2024

Impérios e Descolonizações

Nome: Impérios e Descolonizações
Cód.: HIS02399L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem o propósito de proporcionar aos alunos conhecimentos essenciais no domínio da história da ascensão, consolidação e queda dos grandes impérios globais entre c. 1770 e c. 1980. Pretende ser um tríptico analítico e um fórum restrito de discussão, tanto de um ponto de vista histórico (diacrónico) como de um ponto de vista estrutural e estruturante (sincrónico). Discutem-se, numa perspetiva histórica e historiográfica, os principais acontecimentos constitutivos de cada uma daquelas etapas e as temáticas e agentes históricos que explicam a complexa e contraditória existência dos impérios formais e informais. Analisam-se ainda as entidades imperiais e o mundo pós-imperial, e/ou pós-colonial, do ponto de vista da história política, cultural, económica, social e das relações internacionais.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à história do imperialismo, do colonialismo e da descolonização. Cronologia, teses e conceitos.
2. A questão geral da decadência e queda dos impérios.
3. As independências americanas e o problema do imperialismo ocidental (c. 1770 – c. 1830).
4. O “novo” imperialismo (c. 1830-1914): formação, consolidação e natureza.
5. Imperialismo e colonialismo no 1.º pós-guerra: crise, decadência e recuperação (1914-1939).
6. Imperialismo e colonialismo: da 2.ª guerra mundial à derradeira vaga descolonizadora (1939-c.1980). Teorias e história.
7. A partir da década de 1960: neo-colonialismo, pós-imperialismo e pós-colonialismo: política, economia, cultura, religião e ideologia.

Métodos de Ensino

Transmitir conhecimentos gerais e específicos sobre conceitos e fenómenos históricos como imperialismo, colonialismo e descolonização; permitir a aquisição e desenvolvimento de capacidade para compreender e aplicar as principais teorias explicativas do imperialismo, do colonialismo e da descolonização; capacidade para analisar acontecimentos chave na história do imperialismo e da descolonização desde finais do século XVIII à década de 1980; capacidade para compreender os diferentes discursos explicativos, apologéticos e críticos do imperialismo, do colonialismo, da descolonização e do pós-colonialismo. Os alunos devem desenvolver a capacidade de trabalho autónomo e coletivo. Devem ser capazes de conhecer e reconhecer alguma bibliografia fundamental sobre as temáticas expostas no programa e apresentadas em aulas práticas e teóricas. Devem ser também capazes de trabalhar criticamente documentos históricos sobre as temáticas e períodos históricos analisados.

Avaliação

Os alunos lerão uma média de 25 páginas por semana e farão cada duas semanas uma apresentação das leituras feitas. Cada aluno apresentará oralmente um conjunto de textos que servirá de ponto de partida para a redacção de um trabalho final, individual, escrito. A versão final deverá ter c. de 30 mil caracteres. Realizar-se-ão duas provas de frequência (duração de c. 120 m.).


Ponderação: Duas frequências (25% cada), apresentação/discussão oral quinzenal de leituras apresentação oral e escrita de um trabalho com c. de 30 mil caracteres (50%).


A obtenção de classificação inferior a 8 (oito) valores numa das duas provas de frequência ou no trabalho escrito implica a passagem imediata do aluno para o regime de exame.


Frequências e exames com consulta.


Calendário de Avaliação dos Alunos: 1.ª Freq.: 4 de Novembro; 2.ª Freq.: 16 de Dezembro; Exames: 13 de Janeiro e 27 de Janeiro (recurso).


Datas de apresentação dos trabalhos: a definir.

Bibliografia

D. Abernethy, The Dynamics of Global Dominance: European Overseas Empires, 1415-1980, 2002
P. F. Bang; C. A. Bayly & W. Scheidel (ed.), The Oxford World History of Empires, vol. 1: The Imperial Experience, 2021
P. F. Bang; C. A. Bayly & W. Scheidel (ed.), The Oxford World History of Empires, vol. 2: The History of Empires, 2021
C. A. Bayly, The Birth of the Modern World: 1780-1914. Global Connections and Comparisons, 2004
C. A. Bayly, Remaking the Modern World 1900 - 2015: Global Connections and Comparisons, 2018
J. Burbank e F. Cooper, Empires in World History: Power and Politics of Difference, 2010
J. Osterhammel, The Transformation of the World. A Global History of the Nineteenth Century, 2014
F. Cooper, Colonialism in Question: Theory, Knowledge, History, 2005
J. Darwin, After Tamerlane: The Rise and Fall of Global Empires, 1400-2000, 2008
M. Thomas, et alia, Crises of Empire. Decolonization and Europe’s Imperial States, 2015


Equipa Docente (2023/2024 )