2024

Métodos de Avaliação Psicológica

Nome: Métodos de Avaliação Psicológica
Cód.: PSI11106L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Do ponto de vista dos conhecimentos teóricos:


 



  • Tomar conhecimento acerca da produção científica mais relevante na área da Avaliação Psicológica e desenvolver uma capacidade de reflexão crítica sobre a mesma.

  • Compreender a importância do papel e do estatuto da Avaliação Psicológica, bem como o respectivo enquadramento histórico conceptual, no contexto dos outros saberes e práticas da Psicologia.

  • Entender a lógica subjacente à utilização aos diversos modelos e processos de avaliação em diversos contextos da prática psicológica.

  • Adquirir a noção do como, porquê e para quê da Avaliação Psicológica, através dos seus métodos mais relevantes.

  • Obter conhecimentos sobre um conjunto representativo de questões associadas ao emprego dos vários métodos de avaliação psicológica (princípios, condições ou circunstâncias de aplicação, potencialidades, dificuldades e problemas).

  • Desenvolver o entendimento necessário a um estudo aprofundado e crítico de instrumentos de avaliação psicológica.

  • Perceber a especificidade da Avaliação Psicológica (e dos métodos e instrumentos que a concretizam) nas várias fases do desenvolvimento ao longo da vida (com crianças, adolescentes, adultos e idosos), bem como a sua adequação a sujeitos portadores de diferentes tipos de problemas.


 


Do ponto de vista dos conhecimentos e das competências práticos:



  • Aplicar conhecimentos no domínio da Avaliação Psicológica em geral e de alguns métodos em particular, identificando as principais características, contributos e problemas associados à sua utilização.

  • Desenvolver competências no domínio da Avaliação Psicológica através da familiarização com protocolos de alguns dos instrumentos mais significativos (testes psicológicos, escalas de avaliação de comportamentos, grelhas de observação).

  • Compreender as exigências sociais colocadas à prática profissional da avaliação psicológica.

  • Acolher a importância das questões de natureza ética e deontológica e reflectir sobre as respectivas implicações no domínio da avaliação psicológica.

  • Desenvolver o gosto pela investigação e controvérsias científicas, pela aquisição de novos conhecimentos e pela curiosidade.

  • Reconhecer a necessidade de complementar de forma persistente a formação inicial (ponto de partida ou primeira etapa da formação contínua).

  • Tomar consciência das suas características pessoais (conhecimento de si) com implicações para uma prática da avaliação psicológica.

  • Questionar criticamente a análise das informações e dos resultados obtidos pelos sujeitos nos instrumentos e técnicas de avaliação.

Conteúdos Programáticos


  1. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

  2. ÉTICA e DEONTOLOGIA NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.

  3. OBSERVAÇÃO DIRECTA.

  4. QUESTIONÁRIOS E ESCALAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.

  5. TESTES PSICOLÓGICOS.

  6. ENTREVISTAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento de competências realiza-se através de:

·         Apresentação, análise e discussão de conteúdos teóricos e de exemplos práticos (aulas teórico e práticas);

·         Treino e simulação de exemplos em suporte papel e lápis e em suporte informático (aulas práticas-laboratoriais);

·         Observação de situações práticas de avaliação psicológica;

·         Apoio Tutorial (OT) individual e grupal ao desenvolvimento de 1 trabalho de pesquisa sobre a qualidade de uma prova psicológica e de 2 trabalhos de campo (aplicados a situações reais ou a uma simulação de situação real, envolvendo uma pessoa, ou um grupo, ou uma organização ou uma situação);

·         Elaboração de um trabalho de síntese de todas as competências desenvolvidas no terreno sob a forma de portefólio (trabalho de terreno).

·         Os conteúdos programáticos serão leccionados nas Aulas Teóricas e nas Aulas Práticas.

·         Trabalho autónomo do aluno.

Avaliação

AVALIAÇÃO


 


Os alunos poderão, segundo as normas vigentes na Universidade de Évora, optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.


O regime de avaliação contínua pressupõe a realização de 1 Frequência e de 1 Trabalho, que deverá ser apresentado em sala de aula e entregue por escrito (regras APA). Caso de justifique pode haver a realização de uma prova Oral. A nota mínima na frequência é 9, a nota mínima no Trabalho é 9 e a nota mínima na oral (caso de justifique) é 9 valores.


A Nota final resulta da ponderação: 0,40*Nota da Frequência+0,60*Nota do trabalho (0,15*Nota apresentação do trabalho+ 0,45*Nota trabalho escrito).


No caso do aluno optar pelo regime de exame deverá realizar de 1 Teste escrito e 1 Trabalho, que deverá ser apresentado em sala de aula e entregue por escrito (regras APA). Caso de justifique pode haver a realização de uma prova Oral. A nota mínima no Teste escrito é 9, a nota mínima no Trabalho é 9 e a nota mínima na oral (caso de justifique) é 9 valores.


A Nota final resulta da ponderação: 0,40*Nota do Teste+0,60*Nota do trabalho (0,15*Nota apresentação do trabalho+ 0,45*Nota trabalho escrito).


Em ambos os regimes de avaliação é obrigatória a presença dos alunos nas aulas de acordo com o REI.


 


O Trabalho consiste na elaboração de: 1 ficha técnica (teste ou escala) + 1 Guião (Observação ou entrevista).


 


 


Em ambos os regimes de avaliação é obrigatória a presença dos alunos de acordo com o REI.

Bibliografia

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PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS


Psychological Assessment”; “Assessment”; “Educational and Psychological Measurement”;  “European Journal of ; “Psychological Assessment”; “Journal of Personality Assessment”; “Journal of Psychoeducational Assessment”; "Revista IberoAmericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica"; "Clinical Neuropsychologist"; "Clinical Neuropsychological Assessment"; "Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment"; "Mental Measurements Yearbooks"; “Psychologica” (1994, vols. 11 e 12); Actas dos Congressos “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” (Vols. I a VI);


 


* Manuais de referência geral para toda a disciplina disponíveis na Biblioteca Geral da Universidade de Évora /ou Testoteca de Psicologia

Equipa Docente (2023/2024 )