Economia Internacional
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Nas competências gerais, incentivam-se capacidades de reflexão própria, de decisão e de comunicação escrita e oral. No âmbito profissional, desenvolvem-se aptidões para entender as relações económicas entre países e o seu condicionamento sobre a formação das políticas económicas. Reforçam-se as competências específicas com o domínio de conceitos, teorias e instrumentos de análise das relações económicas internacionais, habilitando os diplomados a trabalhar em avaliação das políticas públicas ou empresas.
Conteúdos Programáticos
- Tendências e fatores determinantes da mundialização das trocas e da produção: dinâmicas temporais do comércio e dos movimentos de fatores de produção no contexto internacional
- Teorias clássica e neoclássica do Comércio internacional: Vantagem Comparativa em modelos com diferenças tecnológicas e fatoriais
- Modernas teorias do Comércio Internacional, em contexto de concorrência imperfeita
- O modelo de Porter sobre as vantagens competitivas das nações
- Abordagem introdutória aos modelos de Geografia Económica, baseados na abordagem de Krugman
- A economia da Política Comercial e o quadro institucional do comércio internacional
- A economia da mobilidade internacional de fatores: O Investimento Direto Estrangeiro e as migrações internacionais
Métodos de Ensino
Privilegia-se a avaliação contínua, tendo por base as seguintes provas: 1 trabalho de investigação a realizar em grupo e 2 Testes escritos individuais, com a ponderação de 45%, 25% e 30%, respetivamente. Esta ponderação pretende incentivar o trabalho de investigação, a assiduidade e a participação ativa no processo enino/aprendizagem. Procura-se desenvolver capacidades de pesquisa e estimular o interesse pela investigação.
No regime de Exame considera-se a nota final obtida num exame aplicado a todos os conteúdos.
Avaliação
As normas de avaliação desta unidade curricular são as seguintes:
i. Os alunos poderão optar pelo regime de Avaliação Contínua ou pelo regime de Exame.
ii. O regime de Avaliação Contínua pressupõe a realização de 1 teste e um trabalho de grupo, com a ponderação de 50% cada. Exige-se a frequência de 75% das aulas.
iii. No regime de Exame a nota final é a obtida no exame de época normal ou de recurso. Exige-se frequência de 75% das aulas em exame (época normal)
Bibliografia
APPLEYARD, D., FIELD, A. e COBB, S. (2017), International Economics (9th Edition), McGraw Hill, New York.
GIRAUD, P. N. (2012), A Globalização: Emergências e Fragmentações, Edições Texto & Grafia, Lisboa.
KRUGMAN, P., M. OBSTFELD, and M. MELITZ (2022), International Economics: Theory and Policy, Global Edition - 12th edition, Pearson Education, Harlow, United Kingdom.
MAGRETTA, J. (2012), Michael Porter: O essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade, Centro Atlântico, Lisboa.
MEDEIROS, E. R. (2013), Economia Internacional: Comércio e Finanças (9ª edição), Escolar Editora, Lisboa.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Elsa Cristina Neves Januário Vaz [responsável]