2023
Biologia de Vertebrados
Nome: Biologia de Vertebrados
Cód.: BIO02688L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Biologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Desvendamos o segredo do sucesso evolutivo das lampreias, tubarões, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e como a partir da água ocorreu a colonização do meio terrestre e a conquista dos céus.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir as bases do conhecimento subjacentes ao estudo dos Cordados de um ponto de vista evolutivo e funcional. Compreender a evolução anatómica e funcional dos vertebrados, resultantes da adaptação a novas condições ambientais. Aprofundar o conhecimento da sistemática e taxonomia dos vertebrados.
Desenvolver a capacidade de observação, identificação e manipulação de vertebrados no terreno e no laboratório.
Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação científica relevante, e de análise e discussão de trabalhos científicos relacionados com a biologia de vertebrados.
Desenvolver os conhecimentos da língua inglesa aplicada ao estudo científico dos vertebrados. Comunicar os resultados através da elaboração de relatórios, escritos ou orais; interagir criticamente com outros colegas através da participação em fóruns e outras actividades on-line.
Desenvolver a capacidade de observação, identificação e manipulação de vertebrados no terreno e no laboratório.
Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação científica relevante, e de análise e discussão de trabalhos científicos relacionados com a biologia de vertebrados.
Desenvolver os conhecimentos da língua inglesa aplicada ao estudo científico dos vertebrados. Comunicar os resultados através da elaboração de relatórios, escritos ou orais; interagir criticamente com outros colegas através da participação em fóruns e outras actividades on-line.
Conteúdos Programáticos
1. Nível de organização, características morfológicas e funcionais, classificação e características gerais dos vertebrados.
2. Classificação geral e relações filogenéticas dos Agnatha.
3. Definição e classificação geral dos Chondrichthyes.
4. Definição, classificação geral, evolução e diversidade específica dos Osteichthyes.
5. Origem, classificação geral e filogenia de Amphibia.
6. Origem e radiação adaptativa dos grupos reptilianos.
7. Definição e classificação geral das aves.
8. Definição e classificação geral dos mamíferos.
2. Classificação geral e relações filogenéticas dos Agnatha.
3. Definição e classificação geral dos Chondrichthyes.
4. Definição, classificação geral, evolução e diversidade específica dos Osteichthyes.
5. Origem, classificação geral e filogenia de Amphibia.
6. Origem e radiação adaptativa dos grupos reptilianos.
7. Definição e classificação geral das aves.
8. Definição e classificação geral dos mamíferos.
Métodos de Ensino
Módulo teórico presencial. Módulo prático presencial privilegiando: a observação, identificação e manipulação de vertebrados frescos ou conservados em aulas laboratoriais; e a observação e identificação de vertebrados em visitas de estudo ao seu habitat natural e a locais relacionados com a sua utilização humana (por exemplo, museus, aquários, lotas de pesca). Para a realização destas visitas de estudo, serão aproveitadas condições existentes nos Pólos da Mitra e Sines (CIEMAR), em cuja vizinhança podem ser realizadas aulas de terreno, e em cujas estruturas podem ser realizadas aulas práticas laboratoriais e estadias de estudo de curta duração.
Avaliação: Módulo teórico- exame escrito (40%); Módulo prático- exame prático (40%); Módulo de visitas de estudo- elaboração de relatório (20%).
Avaliação: Módulo teórico- exame escrito (40%); Módulo prático- exame prático (40%); Módulo de visitas de estudo- elaboração de relatório (20%).
Bibliografia
Kent, G.C. & L. Miller (1997). Comparative anatomy of the Vertebrares. 8th ed. WCB, Wm C. Brown PubI.; Hickman, C.P., L.S.Roberts, A.Larson, H.l?Anson, D. Eisenhour (2006). Integrated principles of Zoology (13th ed.). McGraw-Hill; Kardong, K.L. (1998). Vertebrates; Comparative Anatomy Function, Evolution. 20th ed., WCB/McGraw-HiIj, Boston, Massachusetts; Strickberger, M.W. (2000). Evolution. 3rd ed. John & Bartlett Publ.n PubI. Sudbury, Massachusetts.