2024

História Social, Económica e Política Contemporânea

Nome: História Social, Económica e Política Contemporânea
Cód.: HIS02284L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta U.C. visa dar um conjunto de conhecimentos históricos fundamentais e competências intelectuais de base para quem se interessa pelos problemas demográficos, sociais e políticos do mundo actual.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta cadeira visa introduzir os alunos em temas da historiografia contemporânea, centrados nos grandes processos de mudança social, económica e política ao longo dos séculos XIX e XX. Na abordagem desses temas, é dada especial atenção à experiência europeia, aos processos políticos e às relações internacionais.


No final do semestre, os alunos devem ser capazes de identificar acontecimentos, conhecer os factos fundamentais, compreender e descrever processos históricos que conduziram à formação das sociedades contemporâneas e dos sistemas de poder.


Os alunos devem ainda ser capazes de analisar, compreender e de apresentar textos e dados historiográficos de referência sobre os temas tratados.


Considera-se essencial que os alunos desenvolvam competências de estudo e de trabalho autónomo.

Conteúdos Programáticos

Conceitos e cronologia



  1. Marcos fundamentais da evolução política, social e económica do Mundo nos séculos XIX e XX.

  2. O mundo europeu e extraeuropeu. Capitalismo, industrialização, urbanização e modernização. Esboço de periodização e cronologias.


Padrões civilizacionais e e processos históricos



  1. A alteração do regime demográfico e suas consequências.

  2. A formação da família “moderna” e a evolução da sua composição. Divórcio, trabalho feminino e famílias monoparentais. A “revolução sexual”.

  3. O nascimento da Europa burguesa. As desigualdades sociais. Progresso tecnológico e o novo urbanismo. Competição, colaboração, transferências de saberes e de tecnologia. As migrações intra e extraeuropeias do século XIX ao XX: migrações “livres” e as migrações forçadas.

  4. O expansionismo. A conquista do mundo extraeuropeu. A China, a África e a América Latina. A emergência dos novos colonialismos e das rivalidades imperiais. Do combate ao tráfico de escravos e à escravatura ao trabalho “contratado”.  Racismo e colonialismo.


O capitalismo: força dinâmica da expansão mundial (séculos XIX-XX)



  1. As interpretações sobre o capitalismo (A. Smith, Ricardo, Marx, Shumpeter, Keynes).

  2. Mudanças na liderança económica: o Ocidente e o Resto do Mundo.

  3. Fases históricas e flutuações nos ritmos de crescimento: os ciclos económicos.


Os sistemas de poder e as relações internacionais.



  1. O  sistema político dos estados europeus: do Congresso de Viena à I Guerra Mundial. 1. O “conserto” da Europa e a estabilidade no Sistema dos Estados Europeus (1815-1853). A paz de Viena e a “contrarrevolução”. As revoluções liberais e a contrarrevolução na Península Ibérica. A questão grega.

  2. A I Guerra Mundial e as suas consequências. O mundo entre guerras. A crise de 1929 e a Grande Depressão.  A emergência do Comunismo e do Nazi-Fascismo e a sua resolução.

  3. O pós-guerra. A reconstrução da Europa e a Guerra Fria. O sistema de Bretton Woods. A formação dos blocos económicos e duma nova geopolítica. A CECA, a CEE e a EFTA  A formação do bloco dos países não alinhados.

  4. O colapso do bloco soviético e o fim da guerra-fria. O regresso do liberalismo e dos nacionalismos. O papel das instituições transnacionais: o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a ONU, o GATT / WTO. O unilateralismo norte-americano na política externa.

Métodos de Ensino

Nas sessões de contacto, o docente apresenta os temas em estudo e destaca as leituras fundamentais para cada tema, colocando esses recursos na plataforma Moodle da disciplina.


