2024

Mineralogia

Nome: Mineralogia
Cód.: GEO02676L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geociências

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos: 
Conceito de mineral e de estrutura cristalina da matéria. Noções básicas de óptica de meios cristalinos translúcidos; e
Reconhecimento da ocorrência de transformações mineralógicas. Conhecimento dos principais critérios da sistemática mineralógica e dos principais grupos de minerais ocorrentes na crusta terrestre - caso particular dos silicatos constituintes das rochas comuns.


Competências a adquirir: 
Identificar as principais espécies minerais ocorrentes na crusta terrestre, por observação sumária em amostra de mão e através das principais propriedades ópticas de minerais translúcidos, e reconhecer a composição química dos principais minerais constituintes das rochas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: História e evolução da mineralogia
2. Conceito de mineral: Noção de mineral e cristal. Tipos de estados da matéria.
3. Cristalografia elementar: Simetria 2-D e grupos planares . Simetria 3-D, sistemas cristalográficos, redes de Bravais e grupos poptuais 3-D . Índices de Miller e formas cristalográficas. Introdução à cristalografia de raio-x. Maclas.
4. Cristaloquímica: Números de coordenação e poliedros de coordenação
5. Propriedades físicas: Cor, brilho, risca, hábito, dureza, clivagem fractura e magnetismo.
6. Cristalo-óptica: Propriedades ópticas dos minerais em luz polarizada
7. Mineralogia sistemática: Classe, família, grupo, espécie e séries minerais.
8. Sistemática de não silicatos: Elementos nativos, haletos, sulfatos, carbonatos, fosfatos, sulfuretos, óxidos e hidróxidos.
9. Sistemática de silicatos: Nesossilicatos, sorossilicatos, ciclossilicatos, inossilicatos de cadeia simples e cadeia dupla, filossilicatos e tectossilicatos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com componente expositiva apoiadas em apresentações Power-Point, em caderno de apontamentos produzidos pelo docente da disciplina  e disponibilizados aos alunos através da plataforma Moodle. Resolução de questões concretas no quadro.


Aulas práticas com recurso a exposição de matéria no quadro, identificação macroscópica de minerais (amostra mão) através da utilização de chaves dicotómicas de identificação e identificação microscópica de minerais (lâmina delgada) ao microscópio petrográfico através da utilização de tabelas de identificação, produzidas pelo docente da disciplina.

Avaliação

Avaliação efetuada por regime de frequências teóricas e prática (ambas no meio e no final do semestre) ou por exame final teórico e prático. Nota final = 60% avaliação teórica + 40% avaliação prática

Bibliografia

Klein, C. and Hulbert, C. (1995) - “Manual of Mineralogy (after J. Dana)”, JW & Sons Inc., 681 pp., 21st. Ed. ou edição mais recente
Blackburn, W. and Dennen, W. (1994) - “Principles of Mineralogy”, WCB Publishers, 413pp., 2nd. Ed. 
Deer, W. A.; Howie, R. A.; Zussman, J (2000) - "Minerais Constituintes das Rochas, uma introdução" F. C. Gulbenkian, 727pp.
Mackenzie, W. & Guilford, C. (1996) - “Atlas de Petrografia - Minerales formadores de rocas en lámina delgada”, Masson, 98pp.
Informação on-line disponibilizada por sites de referência (e.g. http://www.geosociety.org/; http://www.minsocam.org/; http://www.minersoc.org/; http://www.webmineral.com; http://www.mindat.org)