2024

História da Música em Portugal III

Nome: História da Música em Portugal III
Cód.: MUS01012L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A disciplina orienta-se para uma compreensão contextualizada das grandes correntes da História da Música em Portugal referentes ao período cronológico em causa: séculos XIX e XX.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 

- Conhecer as condições histórico-sociais que enquadram a música produzida e executada em Portugal ao longo do século XX.

- Enquadrar a música portuguesa novecentista na cultura portuguesa e europeia do mesmo período.

- Aperceber a emergência da modernidade na música portuguesa da primeira metade do século XX (neomodalidade, tons inteiros, politonalidade, atonalidade; atitudes perante o dodecafonismo...).

- Caracterizar o vanguardismo musical em Portugal a partir dos anos 60.

- Identificar perfis e percursos individuais na história da música portuguesa do século XX.

Conteúdos Programáticos

 

Perspectiva breve da evolução histórica de Portugal desde os últimos anos da monarquia até às transformações operadas após 1974.

A historiografia musical portuguesa, de finais do século XIX a meados do século XX: Joaquim de Vasconcelos, Ernesto Vieira, Michelangelo Lambertini e outros. A música e a crítica musical nas publicações periódicas.

A vida musical portuguesa no dealbar do século XX.

José Viana da Mota e o romantismo epigonal;. Francisco de Lacerda e o simbolismo musical; Luís de Freitas Branco: neoclassicismo, modernismo, ecletismo. Outras figuras de compositores portugueses da primeira metade do século.

A música no Porto: Bernardo Moreira de Sá, Luís Costa, Cláudio Carneiro.

Intérpretes e instituições musicais na primeira metade do século XX em Portugal.

O Estado Novo e a música. A “política do espírito” de António Ferro.

Perfil e obra de Fernando Lopes Graça. Frederico de Freitas, Armando José Fernandes e Jorge Croner de Vasconcelos

O vanguardismo a partir dos anos 60. A obra de Jorge Peixinho.

   

Métodos de Ensino

Método expositivo e de avaliação participada e presencial dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Avaliação

1. Avaliação contínua:

- 1 trabalho de síntese com cerca de 3000 palavras, com apresentação oral (E – 50%)
- 1 prova escrita final com a duração máxima de 2 horas (PE –50%)

2. Avaliação por exame final:

- 1 prova escrita, com a duração máxima de 2 horas. (PE – 100%)

Bibliografia

AZEVEDO, Sérgio, Invenção dos Sons, Lisboa, editorial Caminho, 1998.
BRANCO, J. F., História da música portuguesa, Lisboa, Europa-América, 2.ª ed. 2005.
BRITO, M. C., Estudos da História da Música em Portugal, Lisboa, Estampa, 1989.
___________, CYMBRON, Luísa, História da Música Portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1992.
CRANMER, D., Marcos Portugal. Uma reavaliação, Lisboa: ed. Colibri, 2013.
CASCUDO, T., Fernando Lopes-Graça. Catálogo do espólio musical, Cascais, C.M.C., 1997.
CASTELO-BRANCO, Salwa (coord./ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (4
vols.), Lisboa, Temas e Debates, 2010.
CYMBRON, L., Olhares Sobre a Música em Portugal no Século XIX Ópera, virtuosismo e música
doméstica, Lisboa, Colibri, 2013.
- TELLES, A. e DELGADO, A., Luís de Freitas Branco, Lisboa: ed. Caminho, 2007.
- VARGAS, A. P., Música e Poder, Lisboa, Almedina, 2011.

Equipa Docente (2023/2024 )