No início e no final das sessões, os alunos são convidados a apresentar questões sobre os temas tratados e a formular comentários. Os alunos são estimulados a participar oralmente nas sessões com tarefas específicas dedicadas à apresentação de textos previamente seleccionados pelo docente e disponibilizados previamente.


Para além da apresentação oral de textos, realizam-se mesas redondas e proporcionam-se espaços de discussão e análise.


Adicionalmente são apresentados recursos e exercícios de acompanhamento, tendo em conta os objectivos anunciados para cada unidade didáctica.

Avaliação

Esta disciplina tem 3 modalidades de avaliação


  • avaliação contínua: destinada aos alunos que frequentam as aulas e participam com assiduidade


  • avaliação mista: destinada aos alunos que não podem acompanhar as aulas com assiduidade mas que desejam participar em algumas das suas actividades


  • exame final: destinado aos alunos que têm uma grande autonomia de estudo e socorrem-se das aulas ou das sessões de tutoria apenas para tirar dúvidas. O seu objectivo é fazer a disciplina através de duas provas: uma escrita e outra oral. 


Avaliação contínua         


Actividades                                                            Percentagem














































Participação nas aulas, com intervenções orais

10

 

 

 

 

Participação em blogs desta U.C. (escrito)

15

 

Apresentação de tema (em grupo) - oral

15

 

Participação em mesa-redonda (em grupo) - oral

15

 

Comentário de texto (escrito)

15

 

Executar um exercício (recolha de informação)

10

 

Teste final de verificação de conhecimentos (*)

20

 

Caso o aluno não consiga obter nota>= 7,5 valores passa a avaliação mista

avaliação mista consiste na realização de duas provas com igual peso (35 % cada uma) e de uma prova oral pelo menos do regime da avaliação contínua como seja a participação na mesa redonda ou apresentação de um texto.


Caso o aluno não consiga obter nota>= 7,5 valores numa das duas provas escritas passa à avaliação final
avaliação final consiste numa prova de exame com uma parte escrita e outra oral com igual peso. A prova oral tem a duração máxima de 15 minutos.
No processo de avaliação, os alunos devem cumprir os objectivos comportamentais enunciados anteriormente, mostrando competência escrita no uso da língua e na utilização do vocabulário histórico e científico, argumentação e raciocínio fundamentada em factos e na literatura disponível. 

Bibliografia

História Política e Relações Internacionais 


Bridge, F.R.; Bullen, F.R. - The Great Powers and the European State System, 1815-1914, Londres, Longman, 1980.


Carr, E. H. - Vinte anos de crise: 1919-1939 [1946], Brasília, Ed. Universidade, s.d..


Droz, B.; Rowley, A. – História do Século XX. Lisboa: Dom Quixote, 1988.- 2 vols.


Joll, James - A Europa desde 1870, Lisboa, Dom Quixote, 1982.


Judt, T. - Pós-Guerra: História da Europa desde 1945, 2ª ed., Lisboa, Ed. 70, 2007.


Michel, H. - Os Fascismos, Lisboa, Dom Quixote, 1977.


Pallistrandi, Benoit – As Relações Internacionais de 1800 a 1871, Lisboa, Ed. 70, 2002.


Thibualt, P. -  O Período das Ditaduras 1918-1947, Lisboa, Dom Quixote.


História Social e Económica


Kaelble, H. - Industrialisation and Social Inequality in 19th-century Europe, Berg, 1986.


Ambrosius, G.; Hubbard, W. H. - Historia social y económica de Europa en el siglo XX, Madrid, Alianza editorial, 1992.


Burguière, A.  et al. - História da Família, 4º vol. O Ocidente: industrializaçãoe urbanização, Lisboa, Terramar, 1999.


Hobsbawn, E. J. - A Era do Capital 1848-1875, Lisboa, Presença,  1975.


Maddison, A.  Historia del desarrolo capitalista. Sus fuerzas dinamicas. Barcelona, Ariel, 1991. (1ª ed. espanhola)


 

Equipa Docente (2023/2024 )