2024

Introdução ao Estudo da Biologia

Nome: Introdução ao Estudo da Biologia
Cód.: BIO02671L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Biologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade tem como objectivos dar uma introdução à ciência biológica integrativa, onde se procura destacar as diversas interfaces com a geologia e destacando os sistemas de organização da diversidade biológica, os mecanismos envolvidos no funcionamento da célula, a origem da vida e a evolução como princípio integrador da Biologia. Procura-se  também sensibilizar os alunos para os principais avanços científicos na área da biologia e o impacto da sua aplicação na sociedade. Os estudantes que completarem esta unidade curricular deverão adquirir uma perspectiva integrada da Ciência Biológica, entender os mecanismos de base, e também contextualizar as suas mudanças e os seus avanços recentes.

Conteúdos Programáticos

1. A Evolução Biológica: do Precâmbrico aos tempos actuais 2. A diversidade biológica e formas de organização.  3. A célula como unidade dos seres vivos. 4. Sistemas funcionais para a Vida: respiração e fotossíntese. 5. O mecanismo hereditário; DNA e RNA como moléculas-base da vida. 6. O mundo microbiológico (“masters of the biosphere”). 7. O mundo vegetal: a paleobotânica 8. O mundo animal. 9. Evolução como tema unificador da Biologia. 10. Biotecnologia e questões sociais relevantes.

Métodos de Ensino

Exposição de alguns conceitos básicos/áreas em Biologia, um por cada aula presencial. Leitura e análise de artigos de científicos. Visionamento de pequenos video-documentários apropriados. Utilização do Moodle e mailing list para comunicação de informação e contactos. A avaliação (contínua) consiste na realização de 2 exames de frequência, uma a meio do semestre (incidindo sobre a primeira metade da matéria leccionada) e outra na última aula (incidindo sobre a segunda metade da matéria leccionada), cada uma valendo 50% da classificação (escala 0-20 val.). Alternativamente, os alunos podem optar pelo exame final, em época a seleccionar.

Avaliação

Avaliação contínua (2 provas) ou exame final.

Bibliografia

A bibliografia essencial consiste num conjunto de textos (de leitura obrigatória) por tema, a serem distribuidos na semana anterior a cada aula. No entanto, ficam aqui como referência, 3 livros seleccionados:

Luisi, P.L. 2006. The emergence of life: from chemical origins to synthetic biology. Cambridge University Press.
Margulis, L. & D. Sagan. 1995. What is life? Univ. of California Press.
Purves, Orians, Heller e Sadava. 2003. LIFE: The Science of Biology. Sinauer.