Relação e Comunicação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Com esta UC pretende-se possibilitar a compreensão das questões básicas relativas à relação e à comunicação e, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de estar e comunicar na relação com o outro. Assim, mais do que a aprendizagem de conteúdos teóricos, pretende-se contribuir para o desenvolvimento pessoal, nomeadamente da capacidade de pensar sobre si e o outros e o desenvolvimento de competências de relação e comunicação, dimensões fundamentais de toda a intervenção psicológica
A UC está, assim, assente em três pilares fundamentais:
- A importância da relação na construção da pessoa. Construímo-nos sempre na relação com os outros e é nestas relações que desenvolvemos a nossa forma de estar e de comunicar com os outros.
- O olhar a comunicação enquanto processo relacional. Compreender os processos de comunicação e pensar a forma como comunicamos, pressupõe sempre, olhar a forma como estamos na relação com o outro.
- A importância fundamental do desenvolvimento pessoal na formação dos psicólogos. Falar da importância do desenvolvimento pessoal, não implica desvalorizar conhecimentos teóricos. Mas será possível formar para a escuta do outro, sem uma reflexão sobre aquilo que ele desperta em mim ou sobre os bloqueios pessoais que muitas vezes me impedem de o escutar verdadeiramente? Não é sempre em função daquilo que somos, que escutamos e entramos em relação com esse outro? “Quem sou eu?”, “Como estou na relação com os outros?” são questões que se interpenetram e que aparecem como fundamentais. O que nos remete, inevitavelmente, para o desenvolvimento pessoal, enquanto possibilidade que temos ou não de pensar e de nos pensar , pressupondo o desenvolvimento de toda uma literacia emocional, sem a qual não existe compreensão da realidade psicológica, nem intervenção psicológica de qualidade.
OBJECTIVOS
- Ter consciência da centralidade da relação na construção da pessoa.
- Conhecer e compreender as diferentes dimensões e processos da comunicação humana.
- Desenvolver capacidade reflexiva acerca da complexidade dos fenómenos da comunicação humana.
- Desenvolver capacidade de observação e análise dos processos de comunicação
- Desenvolver competências de auto-reflexão e de análise sobre a forma como estamos e comunicamos na relação com o outro.
- Desenvolver competências de comunicação, nomeadamente de escuta ativa e empática.
- Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro.
- Consciencializar a importância das dimensões relacionais e comunicativas da intervenção psicológica.
Conteúdos Programáticos
1. A relação
1. A origem relacional da vida psíquica.
2. Da interiorização dos padrões de comunicação, à construção de modelos dinâmicos de relação.
2. A comunicação
1. A pragmática da comunicação. “O comportamento enquanto comunicação ou a impossibilidade de não comunicar”.
2. O processo de comunicação.
2.1. A comunicação verbal: o discurso explícito (o dito) e o discurso implícito (o não-dito). Conteúdo e forma.
2.2. A comunicação não-verbal e os canais de comunicação: expressão facial, postura, posição, toque, movimento, contacto visual, proxémica.
2.3. Parâmetros da comunicação: adesão, intencionalidade, contingência, sincronia, reciprocidade. A congruência e incongruência entre a comunicação verbal e não verbal.
2.4. Distúrbios da comunicação
3. A relação enquanto sujeito da prática comunicativa.
4. A comunicação virtual
3. Estar e comunicar na relação com o outro.
1. Quem sou eu e como estou com o outro.
2. Da literacia afetiva à competência social.
2.1. O auto-conhecimento e a gestão de emoções
2.2. A empatia
2.3. A escuta activa.
2.4. A comunicação assertiva
4. A intervenção psicológica enquanto prática relacional
Métodos de Ensino
- Realização de trabalhos de terreno centrados na observação de situações de comunicação, bem como trabalhos de pesquisa teórica e reflexiva sobre algumas das temáticas abordadas nas aulas.
- Realização de actividades, estruturadas e semi-estruturadas, de auto-conhecimento e de comunicação.
- O estar em grupo, pois se a exploração intra-pessoal é fundamental, não é menos o espaço de interacção que o grupo permite.
- Reflexão sobre as actividades realizadas.
A presença nas aulas, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno, é obrigatória.
Os estudantes trabalhadores, ou outros abrangidos pelos regimes especiais previsto no R.E.I., que não possam cumprir o regime obrigatório de assiduidade, devem entrar em contacto com uma das docentes, até ao fim do mês de Setembro para proporem processos alternativos de aprendizagem, que tenham em conta a natureza e os objectivos desta unidade curricular.
Avaliação
- Regime de avaliação contínua
· Exercício de role-playing, que inclui:
- Realização de dois role-playings com troca de papéis.
- Análise e devolução de feedback dum dos role-playings realizados pelos colegas.
- Transcrição do role-playing de escuta e reflexão escrita sobre o mesmo.
Este exercício será realizado nas últimas aulas do semestre e o relatltiam aulana - 30 este trabalho.e serre parentório será entregue na última aula deste ( 30% da nota final).
· Realização dum portefólio que deverá incluir:
- Relatório de 4 das outras atividades realizadas ao longo do semestre.
- Reflexão sobre o processo de desenvolvimento e as competências adquiridas nesta u.c., e sua integração no percurso formativo.
O portefólio é para ser realizado ao longo do semestre e entregue na última aula deste ( 30% da nota final)
· Realização em grupo dum trabalho de investigação teórica dentro das temáticas da u.c. ( trabalho para ser realizado ao longo do semestre e apresentado nas últimas aulas deste). Numa das primeiras aulas do semestre será dada informação especifica sobre este trabalho. ( 35% da nota final)
· Participação e envolvimento nas aulas ( 5% da nota final)
Na avaliação será valorizado:
- A participação nas aulas e na realização das atividades propostas.
- O desenvolvimento da capacidade de estar e comunicar.
- A capacidade reflexiva evidenciada.
- A integração teórica das aprendizagens realizadas.
- A avaliação pel@s alun@s do seu grupo-turma
Regime de avaliação mista
Neste regime de avaliação, a classificação final resultará da conjugação das seguintes provas:
· Realização do exercício de role-playing durante o semestre (este é obrigatoriamente realizado durante o semestre nas aulas indicadas no regime de avaliação contínua). O relatório do mesmo -ver regime de avaliação contínua deve ser entregue na data definida para o exame– ( 35% da nota final)
· Registo escrito em 4 momentos de interação ( total de 4 interações) em que é pedido para observar o ‘Como estou na relação com o Outro?’ e o ‘Como estou na escuta do outro e de mim mesm@?’ Estes registos devem, preferencialmente, realizados ao longo do semestre. (25% da nota final).
· Realização dum trabalho individual de investigação teórica sobre uma temática a indicar pelas docentes. (40% da nota final).
Bibliografia
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Nota: serão disponibilizados artigos complementares com vista à realização de exercícios específicos durante as aulas.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Constança Maria Sacadura Biscaia da Silva Pinto [responsável]