2024

Psicologia Social

Nome: Psicologia Social
Cód.: PSI11100L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



Promover a compreensão da interacção social, das relações humanas e da realidade social


Promover a competência social


Promover o conhecimento e a compreensão das abordagens e conceitos da psicologia social


Promover a integração dos conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas da licenciatura em Psicologia

Conteúdos Programáticos



Apresentação


1. INTRODUÇÃO


1.1. Caracterização da Psicologia Social enquanto ciência


1.2. Primórdios e tendências actuais da Psicologia Social


1.3. Orientações metodológicas na Psicologia Social


1.4. Questões éticas na investigação em Psicologia Social


 


2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS


2.1. A génese da relação social


2.2. Atracção interpessoal


2.3. As relações Intimas


2.4.Os comportamentos pró-sociais e anti-sociais


 


3. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL


3.1. A formação das impressões e a percepção social


3.2. As representações sociais


3.3. Os processos de atribuição causal


 


4. PROCESSOS DE INFLUÊNCIA SOCIAL


4.1. Influência social


4.2. Formação de atitudes e funções das atitudes


4.3. Atitudes e comportamentos


4.4. Mudança de atitudes

Métodos de Ensino



Nas aulas teóricas está prevista o predomínio de técnicas expositivas com discussões orientadas.


Nas aulas práticas prevê-se a discussão de casos, resolução de problemas em grupo e exercícios demonstrativos e a discussão dos trabalhos dos alunos.

Avaliação



A avaliação contínua processar-se-á ao longo do ano letivo através de 2 elementos de avaliação:

·         1. Prova de avaliação no final do semestre;


·         2. Trabalho de grupo (grupos de 2 pessoas) que consiste na apresentação de 1 artigo científico das áreas temáticas do programa. Os artigos serão fornecidos pelo docente. Esse artigo deverá ser apresentado em Power-point e incluir os seguintes pontos:


i) Síntese das ideias fundamentais do enquadramento teórico do artigo;


ii) Formulação do(s) problema(s) de partida e das hipóteses colocadas;


iii) Descrição da investigação realizada;


iv) Apresentação dos principais resultados obtidos;


v) Discussão do modo como esses resultados respondem aos problemas iniciais;


vi) Identificação das questões deixadas em aberto e análise crítica das limitações da investigação apresentada.


vii) Demonstração prática do procedimento do estudo, dos seus resultados e/ou do tema/problema de investigação associado ao estudo (este ponto pode incluir a demonstração em aula do próprio estudo, por exemplo por role-playing, recurso a vídeos ou reprodução do paradigma experimental usado na experiencia) *


viii) Discussão do trabalho com os colegas e eventuais questões colocadas por estes


 


* A demonstração prática pode ser apresentada em qualquer altura da apresentação e não necessariamente na ordem apresentada.


 


A apresentação não deverá ter mais de 20 slides e deve durar no máximo 20min (pontos i a vi) + 20min (pontos vii + viii) de demonstração prática e discussão do trabalho.


Na semana anterior à apresentação do trabalho na aula prática, deverá ser apresentado o trabalho e discutido com o docente. Será atribuído 1 valor na nota de apresentação, com base nesta apresentação prévia. Nota: A simples comparência na OT não garante a atribuição desse valor.


No dia da apresentação deverá ser entregue ao docente uma cópia dos slides a apresentar (em cd ou enviado por email).


 


·         3. (opcional) Participação como sujeito em até 2 investigações propostas pelo docente, no âmbito daquelas realizadas por equipas de investigação em Psicologia Social. Os alunos que participarem têm até 1 valor de bónus na nota final (0,5 por cada participação).


Os trabalhadores estudantes terão que fazer as mesmas provas que os restantes alunos. Não estão obrigados à presença nas aulas, à excepção das aulas em que vão apresentar trabalhos.


A participação dos alunos nas aulas teóricas e prática é obrigatória, sendo contudo considerada uma tolerância de 25%.


Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.


