2023

Petrologia Ígnea

Nome: Petrologia Ígnea
Cód.: GEO02677L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geociências

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Após uma introdução centrada no ciclo petrogenético da litosfera, é oferecida ao aluno uma visão sequencial integrada das rochas e ambientes ígneos. Para além da sistemática inerente, é objectivo central dar a conhecer métodos e técnicas susceptíveis de fornecer informação de carácter petrogenético.


 

Conteúdos Programáticos

Introdução: fundamentos de mineralogia e campos de estabilidade dos minerais; diferenciação química, mineralógica e litológica no planeta Terra; ambientes geodinâmicos e ciclo petrogenético da litosfera.


Petrologia Ígnea: enquadramento geodinâmico do magmatismo; critérios de classificação das rochas ígneas; processos de génese e diferenciação dos magmas; interpretação gráfica dos processos ígneos; tipologia química dos magmas; estudo e classificação de rochas ígneas nas escalas macroscópica e microscópica (aulas práticas).


 

Métodos de Ensino

Ensino teórico: aulas presenciais expositivas; preocupação em interagir com os alunos de forma a estimular a capacidade de raciocínio e potenciar o espírito crítico relativamente a boa parte das matérias leccionadas; são postos à disposição elementos de estudo em papel e em formato digital (via Moodle).


Ensino prático: aulas laboratoriais centradas na observação de preparações microscópicas de rochas; nestas aulas o docente acompanha cada aluno nas diferentes tarefas a realizar promovendo, no entanto, de forma crescente ao longo do semestre, a progressiva autonomia dos alunos relativamente às metodologias praticadas.


 

Avaliação

No início do semestre, docente e alunos chegaram a acordo sobre os métodos de avaliação.


Avaliação teórica (75 % da nota final): 2 chamadas de exame na época normal (é selecionada a melhor nota); 1 exame na época de recurso.


Avaliação prática  (25 % da nota final): relatórios das aulas práticas.


 

Bibliografia

PHILPOTTS, A.R. & AGUE, J.J. (2010) Principles of Igneous and Metamotphic Petrology - Cambridge Univ. Press.


COX, R. G.; BELL, J. D.; PANKHURST, R. J. (1979) The Interpretation of Igneous Rocks - George Allen & Unwin P. Ltd., London.


DORADO, A. C. (1989) Petrografia Basica: Texturas, clasificación y nomenclatura de rocas - Paraninfo, Madrid.


LOPES, J. C. (2012) Composições Mineralógicas Virtuais em Rochas Ígneas: Norma CIPW – Universidade de Évora.