2024

Economia Industrial

Nome: Economia Industrial
Cód.: ECN02364L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Economia Industrial estuda a estrutura, o funcionamento, a performance e a regulação dos mercados, a análise das indústrias e o comportamento das empresas em condições de concorrência imperfeita.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Economia Industrial tem por objetivo estudar a estrutura e o funcionamento dos mercados e das indústrias e o comportamento das empresas em condições de concorrência imperfeita. Dá ênfase à vertente empírica da análise, afastando-se da simplicidade e rigor formal dos modelos microeconómicos, para ganhar em realismo com detalhes qualitativos, quantitativos e institucionais que permitem compreender em profundidade o comportamento das empresas e a organização e funcionamento dos mercados.
No final do curso, o aluno deve ser capaz de:
- Identificar as caraterísticas fundamentais das estruturas de mercado de concorrência imperfeita;
- Identificar os fatores determinantes da estrutura dos mercados e compreender as suas implicações no comportamento das empresas;
- Utilizar os principais conceitos e instrumentos na análise dos mercados e das indústrias;
- Analisar criticamente a estrutura e funcionamento dos mercados, o comportamento das empresas e o papel dos reguladores;

Conteúdos Programáticos

1. Natureza e objeto da Economia Industrial; Abordagens de análise; Políticas públicas e regulação.
2. Questões essenciais sobre empresas, mercados e indústrias; Noção, objetivos e classificação das empresas; Mercado e mercado relevante; Mercado versus indústria; CAE; Estrutura e dinâmica empresarial em Portugal.
3. Conceito e vantagens da concorrência; Estruturas de mercado; Falhas de mercado e poder de mercado; Forças competitivas.
4. Determinantes da estrutura de mercado; Concentração; Barreiras à concorrência; Diferenciação do produto; Integração vertical.
5. Comportamentos e estratégias empresarias; Fusões e aquisições; Regulação; Cooperação empresarial; Regulamentos da UE sobre acordos entre empresas; Cartéis e conluio tácito; I&D e inovação.

Métodos de Ensino

As sessões presenciais são teórico-práticas pois combinam a exposição teórica dos temas com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem a realização de exercícios práticos e a realização e apresentação de um trabalho de grupo ao longo do semestre, dividido em 3 módulos. O método de ensino e aprendizagem inclui:
- a exposição teórica em sala de aula com projeção de slides em Power Point;
- o uso da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes;
- a análise e discussão de casos empíricos a partir de notícias, artigos, relatórios e documentos;
- a realização, apresentação e discussão de trabalhos individuais/grupo por parte dos alunos;

A avaliação contínua tem as seguintes componentes:
- Duas questões práticas (15%);
- Um exame escrito no final do semestre (40%);
- Um trabalho de grupo a realizar ao longo do semestre (45%).

Avaliação

Em conformidade com as normas regulamentares da Universidade de Évora, esta UC compreende os seguintes regimes de avaliação:


 


























Regime de avaliação



Critério de elegibilidade



Elementos de avaliação (ponderação na classificação final)



- Avaliação mista



- Participação em 75% das sessões coletivas (aulas);



Opção 1:


- Questões práticas (15%)


- Trabalho monográfico de grupo (45%);


- Teste escrito (40%);


Opção 2:


- Trabalho monográfico de grupo (45%);


- Teste escrito (55%);



- Exame final



- Participação em 75% das sessões coletivas (aulas);



- Teste escrito (100%);



- Exame de recurso



- Todos os alunos que não tenham tido aproveitamento à UC;



Opção 1:


- Teste escrito (100%);


Opção 2:


- Trabalho monográfico de grupo (45%);


- Teste escrito (55%);



 


Notas:


 - Os alunos que não participarem em pelo menos 75% das sessões coletivas ficam com acesso apenas ao exame de recurso. Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (TE) não estão sujeitos a número mínimo de presenças nas sessões coletivas.


- No regime de avaliação mista, podem escolher a opção 1 de avaliação os alunos que responderem a 3 questões práticas ao longo do semestre.


-  No exame de recurso, podem escolher a opção 2 de avaliação os alunos que tenham realizado o trabalho monográfico de grupo.


- Cada grupo deverá ser constituído por 3 ou 4 elementos.


- O trabalho monográfico de grupo será realizado ao longo do semestre em 2 módulos mais o trabalho final. A avaliação dos trabalhos monográficos inclui a apresentação e discussão em sala de aula de um módulo e do trabalho final. A classificação final do trabalho monográfico resulta da seguinte ponderação: Módulo 1 (20%), Módulo 2 (20%), Trabalho final (40%), Apresentação oral (8% + 12%). Deverá ser entregue ao docente uma cópia em papel e outra em formato eletrónico de todos os módulos e do trabalho final. 

Bibliografia

- Carlton, Dennis e Jeffrey M. Perloff (2004), Modern industrial organization, 4rd edition, Reading, MA: Addison-Wesley.
- Church, Jeffrey e Roger Ware (2000), Industrial organization: a strategic approach, Boston: McGraw-Hill.
- Lipczynski, John, John O. S. Wilson e John Goddard (2009), Industrial Organization: Competition, Strategy, Policy, 3rd edition, Essex, England: Financial Times/ Prentice Hall.
- Scherer, F. M. e David Ross (1990), Industrial market structure and economic performance”, 3rd edition, Boston: Houghton Mifflin Company.

Equipa Docente (2023/2024 )