A fórmula de cálculo da nota final é a seguinte:


Nota Final = 0.60 (teste) + 0.40 (Trabalho de grupo) +  (até mais 1,0 valores pela participação em estudos)


 


Datas das Provas da avaliação contínua:


Prova de avaliação – 15 de Dezembro de 2015 – 11, 00 horas

             


REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

No regime de avaliação final (incluindo exame de recurso e exame de época especial) será realizada uma prova escrita individual (exame), devendo no mesmo dia ser apresentado individualmente pelo aluno, um artigo em power-point, segundo os parâmetros definidos para o ponto 1 da avaliação contínua.


No caso do aluno ter realizado o trabalho de grupo com apresentação na aula no âmbito da avaliação contínua, este poderá, se o aluno assim o desejar, substituir o trabalho individual.


Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.


A fórmula de cálculo da nota final é a seguinte:


Nota Final = 0.3 (Trabalho individual) + 0.7 (Exame Final)


 


Avaliação Final da Disciplina por exame – 07 de Janeiro de 2015 – 11 h


Data do Exame de Recurso - 28 de Janeiro de 2015 – 11 horas

Bibliografia



Baron, R. A. & Byrne, D., Branscombe, N.R. (2005). Social Psychology 11th ed.). Massachusetts: Needham Heights.  


Crano, W.D., Brewer, M.B., Lach, A. (2002) Principles and Methods of Social Research, Lawrence Erlbaum Assoc. 2nd Edition.


Hogg, M.A. Vaughan, G.M. (2004). Social Psychology. London: Prentice Hall


Smith, E.R., Mackie, D.M., Claypool, H.M. (2015) Social Psychology. New York : Psychology Press, 4rd edition.


Vala, J.; Monteiro, M. B. (Coordenadores) (2013) Psicologia Social. 9ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


 


BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA


1. INTRODUÇÃO


Smith, E.R., Mackie, D.M., Claypool, H.M. (2015) Social Psychology. New York : Psychology Press, 4rd edition. – Chapter 1


Macrae, C.N., & Bodenhausen, G.V. (2000). Social Cognition: Thinking categorically about others. Annual Review of Psychology, 51, 93-120.


Gaspar, R. & Garrido, M. (in press). Cognição Social. In Miguel Pereira Lopes, Patrícia Jardim da Palma e Albino Lopes (Eds.), Psicologia Fundamental. Lisboa: RH editores.


2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS


Hogg, M.A.; Vaughan, G.M. (2004) Agression. Social Psychology. London: Prentice Hall. pp. 399-423.


Hogg, M.A.; Vaughan, G.M. (2004) Prosocial Behaviour. Social Psychology. London: Prentice Hall. Pp.483-504.


Anderson, C. & Bushman, B. (2002) Human Agression. Annual Review of Psychology, 53, 27–51.


Postmes, T. & Spears, R. (1998). Deindividuation and Antinormative Behavior: A Meta-Analysis. Psychological Bulletin. 123 (3), 238-259


3. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL


Asch, S. (1946). Forming impressions of personality. Journal of Abnormal and Social Psychology, 41, 258-290.


4. PROCESSOS DE INFLUÊNCIA SOCIAL


Fazio, R., (1990). Multiple processes by which attitudes guide behavior: The MODE model as an integrative framework. In M. Zanna (Ed.) Advances in Experimental Social Psychology, vol 23, (pp. 75-109). San Diego, CA: Academic.


Olson, J.M., & Zanna, M.P. (1991). Attitudes and beliefs. In R. Baron & W. Graziano (Eds.), Social Psychology (pp. 192-225). New York: Holt, Rinehart & Winston.


Bohner, G., & Schwarz, N. (2001). Attitudes, persuasion, and behaviour. In A. Tesser & N. Schwarz (Eds.), Blackwell handbook of social psychology: Intraindividual processes (Vol. 1, pp. 425-435). Oxford, UK: Blackwell.

Equipa Docente (2023/2024 )