2023

Estatística Multivariada

Nome: Estatística Multivariada
Cód.: MAT00919L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nesta unidade curricular estudam-se os modelos mais actuais considerados em Estatística Multivariada. Estes métodos procuram dar ao Alunos uma formação ampla e actual de métodos de Estatística Multivariada a utilizar em diversas áreas científicas e a vários conjuntos de dados (variáveis categóricas e continuas, inquéritos estatísticos, grandes bases de dados, problemas de optimização, problemas financeiros, económicos e de gestão, entre outros,). Os alunos devem ter capacidade, perante um conjunto de dados e um objectivo particular, escolher a metodologia adequada e ter capacidade crítica relativamente aos resultados obtidos. Devem, ainda, ter o conhecimento das vantagens, limitações e condições de aplicabilidade das várias metodologias estatísticas apresentadas na unidade curricular. A utilização de diferentes softwares estatísticos permitirá o tratamento e a análise das bases de dados.

Conteúdos Programáticos

Análise Exploratória de dados multivariadas
Escalonamento Multidimensional
Análise de Correspondências
Árvores de Decisão
Software: SPSS e R

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas predominantemente leccionadas no quadro, com suporte de ferramentas de e-learning e utilização de diapositivos. Motivar a ida às aulas e o trabalho contínuo do aluno.
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação directa em diferentes áreas, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos. Exercícios direcionados, focando a resolução de problemas atuais e reais, com o objectivo de desenvolver o gosto e interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade.
Enfoque na interpretação e análise de dados recorrendo sempre que possível a outputs do software utilizado.

Avaliação:
Privilegiar a avaliação contínua com a realização de 1 teste e trabalhos individuais ou em grupo. Caso não obtenha aprovação em avaliação contínua, o aluno realiza um exame e os trabalhos individuais ou de grupo terão um peso menor na nota final.

Avaliação

Avaliação contínua: 2 frequências. A nota final corresponde à média ponderada das notas das 2 frequências. O aluno é aprovado se a) obtiver uma nota final superior ou igual a 9,5 valores; b) a nota mínima em cada frequência for de 7 valores; c) a assiduidade mínima às aulas for de 75%. Caso contrário, o aluno dispõe ainda de um exame de recurso.
Em caso de desistência do aluno da avaliação contínua, a avaliação muda automaticamente para regime de avaliação final por exame.
Exame em época normal e/ou em época de recurso. O aluno é aprovado se obtiver uma nota no exame superior ou igual a 9,5 valores.
No âmbito da avaliação continua ou de exame os alunos podem ser convocados a provas orais para defesa de nota.

Bibliografia

Johnson, R. and Wichern, D. W. (2007), Applied Multivariate Statistical Analysis, 6th Edition, Prentice Hall, New Jersey
Manly, B. F.J. and Alberto J. A. N., (2016), Multivariate Statistical Methods 4th Edition. Routledge.
Morrison, D. F. (2004), Multivariate Statistical Methods, 4th Edition, Duxbury Press
Randall E. Schumacker. (2015), Using R With Multivariate Statistics 1st Edition. Publisher SAGE Publications Inc. housand Oaks, United States. ISBN10 1483377962. ISBN13 9781483377964.
Reinhart V., R., (2013), Advanced and Multivariate Statistical Methods: Practical Application and Interpretation 5th Edition. Routledge.

Equipa Docente