2024

Seminário de Música Pop-Rock II

Nome: Seminário de Música Pop-Rock II
Cód.: MUS01930L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fomentar o desenvolvimento artístico e cultural do estudante através do desenvolvimento:
- Cognitivo: estudando a  história da musica pop/ rock entre a década de 80 e 010, a sua instrumentação, Repertório, impactos sociais
- Musical: Estudo linguístico (harmonia, melodia e rítmica), Transcrição de excertos musicais
- Comunicativo: apresentações orais individuais e trabalhos de grupo.
Desenvolver o conhecimento teórico, histórico e social.
Desenvolver autonomia e responsabilidade.
Projectar acções de valorização e avaliação através das discussões de grupo e apresentações publicas.

Conteúdos Programáticos

Estudo estilístico e cultural da pop/ rock, das décadas entre 80 e 010, tendo como base registos bibliográficos, discográficos e videográficos.
Em cada seminário serão discutidas a história da musica pop rock através de referências bibliográficas sendo completadas com audio e video.
Organização de apresentações orais semanais de grupos de alunos escolhidos durante o semestre.
Estudo linguístico através de transcrição e análise.
Realização de trabalhos escritos.

Métodos de Ensino

A lecionação da UC inclui momentos expositivos dos conteúdos programáticos e de debate com os alunos sobre as temáticas relacionadas com casos específicos que exemplifiquem e permitam problematizar os assuntos abordados. Serão utilizados recursos audiovisuais (gravações áudio, vídeos, videoclips, entrevistas, documentários, e.o.). O debate será fomentado com a turma em torno de questões centrais que permitam estimular uma perspetiva crítica e a participação dos alunos no processo de construção de conhecimento, partindo dos vários recursos e da bibliografia proposta. A audição, análise, e transcrição de exemplos musicais, de forma individual ou em pequenos grupos, será orientada para a caracterização de elementos específicos dos diferentes géneros e estilos musicais.

Avaliação

Os alunos podem optar por

Avaliação contínua:
Trabalho escrito individual (65%)
Trabalho de grupo com suporte escrito (20%) e apresentação oral (15%)

Ou

Avaliação final:
Teste escrito (100%)

Bibliografia

Bibliografia, discografia e ideografia, definida pelo docente em função da orientação das matérias programadas.

Borthwick, S., & Moy, R. (2020). Popular music genres: An introduction. New York: Routledge.
Brabazon, T. (2012). Popular Music: Topics, Trends & Trajectories. London: Sage Publications
Castelo- Branco, S. (dir.). (2010). Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX. Lisboa: Círculo de Leitores (4 vols)
Frith, S. et al. (2001). The Cambridge Companion to Pop and Rock. Cambridge: Cambridge University Press.
Middleton, R. (1990) Studying Popular Music. Milton Keynes: Open University Press
Nunes, P. (2016). Estudos de música popular: Objecto, abordagens, temas e problemas. Revista Portuguesa de Musicologia 3(2), 167-192.
Shuker, R. (1999). Vocabulário de Música Pop. São Paulo: Hedra
Winterson, J., Nickol, P. & Bricheno, T. (2003). Pop Music: The Text Book. London: Peters Edition, Ltd.

Equipa Docente (2023/2024 )