2024

Economia da Integração Europeia

Nome: Economia da Integração Europeia
Cód.: ECN02299L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que esta unidade curricular contribua para um conhecimento mais abrangente e sistemático sobre o processo de integração europeia no contexto da economia global, com base na apresentação dos factos, das teorias e dos princípios económicos que suportam este processo. Esperamos assim contribuir para uma melhor percepção dos alunos sobre os desafios e as oportunidades que se colocam à Europa alargada. Através do desenvolvimento programático desta unidade curricular visamos proporcionar ao aluno:


 


« O entendimento sobre o papel do processo de Integração Europeia num sistema internacional dominado pelas forças da Globalização;


« O conhecimento sistematizado sobre a forma de organização e funcionamento institucional da União Europeia e das suas repercussões sobre a formação das políticas;


« A percepção global dos objectivos e dos instrumentos que suportam a economia na União, com destaque para os fundamentos microeconómicos do Mercado Único e da sua tradução nas políticas comunitárias nos planos setorial e espacial;


« Uma visão integrada sobre a racionalidade e o funcionamento do regime da União Económica e Monetária, com especial ênfase para os seus impactos na formulação das políticas macroeconómicas e nas dinâmicas de adaptação das expectativas e das estratégias dos agentes. Fazemos, ainda, um enfoque sobre as causas e consequências que a atual crise económica e financeira tem tido sobre a zona Euro.


Competências:



No domínio das competências gerais, a disciplina procura incentivar o desenvolvimento de capacidades de reflexão independente (autonomia), de decisão, de comunicação escrita e oral e de trabalho em equipa. No âmbito das competências profissionais, os conteúdos programáticos procuram transmitir ao aluno capacidades para enquadrar a problemática da integração europeia no campo da formação das políticas económicas, permitindo uma futura inserção em organismos económicos nos vários níveis territoriais e, ainda, na capacitação para funções no domínio da investigação. Finalmente, as competências específicas a adquirir baseiam-se no conhecimento dos conceitos, das teorias, dos instrumentos de análise e das políticas fundamentais no domínio das relações económicas internacionais e da integração europeia, de forma a desenvolver capacidade analítica no domínio da avaliação da intervenção das políticas públicas.

Conteúdos Programáticos


 


 


 


1.     Introdução


 


1.1.  Apresentação dos objectivos da unidade curricular


 


1.2.  Definição das regras da unidade curricular


 


1.3.  Explicação dos diferentes regimes de avaliação


 


1.4.  Planificação dos trabalhos ao longo do semestre


 


 


 


2.     História, Factos e Instituições


 


2.1.  História do Processo de Integração Económica Europeia


 


2.2.  Factos importantes relativos à UE


 


2.3.  As Instituições da União Europeia


 


2.4.  O Orçamento na União Europeia


 


2.5.  A tomada de Decisão na União Europeia


 


 


 


3.     A Dimensão Microecónomica da Integração Europeia


 


3.1.  Conceitos e formas de Integração


 


3.2.  Níveis de Integração Económica


 


3.3.  Principais Instrumentos Microeconómicos


 


3.4.  Aspectos Económicos da Liberalização Preferencial


 


3.5.  A dimensão do Mercado e as Economias de Escala


 


3.6.  Os Efeitos do Crescimento e a integração dos mercados de factores


 


 


 


4.     Algumas Políticas Comuns da União Europeia


 


4.1.  Efeitos de localização e geografia económica


 


4.2.  Políticas “estruturais”


 


4.2.1.     Política Regional Comum


 


4.2.2.     Política Agrícola Comum


 


4.2.3.     Política Ambiental Comum e Política Energética Comum


 


4.2.4.     Política Industrial Comum e Política de Investigação


 


4.2.5.     Política Comum da Concorrência


 


 


 


5.     A Dimensão macroeconómica da Integração Monetária


 


5.1.  Os instrumentos essenciais da macroeconomia


 


