Geologia Geral
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Reconhecimento da Terra enquanto entidade dinâmica no passado e no presente. Compreender a relação entre a geodinâmica interna e externa. Compreender a relação da estrutura dos minerais com a estrutura e variabilidade litológica da Terra. Reconhecimento da Geologia enquanto ciência que previne, reconhece e mitiga os impactos geológicos naturais e antropomórficos.
Conteúdos Programáticos
Programa 1 - Importância do Estudo da Geologia; Exemplos de campos de aplicação da Geologia. Geologia e Sociedade; Geologia em Portugal, Modelos evolucionistas. 2 – Estrutura interna da Terra; Métodos directos e indirectos. Estudo dos Meteoritos. Abundância dos elementos. Zonamento químico e físico. 3- Tectónica de placas e Ciclo de Wilson; Deriva dos continentes, Expansão dos oceanos. Temperatura de Curie e Campo magnético. Os continentes e os oceanos; morfologia e registo geológico. 4 – Minerais, Cristalografia e modelos cristalográficos; Tipo de ligações químicas, solução sólida. Classificação dos minerais. Sistemática dos Silicatos. Minerais e o ciclo das rochas. 5 – Rochas magmáticas; Magma, fusão parcial, composição dos magmas, evolução da composição dos magmas. Magmatismo e tectónica de placas. Vulcanismo. 6 – Rochas sedimentares; meteorização; transporte, sedimentação e diagénese. Sistemática de rochas sedimentares. 7 – Rochas metamórficas; Deformação, metamorfismo e tectónica de placas. 8 – Introdução à cartografia geológica. 9 – Sistema Hidrológico; Processos de meteorização física e química, sistemas fluviais, sistemas litorais, sistemas glaciares, vertentes e movimentos de massa. 10 – Geologia de Portugal. Geologia de Portugal e tectónica de placas. Aulas práticas- Descrição de amostras geológicas em amostra de mão; Minerais; Rochas ígneas; Rochas sedimentaresRochas metamórficas; Cartografia - Resolução de exercícios.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas foram efectuadas com recurso a apresentações em Power-Point (que foram disponibilizadas aos alunos através da plataforma Moodle) e quadro.
As aulas práticas foram efectuadas com recurso a exposição de matéria no quadro e utilização de materiais geológicos (amostras de minerais e rochas) que se encontram na sala CLAV-124. Foi oferecida aos alunos a possibilidade de estudo, sempre que achassem necessário, das amostras de mão fora do horário das aulas.
Avaliação
Nota final= 50% prática + 50% téorico
Prática: 4 mini-testes (Minerais, rochas ígneas, rocha sedimentares e metamórficas, mapas) ou exame final
Nota mínima 9,5
Teórica:2 Frequências (nota mínima para ir à 2ª frequência 8 valores) ou exame final (nota mínima 9.5 valores) mais recurso
Bibliografia
- Understanding Earth (2007) Grotzinger, Jordan, Press, Siever. 5th edition Freeman and Company, 579 pg mais apêndices.
-Decifrando a Terra (2000) Teixeira, Toledo, Faichild e Taioli. Oficina de Textos. 557 pg.-Earth Science and the Environment (1999), Thompson e Turke 2nd edition.589 pg mais apêndices.
Earth: an introduction to physical geology. Edward J. Tarbuck, Frederick K. Lutgens; 6ªth ed; New Jersey: Prentice Hall, 1999. -
XVII, 638 p.; ISBN 0-13-011201
Earth's dynamic systems . W. Kenneth Hamblin, Eric H. Christiansen, 9th ed; New Jersey: Prentice-Hall, 2001. - XVIII, 735 [30] p.; ISBN 0-13-018371-7
Modern physical geology. Graham R. Thompson, Jonathan Turk, Philadelphia: Saunders College Publishing, 1993. - 608 p.;ISBN 0-03-096910-7
Informação
on-line disponibilizada por sites de referência (e.g. http://www.mnhn.ul.pt/;
http://www.geopor.pt/; http://ucmp1.berkeley.edu/timeform.html;
http://atlas.es.mq.edu.au/users/pingram/v_earth.html).
Bibliografia Complementar
- Breve História de Quase tudo (2004) – Bill Bryson, Quetzal. 495 pg.- A Espuma da Terra (1988) Claude Allègre. Gradiva, 399 pg.