2024

Ecologia Geral

Nome: Ecologia Geral
Cód.: PAO02672L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar o aluno de conhecim entos gerais de ecologia no sentido de interpretar a organização da Ecosfera


nos processos evolutivos.


Fornecer conhecim entos técnicos de base tendo em vista um a intervenção profissional na área do


am biente.

Conteúdos Programáticos

Ecologia: Definições e conceitos; relações com as ciências da Natureza e do Homem ; relevância para a


intervenção profissional na área do Ambiente.


- Estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Circulação de matéria e fluxo de energia – modelo de


Kormondy. - Ciclos biogeoquímicos: Ciclos globais e ciclos locais; problemas da intervenção humana.


- Princípios relativos aos factores limitantes. Aplicação aos produtores e aos decom positores -


implicações no processamento da matéria detrítica. Implicações na distribuição dos organismos e no


sucesso das introduções de espécies. O s factores limitantes na interpretação do mosaico paisagístico


- Produção e estrutura trófica: factores da produção e distribuição mundial. Produção secundária.


Cadeias tróficas. Eficiências ecológicas. Relação dimensão dos organismos - metabolism o e implicações


nas taxas de consumo e no funcionamento geral do sistema.


- Populações: Características: Densidade, Natalidade, Mortalidade, Emigração e Imigração, Razão de


sexos, Curvas de sobrevivência, Taxa de incremento populacional. Crescimento exponencial e logístico.


Estratégia de selecção r e K. Análise da estrutura de pirâmides etárias. Breves elementos de demografia


e ecologia humana. Interacção predador - presa: modelos. Interacção competitiva, nicho ecológico e


competição, Princípio da exclusão competitiva e implicações na organização das comunidades. Factores


e Modelos de regulação populacional.


- Comunidade: Estrutura da comunidade. Factores de diversidade específica.


Diversidade específica na avaliação das pressões antropogénicas e da qualidade ambiental. Teoria


Biogeográfica das Ilhas – implicações nas redes de espaços verdes, e áreas classificadas. Estrutura da


comunidade e estabilidade. Homeostasia e resiliência.


- Sucessão. Evolução dos ecossistemas. Fases pioneiras, estados serais e climax. Teorias do climax. A


evolução dos ecossistemas e a estrutura da paisagem . Sucessão terrestre – sucessão primária e


secundária. Sucessão aquática e eutrofização (natural e cultural). Intervenção humana para contrariar o


envelhecimento de alguns ecossistemas.


 

Métodos de Ensino

Apresentação dos conteúdos programáticos em sessões teóricas.


Discussão dos conteúdos program ticos através da análise de artigos científicos, da visualização e discussão de filmes e da realização de exercícios práticos em sessões práticas.


Visita de estudo e/ou trabalho de campo quando possível face a disponibildades financeiras e compatibilidade de hórário.


 

Avaliação

Na avaliação são contabilizadas as seguintes 3 componentes com os pesos indicados (em percentagem ):
- Componente teórica – Prova escrita 60%
- Componente prática – Relatórios de trabalhos realizados nas aulas 35% (caso não se realizem a percentagem migrará para a componente teórica)
- Participação e assiduidade 5%
O aluno é aprovado se obtiver a classificação global mínima de 9,5 valores (47,5%) com classificação mínim a de 47,5% tanto na (s) prova (s) escrita (s)
como no conjunto dos relatórios (nº mínimo de relatórios entregues 75% do total), ou seja, têm que obter aprovação nas duas componentes.
Há 3 tipos de provas escritas:
2 Frequências ou 1 Exame, e 1 Recurso.
Os alunos que se submetam às frequências e reprovem deverão submeter-se a exame de recurso (não poderão ir ao exame normal)
Os alunos que na 1ª frequência obtiverem classificação inferior a 8,5 valores não podem realizar a 2ª frequência
Os alunos que não se submetam às frequências (ou só à 1ª) poderão ir a exame e se reprovarem neste, deverão submeter-se ao exame de recurso.
Os alunos que não se submetam a frequências nem a exame deverão efectuar o exame de recurso.

 

Bibliografia

Bernardo, J.M. 1995. Ecologia das Populações e das Comunidades. Universidade Aberta, Lisboa;


Krebs, C.J. 2009. Ecology: the Experimental Analysis of Distribution and Abundance. 2ªed., Harper & Row, N.Y.;


Margalef, R. 1974. Ecologia. Ediciones Ómega, Barcelona;


O dum , E.P. 1983. Basic Ecology. Holt-Saunders International Editions;


Ricklefs R.E. & G.L.Miller 1999. Ecology. W.H.Freeman, N.Y.