2024

Práticas de Execução Contemporâneas I

Nome: Práticas de Execução Contemporâneas I
Cód.: MUS01927L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Promover o conhecimento, teórico e prático, das principais correntes estéticas musicais desenvolvidas desde 1945 até hoje, através da abordagem de obras paradigmáticas e da compreensão de aspectos específicos de sistemas de composição utilizados no período em estudo.
- Desenvolver competências técnicas, expressivas e analíticas relativamente ao repertório em questão, como:
- Identificação de particularidades de execução instrumental e de dificuldades de carácter técnico
- Aquisição de competências ao nível da execução de estruturas rítmicas e melódicas complexas, bem como da abordagem tímbrica das partituras em estudo
- Reconhecimento e domínio de inovações relativas a novas formas de notação
- Estimular uma abordagem performativa autónoma do repertório em questão.
- Possibilitar o conhecimento de formas de notação musical específicas.
- Abordar características e singularidades da música eletroacústica, potenciando a interação com estruturas musicais em suporte electrónico.

Conteúdos Programáticos

A unidade curricular inclui uma componente teórica, e uma outra de carácter prático. A primeira versará sobre os seguintes conteúdos programáticos:
- Serialismo Integral: Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen e outros. Os Cursos de Verão de Darmstadt.
- Aleatoriedade: John Cage e a sua influência na música europeia do pós-guerra.
- Do pontilismo à composição estrutural; música textural: Gyorgy Ligeti, Krystof Penderecki e Iannis Xenakis
- Citação e colagem: Bernd Alois Zimmermann, Luciano Berio, Peter Maxwell Davies, Hans Werner Henze e outros.
- Minimalismo e Espectralismo: Terry Riley, Steve Reich, Phillip Glass, Morton Feldman.
- Neotonalismo: David del Tredici, Wolfgang Rihm, Robin Holloway, John Adams.
- Microtonalismo: Alois Hába, Harry Partch, Ben Johnston
A segunda vertente, de caráter prático, incide sobre obras do repertório internacional do período em estudo, para instrumentos solistas ou pequenas formações de câmara, nas suas vertentes estética, técnica e interpretativa.

Métodos de Ensino

Apresentação inicial do programa geral da UC e definição das obras musicais específicas a serem trabalhadas na componente prática ; essa definição será da responsabilidade do docente, atendendo embora a aspetos motivacionais próprios a cada aluno.
Aulas em conjunto baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo exposição por parte do docente (na componente teórica) e execução prática por parte dos discentes (na componente prática), comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Metodologia de avaliação:
- ponderação de parâmetros de avaliação contínua relativos a assiduidade, pontualidade e participação em situação de aula: 10% da nota final.
- Prova de Frequência prática (em situação pública): 60%
– Prova de Frequência teórica: 30%

Bibliografia

ADORNO (Theodor), Filosofia da nova música, São Paulo, Perspectiva, 2009, 168 p.
BOSSEUR (Jean-Yves), Vocabulaire de la musique contemporaine, Paris, Minerve, 1996, 197 p.
GRIFFITHS (Paul),  Modern music: the avant garde since 1945, Londres, J. M. Dent & Sons Ltd., 1981, 331.
LESTER (Joel), Analytic approaches to twentieth-century music, Nova Iorque, Norton, 1989.
MORGAN (Robert P.), Twentieth-century music, Nova Iorque, Norton, 1991, 554 p.
NATTIEZ (Jean-Jacques), ed., Musiques: une encyclopédie pour le XXIe siècle, vol. 1, Actes sud/Cite de la musique, Paris, 2003, 1492 p.
OLIVEIRA (João Pedro Paiva de), Teoria Analítica do Séc. XX, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 1998, 358 p.
READ (Gardner), Compendium of Modern Instrumental Techniques, Westport, Greenwood Press, 1993, 276 p.
VON DER WEIDE (Jean-Noël), La musique du XXe siècle, Paris, Hachette, 2005, 719 p.
WHITTALL (Arnold), Exploring twentieth-century music: tradition and innovation, Cambridge, Cambridge University Press, 2003, 238 p.

Equipa Docente (2023/2024 )