2024

Relação e Comunicação

Nome: Relação e Comunicação
Cód.: PSI02576L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta UC pretende-se possibilitar a compreensão das questões básicas relativas à relação e à comunicação e, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de estar e comunicar na relação com o outro. Assim, mais do que a aprendizagem de conteúdos teóricos, pretende-se contribuir para o desenvolvimento pessoal, nomeadamente da capacidade de pensar sobre si e o outros e o desenvolvimento de competências de relação e comunicação, dimensões fundamentais de toda a intervenção psicológica


A UC está, assim, assente em três pilares fundamentais:



  • A importância da relação na construção da pessoa. Construímo-nos sempre na relação com os outros e é nestas relações que desenvolvemos a nossa forma de estar e de comunicar com os outros.

  • O olhar a comunicação enquanto processo relacional. Compreender os processos de comunicação e pensar a forma como comunicamos, pressupõe sempre, olhar a forma como estamos na relação com o outro.

  • A importância fundamental do desenvolvimento pessoal na formação dos psicólogos. Falar da importância do desenvolvimento pessoal, não implica desvalorizar conhecimentos teóricos. Mas será possível formar para a escuta do outro, sem uma reflexão sobre aquilo que ele desperta em mim ou sobre os bloqueios pessoais que muitas vezes me impedem de o escutar verdadeiramente? Não é sempre em função daquilo que somos, que escutamos e entramos em relação com esse outro? “Quem sou eu?”, “Como estou na relação com os outros?” são questões que se interpenetram e que aparecem como fundamentais. O que nos remete, inevitavelmente, para o desenvolvimento pessoal, enquanto possibilidade que temos ou não de pensar e de nos pensar , pressupondo o desenvolvimento de toda uma literacia emocional, sem a qual não existe compreensão da realidade psicológica, nem intervenção psicológica de qualidade.


 


OBJECTIVOS



  • Ter consciência da centralidade da relação na construção da pessoa.

  • Conhecer e compreender as diferentes dimensões e processos da comunicação humana.

  • Desenvolver capacidade reflexiva acerca da complexidade dos fenómenos da comunicação humana.

  • Desenvolver capacidade de observação e análise dos processos de comunicação

  • Desenvolver competências de auto-reflexão e de análise sobre a forma como estamos e comunicamos na relação com o outro.

  • Desenvolver competências de comunicação, nomeadamente de escuta ativa e empática.

  • Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro.

  • Consciencializar a importância das dimensões relacionais e comunicativas da intervenção psicológica.

Conteúdos Programáticos

 



1. A relação


 


1.     A origem relacional da vida psíquica.


 


2.    Da interiorização dos padrões de comunicação, à construção de modelos dinâmicos de relação.


 


2. A comunicação


 


1.     A pragmática da comunicação. “O comportamento enquanto comunicação ou a impossibilidade de não comunicar”.


 


2.     O processo de comunicação.


 


2.1.  A comunicação verbal: o discurso explícito (o dito) e o discurso implícito (o não-dito). Conteúdo e forma.


 


2.2.  A comunicação não-verbal e os canais de comunicação: expressão facial, postura, posição, toque, movimento, contacto visual, proxémica.


 


2.3.  Parâmetros da comunicação: adesão, intencionalidade, contingência, sincronia, reciprocidade. A congruência e incongruência entre a comunicação verbal e não verbal.


 


2.4.  Distúrbios da comunicação


 


3.     A relação enquanto sujeito da prática comunicativa.


 


4.     A comunicação virtual


 


3. Estar e comunicar na relação com o outro.


 


1. Quem sou eu e como estou com o outro.


 


2. Da literacia afetiva à competência social.


 


2.1. O auto-conhecimento e a gestão de emoções


 


2.2. A empatia


 


2.3. A escuta activa.


 


2.4. A comunicação assertiva


4. A intervenção psicológica enquanto prática relacional

Métodos de Ensino


  • Realização de trabalhos de terreno centrados na observação de situações de comunicação, bem como trabalhos de pesquisa teórica e reflexiva sobre algumas das temáticas abordadas nas aulas.

  • Realização de actividades, estruturadas e semi-estruturadas, de auto-conhecimento e de comunicação.

  • O estar em grupo, pois se a exploração intra-pessoal é fundamental, não é menos o espaço de interacção que o grupo permite.

  • Reflexão sobre as actividades realizadas.


A presença nas aulas, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno, é obrigatória.


Os estudantes trabalhadores, ou outros abrangidos pelos regimes especiais previsto no R.E.I., que não possam cumprir o regime obrigatório de assiduidade, devem entrar em contacto com uma das docentes, até ao fim do mês de Setembro para proporem processos alternativos de aprendizagem, que tenham em conta a natureza e os objectivos desta unidade curricular.


 

Avaliação


- Regime de avaliação contínua


 


·      Exercício de role-playing, que inclui:


 


-       Realização de dois role-playings com troca de papéis.


 


-       Análise e devolução de feedback dum dos role-playings realizados pelos colegas.


 


-       Transcrição do role-playing  de escuta e reflexão escrita sobre o mesmo.


