2024

Língua Estrangeira - Francês

Nome: Língua Estrangeira - Francês
Cód.: LLT02286L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Línguas e Literaturas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Compreender e usar expressões quotidianas e enunciados muito simples; apresentar-se e apresentar outros; fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais; comunicar de modo simples.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


  1.  Compreender:


Ouvir:


Compreender expressões e um vocabulário muito frequente relativos ao seu meio ambiente (por ex. ele próprio, sua família, compras, o trabalho). Entender o essencial de anúncios e de mensagens simples e claras.


2.      Ler:


Ler textos curtos muito simples. Encontrar uma informação específica previsível em documentos correntes tais como publicidades, prospetos, menus e horários e ler cartas pessoais curtas e simples.


3.     Falar:


Participar numa conversa:


Comunicar aquando de tarefas simples e habituais que não exijam mais do que uma troca de informações simples e direta sobre temas e atividades habituais.


Exprimir-se oralmente em contínuo:


Utilizar uma série de frases ou expressões para descrever, em termos simples, a sua família e outras pessoas, as suas condições de vida, a sua formação e a sua atividade profissional atual ou recente.


4.     Escrever:


Tomar apontamentos e mensagens simples e curtas. Escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo de agradecimentos.

Conteúdos Programáticos




  1. Produção oral :


-        Ler um texto e malta voz,


-        Fazer uma exposição simples seguindo os apontamentos ou comentar dados visuais (diagramas, desenhos, quadros, etc.),


-        Representar um papel que foi repetido,


-     Falar espontaneamente sobre temas simples.



  1. Produção escrita :


-        Produzir cartazes, panfletos,


-        Tomar apontamentos ditados,


-        Escrever textos livres,


-        Escrever cartas pessoais ou de negócios, etc.



  1. Audição e compreensão oral


-        Ouvir anúncios (informações, ordens, avisos, etc.) e compreender a informação global,


-        Compreender a interacção entre nativos e as gravações de emissões de rádio e de televisão na condição de a dicção ser claras e o débito lento.



  1. Leitura ou compreensão da escrita


-        Ler para se orientar,


-        Ler para se informar, utilizando obras de referência, por exemplo,


-        Ler e seguir instruções,


-        Ler para compreender a correspondência,


-        Ler por prazer.



  1. Gramática


-        A frase simples,


-        O presente, o “passé composé” e o imperfeito do indicativo.


-        O “futur proche”.



Métodos de Ensino

De acordo com os parâmetros estabelecidos para o nível A1, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, a metodologia adoptada focalizar-se-á sobre a aquisição e o desenvolvimento das competências orais e escritas, a prática gramatical e o aumento de vocabulário.


Os estudantes devem desenvolver as suas competências pela (1) exposição directa a documentos autênticos (por ex. escuta/visionamento de gravações, leitura de textos diversos); (2) participação interactiva na sala de aula; (3) apresentações, explicações, exercícios de aplicação orais e escritos).

Avaliação

De acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora e o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos definido pelo Departamento de Linguística e Literaturas os alunos poderão escolher entre 3 tipos de avaliação: (1) contínua, (2) mista ou (3) por exame.


 


a) Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; b) Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; c) Avaliação Mista – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;  


 


(1) Avaliação contínua: 1 Prova escrita (50%), 1 Prova oral (50%), ou 2 provas escritas,


(2). Avaliação mista:1 Prova escrita (80%), e Trabalhos escritos diversos (20 %),


(3) Avaliação exame Final e exame de recurso: Uma prova escrita (100%).

Bibliografia


  • Jacky Girardet, Jacques Pécheur. Echo A1, Cle International, 2010.

  • Jacky Girardet, Jacques Pécheur. ÉchoA1 - Cahierpersonneld'apprentissage. Cle International, 2010.

  • Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant, Les exercices de grammaire Niveau A2, corrigés intégrés. Hachette, 2006.

  • C. Barnoud, E. Sirejols, Grammaire, Niveau Débutants, Cle International. 1991.

  • Robert P., Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.

  • Librairie Hatier, Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.

  • Librairie Hatier, La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.

  • Bescherelle 2, L’orthographe pour tous, Didier.

Equipa Docente (2023/2024 )