geral sobre os principais problemas sociais contemporâneos. Espera-se que o aluno desenvolva competências de problematização, raciocínio analítico, crítico e reflexivo sobre os problemas sociais da actualidade. Especificamente pretende-se que o aluno saiba:


a) Identificar e caracterizar problema social;


b) Identificar e caracterizar os principais problemas sociais contemporâneos;


c) Identificar e descrever as principais perspectivas de estudo dos problemas sociais;


d) utilizar os quadros teorico-conceptuais e os métodos e técnicas de investigação sociológica na abordagem dos problemas socais.

Conteúdos Programáticos




  • Problema social e problema sociológico

  • Perspectivas de estudo dos problemas sociais

  • Perspectivas político-doutrinárias sobre os problemas sociais

  • Grandes problemas sociais da actualidade: problemas ambientais; demográficos; globalização económica; Saúde, doença e sociedade; Educação; Comportamentos desviantes; Problemas de origem ideológica.

Métodos de Ensino

Método expositivo e domonstrativo nas aulas teóricas.


Métdos ativos nas aulas práticas.

Avaliação



 


O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas.


 


a)      A avaliação contínua pressupõe a realização dos seguintes momentos de avaliação:


o   1) prova escrita de conhecimentos (duas frequências);


o   2) Trabalho/relatório de grupo até 3 elementos e respectiva apresentação oral, na qual se inclui a discussão pública com o docente;


o   3)Na classificação final será ainda considerada a avaliação do perfil sócio-afectivo do estudante.


 


 


b)      A avaliação final faz-se através de: 1) uma prova escrita de exame (abrange a totalidade da matéria); 2) trabalho individual.


 


No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno está obrigado a frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas (15 semanas), sob pena de não poder submeter-se à avaliação.


    

Bibliografia



Blumer, H. (1971). Social Problems as Collective Behaviour. Social Problems, XVIII, n.º 3, pp. 298-306.


Carmo, Hermano (Coord.) (2001). Problemas Sociais Contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta.


Curtis, R. L. e Aguirre, B. E. (ED.) (1993). Collective Behavior and Social Movements. Londres: Allyn and Bacon.


Dalton, R. J. e Kuechler, M. (Ed.) (1990). Challenging the Political Order: New Social and Political Movements in Western Democracies. Oxford: Oxford University Press.


Della Porta, D. e Kriesi, H. (1999). Social Movements in a Globalizing World: An Introduction. London: MacMillan Press.


Lanzarra, G-T. (1986). La Théorie de la Conception entre Problem Solving et Problem Setting, Quelques Implications Cognitives et Organisationelles. In Demailly, A. e Le Moigne, J. J. (Ed.). Sciences de l’inteligence. Lyon: Press Universitaires, pp. 447-475.


Lenoir, R. (1990). Object Sociologique et Problème Sociologique. Paris: Dunod.


Santos, José Rodrigues dos (2000). A Propósito das Noções “Problema Social” e “Problema Sociológico”. In AAVV, Homenagem ao Professor Augusto da Silva. Évora: Universidade de Évora, Departamento de Sociologia. pp. 417-441.


 

Equipa Docente (2023/2024 )