5.2.  A história do processo de integração monetária Europeia


 


5.3.  A Teoria das Zonas Monetárias Ótimas


 


5.4.  O funcionamento da União Monetária Europeia


 


5.5.  Política Fiscal e o Pacto de Estabilidade


 


5.6.  A crise na Zona Euro e a nova Governação económica da União Europeia


 


 


 


6.     As Relações Económicas Externas da União Europeia


 


6.1.  Política Externa de Segurança Comum


 


6.2.  Política Comum de Cooperação Externa


 


6.3.  Política Comercial Comum


 


6.4.  A União Europeia face ao Sistema Comercial Internacional


 


Métodos de Ensino

Nas aulas transmitem-se os conceitos, os princípios, as relações e as regras mais relevantes dos diversos temas em estudo, orientados para estimular uma a reflexão e uma atitude crítica.
Seguindo os princípios emanados do processo de Bolonha, procuramos incentivar os alunos a dedicarem algum do seu tempo extra-lectivo ao estudo individual e/ou em grupo das matérias que forem sendo tratadas.
As matérias são expostas oralmente pelo docente, tendo por guião uma apresentação em Powerpoint, a qual é disponibilizada préviamente aos alunos em formato pdf.


Avaliação

Em conformidade com as decisões tomadas pelo Conselho do Departamento de Economia e pela Comissão de Curso da Licenciatura em Economia, e considerando o Regulamento Escolar Interno, as normas de avaliação desta unidade curricular são as seguintes:


i)         Os alunos poderão optar pelo regime de Avaliação Contínua (preferencial) ou pelo regime de Exame.


ii)       O regime de Avaliação Contínua pressupõe a realização de 2 testes, com a duração de 2 horas cada.


iii)      No regime de Exame a nota final corresponde à nota obtida no exame de época normal ou de recurso.

Bibliografia


 


AMARAL, J. (2013),Porque devemos sair do Euro: o divórcio necessário para tirar Portugal da crise” – 6ª Edição, Editora Lua de Papel, Lisboa.


 


BALDWIN, R. and C. WYPLOSZ (2015), “The Economics of European Integration”, 5th Edition, McGraw-Hill Higher Education, Berkshire.


 


BENTO, V. (2013), “Euro Forte Euro Fraco: duas culturas, uma moeda – um convívio impossível”, Bnomics Editora, Lisboa.


 


CARDOSO, C., RAMOS, C., LEITE, I., CARDOSO, J. e MAIOR, P. (2015), A União Europeia: História, Instituições e Políticas – 4ª Edição, Edições Universidade Fernando Pessoa, Porto.


 


COVAS, A. (2013), “Os Bens Comuns da futura Federação Europeia”, Edições Colibri, Lisboa.


 


DEFRAIGNE, J, C., (2015), “Introdução à Economia Europeia”, Instituto Piaget Editora, Lisboa.


 


LOUÇÃ, F. e AMARAL, J. (2014), “A solução novo Escudo: o que fazer o dia seguinte à saída de Portugal do Euro”, Lua de Papel, Lisboa.


 


MARQUES P. (2011), “Entre a Estratégia de Lisboa e a Europa 2020: para onde caminha o modelo social Europeu?”, Principia Editora.


 


MATEUS, A. – coordenador – (2015), “Três décadas de Portugal Europeu: Balanço e Perspetivas”, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa.


 


NORDVIG, J. (2014), “A queda do Euro: a reinvenção da Eurozona e do future do investimento global”, Casa das Letras, Lisboa.


 


RIBEIRO, J. (2014), “PORTUGAL: A Economia de uma nação rebelde” Guerra e Paz, Lisboa.


 


ROMPUY, H. (2014), “A Europa na Tempestade: Lições e Desafios”, Vogais Editora, Lisboa.


 


PORTO, M. (2009), "Teoria da Integração e Políticas Comunitárias” 4ª Edição, Almedina, Coimbra.


 


Equipa Docente (2023/2024 )