2024

Teoria e Método da Musicologia Histórica

Nome: Teoria e Método da Musicologia Histórica
Cód.: MUS01027L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Disciplina promove a compreensão contextualizada das problemáticas do aparelho teórico da Musicologia; desenvolvimento das capacidades de análise, investigação e problematização neste quadro.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 Aquisição de uma compreensão contextualizada das problemáticas e aparelho teórico da Musicologia; desenvolvimento das capacidades de análise, investigação, problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos; desenvolvimento das capacidades de exposição escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

1-Introdução à História das Ciências Musicais enquanto área de conhecimento científico e o seu enquadramento nas Ciências Sociais e Humanas.


2- Desenvolvimento das problemáticas e aparelho teórico da Musicologia.


3- Elaboração de um projecto de investigação - escolha de um tema, respectivo levantamento bibliográfico, realização do Índice e cronograma.


4 - Recursos de investigação (instrumentos de trabalho).


5- Instituições de apoio à investigação (arquivos, bibliotecas, museus e outras instituições).


6- Métodos e regras gerais do trabalho de investigação (formas de referência documental e bibliográfica).

Métodos de Ensino

Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais (60%), proporcionando-se no entanto espaços de reflexão crítica sobre estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e temas abrangidos pelo programa (40%). Para um acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos será solicitado aos alunos nas aulas práticas que participem em discussões de textos e no comentário de audições ou visionamentos de obras musicais. Os alunos poderão também apresentar pequenas exposições sobre temas do programa ou estudos de caso em análise.

Avaliação

1. Avaliação contínua


 


- Elaboração de um projecto de investigação – 60% 


- Apresentação oral e discussão de dois textos – 40%


 


N.B. Os alunos ordinários não têm acesso ao regime de avaliação por exame final. O acesso ao exame de recurso encontra-se condicionado à existência de todos os elementos de avaliação contínua. A sua ponderação será de 50% com a média de todos os elementos dessa mesma avaliação contínua.


 


2. Avaliação por exame final


 


- 1 prova escrita com a duração máxima de 2 horas: esta prova incide sobre o conteúdo da unidade curricular, distribuindo-se ainda, com duas semanas de antecedência, dois textos para comentar.


 


N.B. O regime de avaliação por exame final é exclusivo para os trabalhadores estudantes e para os alunos que beneficiam dos regimes especiais previstos no cap. IX do Regulamento Escolar Interno em vigor.

Bibliografia

BEARD, D. & GLOAG, K. , Musicology – The Key Concepts, London & New York, Routledge,   2005


CLARKE, E.F. & COOK, N.(eds.), Empirical musicology: Aims, methods and prospects, Oxford, Oxford University Press, 2004  


DAVIES S., Empiricism and History, Houndmills & New York: Palgrave, 2003 


ECO, Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 9ª ed., Lisboa: Presença, 2002.


GRIER, J., The Critical Editing of Music: History, Method and Practice, Cambridge: Cambridge University Press, 1996.


 


HURON, D. The New Empiricism: Systematic Musicology in a Postmodern Age, Berkeley: University of California, 1999.


KERMAN, Joseph,Musicologia, São Paulo: Martins Fontes, 1987.


LEMAN, M., Music and Schema Theory – Cognitive Foundations of Systematic Musicology, Berlin: Springer Verlag, 1995.


SAMARAN, Charles (dir.), L’histoire et ses méthodes, Paris : Gallimard, 1961.


VELA, Maria Caraci (ed.), La critica del testo musicale: metodi e problemi della filologia musicale, Cremona : Libreria Musicale Italiana, 1995


 

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