2024

Técnicas de Campo em Geociências

Nome: Técnicas de Campo em Geociências
Cód.: GEO02673L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geociências

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objectivos desta UC são a familiarização dos alunos com o trabalho de campo; incentivar o gosto pela Geologia e compreender as relações geométricas entre as diferentes rochas que ocorrem em determinado local; e, relacionando esta observação com as competências previamente adquiridas, formalizar de forma coerente uma sucessão de eventos geológicos que presidiram à génese das mesmas.


Assim, tecnicamente, pretende-se que os formandos aprendam a preencher correctamente o livro de campo de forma metódica e estruturada; a dominar a utilização bússola em Geologia, nomeadamente na determinação da atitude de planos e linhas assim como na determinação de azimutes e orientação no terreno; saber quais os procedimentos e critérios de amostragem e recolha de informação geológica em afloramentos rochosos.


Também lhes são dadas competências que lhes permitem identificar e caracterizar rochas, minerais e estruturas geológicas no campo assim como noções elementares sobre a leitura e interpretação de cartas topográficas e geológicas.


Os alunos são ainda iniciados na utilização do GPS como ferramenta auxiliar no trabalho de campo.


Por fim, as preocupações com a preservação dos afloramentos geológicos que podem ou não ter interesse como geomonumentos, sendo transversais a todas as disciplinas, nesta são especialmente observadas dado tratar-se da primeira UC do curso em que o trabalho de campo e realizado de forma sistemática e demorada.

Conteúdos Programáticos

Utilização da bússola em Geologia: Referência à declinação magnética e sua determinação em cartas topográficas à escala 1:25.000; Orientação da carta topográfica à escala 1:25.000 através da bússola; Determinação de azimutes e localização no campo pelo método dos azimutes inversos; Determinação da atitude de um plano; Determinação da atitude de uma linha.


Minerais e Rochas: Identificação e caracterização de minerais, rochas sedimentares, rochas ígneas e rochas metamórficas por exame macroscópico;


Execução de perfis geológicos à escala do afloramento.


Execução de colunas estratigráficas sintéticas elaboradas com base nas observações efectuadas à escala do afloramento.


Elaboração de plantas esquemáticas interpretativas das observações realizadas à escala do afloramento.


Utilização do GPS na orientação e localização geográfica e na marcação de pontos no GPS e nas cartas topográficas de apoio ao trabalho de campo. 

Métodos de Ensino

As noções elementares de topografia e leitura de mapas geológicos são ministradas em sala de aula. Realização de um exercício prático de localização e orientação no terreno com o objectivo de consolidar a utilização das cartas topográficas e geológicas na localização dos pontos de registo de dados nas mesmas; nesta aula é introduzida a utilização do GPS para o mesmo fim.


As visitas de estudo com a duração de um dia foram realizadas por ordem crescente de complexidade das estruturas representadas. Em todas as visitas foi dado destaque à identificação e caracterização de materiais (rochas e minerais) e estruturas (contactos geológicos, falhas, dobras, diaclases, etc.).


Através de exposição estruturada, exemplificação, resolução de exercícios, e orientação no preenchimento do livro de campo, os alunos aprendem metodologias de observação sistemática na recolha de dados em contexto real.


 


Observando as preocupações de preservação dos afloramentos geológicos para memória futura, sempre que se justificou e em situações não comprometedoras para a sua preservação, foram recolhidas amostras por forma a exemplificar os procedimentos a ter no processo de amostragem.

Avaliação

Avaliação continua - 25%; Livro de campo - 25%; Duas frequências nos campo ou exame final teórico/prático com avaliação oral obrigatória - 50%.

Bibliografia

Apontamentos policopiados cedidos pelo professor.


Coe, A.L., Argyles, T., Rothery, D., Spicer, R., (2010) – Geological Field Techniques. Wiley Blackwell; ISBN: 1444330624; 336 pp.


Compton, Robert R. (1985) – Geology in the Field. John Wiley & Sons, New York – ISBN: 0-471-84324-5 - 398 p.


Maltan, Alex (1990) – Geological Maps, An Introduction. Open University Press, UK. ISBN: 0-335-15215-5. 184 p.


McGeary, D. & Plummer, C. (1998) – Earth Revealed. Third edition. WCB/McGraw-Hill. 542 p.