 


Este exercício será realizado nas últimas aulas do semestre e o relatltiam aulana - 30 este trabalho.e serre parentório será entregue na última aula  deste ( 30% da nota final).


 


·      Realização dum portefólio que deverá incluir:


 


-       Relatório de 4 das outras atividades realizadas ao longo do semestre.


 


-       Reflexão sobre o processo de desenvolvimento e as competências adquiridas nesta u.c., e sua integração no percurso formativo.


 


O portefólio é para ser realizado ao longo do semestre e entregue na última aula deste ( 30% da nota final)


 


 


 


·      Realização em grupo dum trabalho de investigação teórica dentro das temáticas da u.c. ( trabalho para ser realizado ao longo do semestre e apresentado nas últimas aulas deste). Numa das primeiras aulas do semestre será dada informação especifica sobre este trabalho. ( 35% da nota final)


 


·      Participação e envolvimento nas aulas ( 5% da nota final)


 


 


 


Na avaliação será valorizado:


 



  • A participação nas aulas e na realização das atividades propostas.

  • O desenvolvimento da capacidade de estar e comunicar.

  • A capacidade reflexiva evidenciada.

  • A integração teórica das aprendizagens realizadas.

  • A avaliação pel@s alun@s do seu grupo-turma


 


 


 


Regime de avaliação mista


 


Neste regime de avaliação, a classificação final resultará da conjugação das seguintes provas:


 


·      Realização do exercício de role-playing durante o semestre (este é obrigatoriamente realizado durante o semestre nas aulas indicadas no regime de avaliação contínua). O relatório do mesmo -ver regime de avaliação contínua deve ser entregue na data definida para o  exame– ( 35% da nota final)


 


·      Registo escrito em 4 momentos  de interação ( total de 4 interações) em que é pedido para observar o ‘Como estou na relação com o Outro?’ e o ‘Como estou na escuta do outro e de mim mesm@?’ Estes registos devem, preferencialmente, realizados ao longo do semestre. (25% da nota final).


 


·      Realização dum trabalho individual de investigação teórica sobre uma temática a indicar pelas docentes. (40% da nota final).


 


 

Bibliografia


Alemany, C (1998). Aprender a escuchar bien. In C. Alemany, 14 aprendizajes vitales. Bilbao, Ed. Desclée de Brouwer.


 


Bar-On, R. & Parker, J. (2002). Manual de Inteligência Emocional. Porto Alegre: Artmed Editores.


 


Bartram , D. & Roe, R. (2005). Definition and assessment of competences in the context of the european diploma in psychology, European Psychologist, 10 (2): 93-102.


 


Bateson, G. et al (1981). La nouvelle communication. Paris: Éditions du Seuil.


 


Cormier, W.H. & Cormier, L.S. (1997). Interviewing strategies for helpers: fundamental skills and cognitive behavioural interventions. Pacific Grove: Brooks/Cole.


 


Corraze, J (1980). Les communications non-verbal. Paris: P.U..


 


Fussell, F. (eds) (2002).   The Verbal Communication of Emotions - Interdisciplinary Perspectives.  Mahwah, New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates, Pub.


 


Gomes-Pedro, J. & Barbosa, A. (2004). Comunicar na clínica na educação na investigação e no ensino. Lisboa: Climepsi.


 


Jacobs, M. (2000). Swift to hear – facilitating skills in listening ad responding. London: SPCK.


 


Knapp, M. L. (1980). La comunicación no verbal: el cuerpo y el entorno. Barcelona: Paidós.


 


Leal, I (2008). A comunicação na Entrevista. Da palavra ao corpo. In I. Leal, A Entrevista Psicológica (cap. 6). Lisboa: Fim de Século.


 


Lloyd, Sam R (1993). Desenvolvimento em Assertividade: técnicas práticas para o sucesso pessoal. Lisboa: Monitor


 


Machado, C. (2003). Literacia dos afectos. In Mª de Nazaré Trindade (coord), Literacia e Cidadania – convergências e interfaces – Évora: Centro de Investigação em Educação “Paulo Freire”(cd-rom).


 


Nichols, M. (1995). The lost art of listening. London: The Guilford Press., Madrid: Editorial Síntesis


 


Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Lisboa: Ed Sílabo.


 


Rogers,L. & Escudero,V. (eds) (2004) Relational Communication -An Interactional Perspective to the Study of Process and Form. Mahwah, New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates, Pub.


 


Santos, G & Vaz-Velho, C. (2011). Experiential Group Processes in Graduate Training of Psychologists: the case of ‘Expressive Therapies’ and ‘Group Psychotherapies’ in Évora University. In G. Moita, A. R. Torres & l. Ribeiro (Eds), Proceedings of 4th Regional Mediterranean and Atlantic Congress of the IAGP (pp 88-97).


 


Watzlawick, P; Beavin, J. e Jackson, D (1967). Pragmática da comunicação humana. S. Paulo: Editora Cultrix


 


Yingling, J (2004). A Lifetime of Communication -Transformations Through Relational Dialogues. Mahwah, New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates, Pub.


 


 


 


Nota: serão disponibilizados artigos complementares com vista à realização de exercícios específicos durante as aulas.


 

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