2024

Biologia de Invertebrados

Nome: Biologia de Invertebrados
Cód.: BIO02681L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Biologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da unidade curricular os alunos deverão possuir as bases do conhecimento subjacentes ao estudo dos Invertebrados de um ponto de vista evolutivo e funcional. Compreender a evolução anatómica e funcional, resultantes da adaptação a novas condições ambientais. Aprofundamento do conhecimento da sistemática e taxonomia dos invertebrados. Desenvolver os conhecimentos da língua inglesa aplicada ao estudo dos invertebrados. Comunicar os resultados através da elaboração de relatórios, escritos ou orais; interagir criticamente com outros colegas através da
participação em fóruns e outras actividades on-line; utilizar a plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora (Moodle).

Conteúdos Programáticos

Com as primeiras seis aulas teóricas pretendemos atingir os seguintes objectivos: (1) Definir alguma terminologia básica; (2) Introduzir alguns novos conceitos; (3) Apresentar alguns dos temas que iremos desenvolver ao longo da disciplina. Nas restantes aulas, estes temas continuarão a estar presentes mas, agora, já numa perspectiva comparativa inter e intra taxa. As aulas práticas de laboratório acompanham o desenvolvimento do programa das aulas teóricas, relativamente à morfologia e anatomia funcional dos principais taxa de Invertebrados. As primeiras oito aulas práticas serão dedicadas ao estudo da morfologia e anatomia funcional dos: Protozoários, Espongiários, Cnidários, Platelmintes, Pseudocelomados (Nemátodes e Rotíferos), Anelídeos e Artrópodes (Queliceriformes, Miriápodes e Insectos). Nas restantes aulas práticas serão estudados os: Artrópodes (Crustáceos - Cirrípedos e Decápodes), Moluscos (Gastrópodes Prosobrânquios, Bivalves e Cefalópodes) e Equinodermes.

Métodos de Ensino

Módulo teórico presencial. Módulo prático presencial privilegiando: a observação, identificação e manipulação de invertebrados frescos ou conservados em aulas laboratoriais; e a observação e identificação de invertebrados em visitas de estudo ao seu habitat natural e a locais relacionados com a sua utilização humana (por exemplo, museus, aquários, lotas de pesca). Para a realização destas visitas de estudo, serão aproveitadas condições existentes nos Pólos da Mitra e Sines (CIEMAR), em cuja vizinhança podem ser realizadas aulas de terreno, e em cujas estruturas podem ser realizadas aulas práticas laboratoriais e estadias de estudo de curta duração.
Avaliação
Teórica: Exame ou 2 Frequências; Prática: Exame e/ou relatório.

Bibliografia

Hickman, C.P., L.S, Roberts & A. Larson, (1997). lntegrated principals of zoology. WCB, Wm C. Brown PubI., 900p.
Moore, J. 2006. An Introduction to the Invertebrates (2 ed). Cambridge University Press.
Brusca, R. C. & G.J. Brusca 2002. Invertebrates (2 ed). Sinaeur Associates, Inc. Publishers