2024

Economia Internacional

Nome: Economia Internacional
Cód.: ECN02337L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A disciplina de Economia Internacional estuda as teorias e instrumentos de análise do comércio internacional de bens, serviços e fatores, e os impactos das Políticas Públicas no nível de bem-estar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fornecer conhecimento atual sobre as tendências internacionais dos fluxos de bens/serviços e fatores produtivos. Estudo do quadro teórico e analítico para entender as causas e os efeitos da interdependência entre economias “soberanas”. Entendimento das dinâmicas estruturais da economia mundial, em especial as que decorrem dos efeitos do processo de globalização sobre a competitividade dos países, bem como dos impactes económicos das Políticas Públicas sobre o bem-estar dos agentes.
Nas competências gerais, incentivam-se capacidades de reflexão própria, de decisão e de comunicação escrita e oral. No âmbito profissional, desenvolvem-se aptidões para entender as relações económicas entre países e o seu condicionamento sobre a formação das políticas económicas. Reforçam-se as competências específicas com o domínio de conceitos, teorias e instrumentos de análise das relações económicas internacionais, habilitando os diplomados a trabalhar em avaliação das políticas públicas ou empresas.

Conteúdos Programáticos

- A Economia Internacional no contexto da economia global: caracterização do processo de Globalização perante a mobilidade internacional de produtos, serviços e fatores de produção.
- Tendências e fatores determinantes da mundialização das trocas e da produção: dinâmicas temporais do comércio e dos movimentos de fatores de produção no contexto internacional
- Teorias clássica e neoclássica do Comércio internacional: Vantagem Comparativa em modelos com diferenças tecnológicas e fatoriais
- Modernas teorias do Comércio Internacional, em contexto de concorrência imperfeita
- O modelo de Porter sobre as vantagens competitivas das nações
- Abordagem introdutória aos modelos de Geografia Económica, baseados na abordagem de Krugman
- A economia da Política Comercial e o quadro institucional do comércio internacional
- A economia da mobilidade internacional de fatores: O Investimento Direto Estrangeiro e as migrações internacionais

Métodos de Ensino

As aulas terão uma componente expositiva do programa e uma componente aplicada em que serão discutidas situações práticas. Algumas aulas serão destinadas ao acompanhamento, apresentação e discussão dos relatórios de progresso dos trabalhos e que concretizam a componente de investigação. É exigido que os alunos dediquem regularmente algumas horas de estudo da bibliografia e de pesquisa própria sobre os assuntos que compõem os conteúdos programáticos desta unidade curricular.
Privilegia-se a avaliação contínua, tendo por base as seguintes provas: 1 trabalho de investigação a realizar em grupo e 2 Testes escritos individuais, com a ponderação de 45%, 25% e 30%, respetivamente. Esta ponderação pretende incentivar o trabalho de investigação, a assiduidade e a participação ativa no processo enino/aprendizagem. Procura-se desenvolver capacidades de pesquisa e estimular o interesse pela investigação.
No regime de Exame considera-se a nota final obtida num exame aplicado a todos os conteúdos.

Avaliação



As normas de avaliação desta unidade curricular são as seguintes:


                     i.    Os alunos poderão optar pelo regime de Avaliação Contínua ou pelo regime de Exame.


                   ii.    O regime de Avaliação Contínua pressupõe a realização de 1 teste e um trabalho de  grupo, com a ponderação de 50% cada. Exige-se a frequência de 75% das aulas.


                 iii.    No regime de Exame a nota final é a obtida no exame de época normal ou de recurso. Exige-se frequência de 75% das aulas em exame (época normal)

Bibliografia

AFRICANO, A. P., F. B. CASTRO, M. FONSECA, Ó. AFONSO, R. FORTE e R. H. ALVES (2018), Comércio Internacional - Teorias, Políticas e Casos Práticos, Almedina.
APPLEYARD, D., FIELD, A. e COBB, S. (2017), International Economics (9th Edition), McGraw Hill, New York.
GIRAUD, P. N. (2012), A Globalização: Emergências e Fragmentações, Edições Texto & Grafia, Lisboa.
KRUGMAN, P., M. OBSTFELD, and M. MELITZ (2022), International Economics: Theory and Policy, Global Edition - 12th edition, Pearson Education, Harlow, United Kingdom.
MAGRETTA, J. (2012), Michael Porter: O essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade, Centro Atlântico, Lisboa.
MEDEIROS, E. R. (2013), Economia Internacional: Comércio e Finanças (9ª edição), Escolar Editora, Lisboa.

Equipa Docente (2023/2024 )