2024

Pedologia

Nome: Pedologia
Cód.: GEO10079L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geociências

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar conhecimentos fundamentais sobre o solo, enquadrados pela relação entre as suas funções ambientais e os principais tipos de ocupação do território, salientando a contribuição do conhecimento sobre o recurso solo como parte importante do "Sistema Terra".


Os alunos devem conseguir compreender, interpretar, descrever e transmitir, em linguagem técnica adequada, informação de âmbito geral sobre o solo, nomeadamente, sobre as suas funções, constituintes e propriedades fundamentais.


Espera-se ainda que consigam: distinguir entre as principais unidades taxonómicas da Classificação dos Solos de Portugal; ler e interpretar cartografia de solos bem como os parâmetros morfológicos e analíticos básicos de caracterização de um solo; descrever os principais processos de degradação do solo e os tipos de uso da terra em que esses processos se manifestam com maior intensidade.

Conteúdos Programáticos

Solo: funções e enquadramento no espaço e no tempo.


Perfil, horizontes e constituintes do solo. 


Propriedades químicas.


Propriedades físicas.


Classificações de solos.


Cartografia e sistemas de informação de solos.


Tipos de degradação do solo e uso sustentado do solo.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas alternando a exposição estruturada da matéria teórica com a realização de exercícios de aplicação de diferentes tipologias, nomeadamente, trabalhos laboratoriais, documentais, resolução de problemas e pequenos questionários. Embora alguns trabalhos possam ser realizados em grupo, a maioria das atividades práticas são individuais. 

Avaliação

A avaliação da disciplina envolve duas provas eliminatórias: duas provas escritas  complementares do programa (1ª Frequência e 2ª Frequência) onde cada uma delas abrange cerca de metade do programa ou, em alternativa, uma prova  escrita sobre a totalidade do programa (Exame Final). O Exame de Recurso é comum às duas alternativas.


Se o aluno optar pelas duas frequências a Nota Final (NF) resultará da média aritmética das notas das duas provas, arredondada apenas na NF, sendo que, para fazer a 2ª Frequência o aluno necessita ter 7,5 valores de nota mínima na 1ªF;


Se o aluno optar pelo Exame Final, a NF será igual aos valores obtidos no Exame, arredondados


Se o aluno não conseguir aprovação na disciplina em nenhuma das opções anteriores, ele poderá fazer o Exame de Recurso e a sua NF será igual aos valores obtidos no Exame de Recurso, arredondados.

Bibliografia

 ·        Alexandre, C. 2007. Síntese da “World Reference Base for Soil Resources” (WRBSR) 2006. Apontamentos didácticos no âmbito da Pedologia. Departamento de Geociências, Universidade de Évora.


·         Alexandre, C. 2007b. Exercícios práticos e complementos teóricos para Fundamentos da Ciência do Solo. Departamento de Geociências. Universidade de Évora.


·         Brady, Nyle C, Weil, Ray R. 2003. Elements of the Nature and Properties of Soils. Prentice Hall.


.           Cardoso, J. Carvalho. 1965. Os Solos de Portugal. Sua classificação, caracterização e génese. 1 - A sul do rio Tejo. Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas. Secretaria de Estado da Agricultura. Lisboa


·         Cardoso, J. Carvalho. 1974. A Classificação dos Solos de Portugal – nova versão. Boletim de Solos nº 17, p.14-46. Serviço de Reconhecimento e de Ordenamento Agrário. Secretaria de Estado da Agricultura. Lisboa.


·         Costa, J. Botelho da. 1975. Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.


·         Madeira, M.A.V. 1977. A erosão e seu controlo. Apontamentos da disciplina de Pedologia e Conservação do Solo, 50 pp. Instituto Superior de Agronomia. Lisboa.


·         Porta, J. López-Acevedo, M., Roquero, C. 1999. Edafologia para la agricultura y el médio ambiente (2ª ed.). Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.


·         Ricardo, R. Pinto. 1970 – Génese e evolução dos solos. Apontamentos da disciplina de Pedologia e Conservação do Solo. Instituto Superior de Agronomia. Lisboa.


·         Sousa, Edgar C. 1993a. Nomenclatura de horizontes e camadas do solo (versão actualizada). Pedon nº 11. Sociedade Portuguesa de Ciência do Solo.·         Sousa, Edgar C. 1993b. Poluição do solo. Documento provisório, 10 pp. Instituto Superior de Agronomia.


·         Sampaio. Elsa, P.M. 1999. Utilização da Carta de Solos. Departamento de Geociências, Universidade de Évora. Évora.


·         Sampaio. Elsa, P.M. 2004. Funções do Solo. Departamento de Geociências, Universidade de Évora. Évora


·         Sampaio. Elsa, P.M. 2005a. Noções básicas de cartografia. Departamento de Geociências, Universidade de Évora. Évora 


·         Sampaio, Elsa. 2005b. Análise Crítica da Carta de Capacidade de Uso dos Solos. Departamento de Geociências. Universidade de Évora. Évora.


·         Sampaio, Elsa. 2006. Mineralogia dos solos. Departamento de Geociências. Universidade de Évora. Évora.


·         Sampaio, Elsa. 2008a. Solo Ordenamento e Gestão do Território. Departamento de Geociências. Universidade de Évora. Évora.


·         Sampaio, Elsa. 2008b. Conservação do solo/Desertificação. Departamento de Geociências. Universidade de Évora. Évora. 

Equipa Docente (2023/2024 )