2023

Biologia Molecular

Nome: Biologia Molecular
Cód.: BIO02690L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Biologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Abordar as implicações das descobertas da biologia molecular, nomeadamente as relativas ao controlo da expressão genética e à replicação do DNA, na compreensão dos diversos fenómenos celulares, quer em procariotas quer em eucariotas. Por outro lado, pretende-se uma abordagem das técnicas de biologia molecular (análise de DNA e RNA, PCR, clonagem, etc), essenciais quer no estudo de questões biológicas fundamentais, quer nas aplicações práticas da engenharia genética nomeadamente em saúde, agricultura, etc. Os alunos deverão adquirir os conhecimentos de base dos fenómenos moleculares estudados. Deverão adquirir a capacidade de interpretar situações novas à luz dos conhecimentos integrados. Deverão ainda ser competentes na planificação de experiências e na interpretação de resultados concretos envolvendo as várias metodologias práticas abordadas. Desenvolver a capacidade de efectuar pesquisa de informação com recurso às novas tecnologias de comunicação e de informação.  Desenvolver a capacidade de utilizar a plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora (Moodle).

Conteúdos Programáticos

Parte I. PERPETUAÇÃO DO DNA


1. Genes e Cromossomas.


2. Replicação do DNA.


3. Recombinação e transposição.


4. Mutação e reparação


Parte II. EXPRESSÃO GENÉTICA


5. Transcrição.


6. Tradução.


7. Regulação da expressão genética


Parte III. TÉCNICAS E APLICAÇÕES


8. Métodos analíticos e preparativos em biologia molecular.


9. Técnicas em Biologia molecular. Tecnologia de DNA recombinante. Bioinformática


 


       10. Aplicações em engenharia genética

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas (sessões teórico-práticas, laboratoriais e bioinformática).


Nas aulas práticas iniciais, e após breve exposição pelo docente sobre técnicas específicas, os alunos analisam um artigo científico e expõem-no brevemente. Os artigos são selecionados de modo a apresentar as técnicas de biologia molecular mais comuns.


Posteriormente, nas aulas práticas laboratoriais, os alunos realizam um pequeno trabalho the investigação completo, desde a extração de DNA até a análise de sequências (aulas de bioinformática). Os alunos utilizam algumas das técnicas laboratoriais mais usadas em biologia molecular nomeadamente extração de DNA, PCR e electroforese em gel de agarose. Nas aulas práticas de Bioinformática os alunos utilizam ferramentas de Bioinformática para análise das sequências anteriormente obtidas, incluindo filogenia molecular. 


 


Por email, o docente mantém contacto regular com os alunos, disponibilizando-se para responder às dúvidas e prestar conselhos aos alunos, sobre a bibliografia, etc.

Avaliação

Avaliação Contínua: dois testes escritos (peso relativo de 50% cada). Poderão ser realizados pequenos questionários/trabalhos ao longo do semestre, com um peso máximo de 10% da nota final da componente teórica e/ou prática.

Avaliação final: exame escrito.

Todos os testes e exames serão constituídos por dois elementos: um para a componente teórica e outro para a componente prática.
A nota final resulta da ponderação das duas componentes: componente teórica (70%) e componente prática (30%). Para aprovação à UC é necessário obter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das duas componentes (teórica e prática).

Bibliografia

-Lewin, B. (2008) Genes IX, 9 ª edição, Oxford University Press, Oxford


-Brown, T.A. (2010) Gene Cloning and DNA Analysis: An Introduction. 6ª edição, Blackwell Science Inc, London


-Hartl, D., Jones, E. (2001) Genetics. Analysis of Genes and Genomes 5th Ed., Jones and Bartlett Publishers, Sudbury


-Brown, T. A. (1999) Genomes, 1ª edição, Wiley


 


-Oliveira, S. (2000) “Introdução à Biologia Molecular”- Textos de apoio, Departamento de Biologia, Universidade de Évora

Equipa Docente