Princípios de Macroeconomia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O presente regime e regras de avaliação da disciplina visam atingir os seguintes objectivos:
- Promover o aumento da aprendizagem estimulando a compreensão, a aplicação, a análise e a síntese;
- Promover o sucesso escolar dos alunos.
- Permitir que os alunos adquiram novas competências e conhecimentos complementares aos conhecimentos científicos específicos das UC’s: o estímulo ao trabalho em equipa, a apresentação pública e discussão e defesa dos resultados desse trabalho, utilização da Internet e, em geral, das TIC, para a obtenção e difusão da informação, o contacto com a realidade económica de modo a adquirir maior ”sensibilidade” económica, etc.;
- Estimular o gosto pela Economia e pela pesquisa;
- Estimular a adoção de “comportamentos e atitudes científicas” na abordagem dos problemas (na sua perceção, análise e (tentativa) de resolução);
- Estimular o acompanhamento permanente e contínuo dos conteúdos abordados e propostos nas aulas.
Conteúdos Programáticos
I. Introdução
1.1 Economia Agregada
1.1.1 Microeconomia versus Macroeconomia
1.1.2 Variáveis e objetivos Macroeconómicos
1.2 Medição da Atividade Económica: principais agregados macroeconómicos
1.2.1 Alguns Conceitos de Contabilidade Nacional
1.2.2 Alguns Instrumentos Analíticos: Variáveis, Taxas e Índices
II. As Flutuações Económicas de curto prazo: a Teoria da Determinação do Rendimento
2.1. O equilíbrio no Mercado do Produto em economia aberta (sem movimentos de capitais)
2.1.1 O sector Privado: Consumo e Investimento
2.1.1.1 Rendimento, Consumo e Poupança
2.1.1.2 Investimento
2.1.1.3 Primeira abordagem ao rendimento de equilíbrio e à noção de multiplicador.
2.1.2. Sector Público
2.1.2.1 A composição e as funções do estado
2.1.2.2 O orçamento de estado, o pacto de estabilidade de crescimento e o tratado orçamental
2.1.2.3 Saldo orçamental e dívida pública: Uma introdução à dinâmica da dívida pública
2.1.2.4 Política orçamental; objectivos, instrumentos, e impactos. O efeito multiplicador e o mix das políticas.
2.1.3 O Sector Externo:
2.1.3.1 Balança de Pagamentos
2.1.3.2 Taxas de Câmbio, Regimes Cambiais e a teoria da Paridade do Poder de Compra (absoluta e relativa)
2.1.3.3 Balança corrente primária e seus determinantes
2.1.3.4 Os movimentos de capitais; a paridade (des)coberta da taxa de juro.
2.1.4 O equilíbrio no mercado de bens e serviços: a curva IS
2.2 A Moeda e o Equilíbrio no Mercado Monetário
2.2.1 Das funções da moeda à procura de moeda.
2.2.2 O processo de criação de moeda: O papel do banco central e dos bancos comerciais.
2.2.3 Uma introdução à política monetária: objectivos, instrumentos e impactos. O mecanismo de transmissão monetária e a regra de Taylor.
2.2.4 O equilíbrio no mercado monetário.
2.3 Do Equilíbrio Simultâneo nos Mercados do Produto e Monetário à procura agregada.
III – O lado da oferta da economia
3.1 O mercado de trabalho e a determinação dos salários: uma interpretação estática
3.1.1 Conceitos fundamentais
3.1.2 Procura e oferta de trabalho
3.1 A curva de Phillips e os seus determinantes
3.2.1 Desemprego estrutural e desemprego friccional
3.2.2 Existe uma taxa “natural” de desemprego?
3.2.3 Fontes de rigidez no mercado de trabalho
3.2 A Lei de Okun e a oferta agregada: determinantes
3.3.1 A Lei de Okun
3.3.2 A oferta agregada e seus determinantes
3.3 Procura e Oferta Agregadas da Economia. Efeitos das políticas fiscais e monetárias nos casos extremos. O princípio da dicotomia clássica e a neutralidade da moeda
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino usados nesta disciplina consistem em aulas teórico-práticas presenciais, destinadas à exposição dos fundamentos de macroeconomia sustentada pela resolução de exercícios práticos. Para além disso, faz-se ainda uso da realidade de modo a aumentar a eficácia do processo de aprendizagem dos conceitos e da sua intuição económica -resolução de exercícios, tratamento e análise de dados da economia nacional e internacional.
Utilização da plataforma moodle para ancorar o processo de ensino-aprendizagem.
O curso de Princípios de Macroeconomia irá ser apoiado num sistema interativo de e-learning onde os alunos podem ter acesso a um conjunto de estímulos e informações que os ajudarão, em qualquer hora e em qualquer local, no seu processo de aprendizagem.
Fóruns e chats temáticos, mini-testes, one-minute testes, testes resolvidos, material de apoio, painel de informações, testes de diagnóstico, etc, estarão disponíveis a qualquer hora e de qualquer local, no seguinte endereço:
O Uso desta plataforma tem ainda a vantagem de disponibilizar em permanência, toda a informação estática e dinâmica associada à disciplina. A experiência mostra que usada convenientemente, tem efeitos positivos na adesão, empenhamento e aprendizagem.
Avaliação
O regime de avaliação desta disciplina priveligiado é a avaliação contínua. O regime inclui as seguintes provas de avaliação ao longo do semestre:
TIPO DE PROVA | NATUREZA | Qt. | PONDERADOR | DATA PREVISTA |
Quizzes (15 m.) (1) | Individual | 4 (2) | 45% | Entre 29/2 e 5/3 |
Entre 29/3 e 03/4 | ||||
Entre 25/4 e 30/4 | ||||
Entre 16/5 e 21/5 | ||||
Frequência (nota mínima: 7 valores) | Individual | 1 | 50% | 23 de Maio de 2016 |
Participação Activa | individual | 1(3) | ver nota (4) |
|
EXAME (Época Normal) |
| 1 |
| 09 de Junho de 2016 |
EXAME de Recurso |
| 1 |
| 15 de Junho de 2016 |
Notas (1) : Os “quizzes” são realizados na sala em que decorrerão nos últimos 15-20 m. das aulas e sem aviso prévio.
(2) Estão previstos 4 “quizzes”, dos quais se escolherão as 3 melhores classificações obtidas para efeitos da classificação final.
(3) Em cada aula, dois estudantes apresentarão, durante 5m., um resumo sobre um tema constante do sumário previsto para a aula respetiva. Os docentes disponibilizarão, uma semana antes, os sumários previstos no portal da disciplina. O tema pode ainda ser escolhido em concertação com o docente.
(4) Aos estudantes que realizarem o número de apresentações estipuladas será atribuído um ponto em vinte na sua classificação final.
O/A estudante terá a classificação de “zero” nesta componente se o tema tratado não se enquadrar no programa da disciplina ou contiver erros grosseiros de conteúdo.
(5) Por “nota mínima” pretende-se sinalizar que os alunos com nota abaixo de 7 valores na frequência reprovarão à disciplina, sendo-lhes atribuída a nota final de 9 valores se a sua média no conjunto das provas que integram o regime de AC for superior a 9.500 valores.
Regras gerais do regime de avaliação
Regra 1: O regime de avaliação contempla: regime de avaliação contínua, regime de exame de época normal e regime de exame de recurso.
Regra 2: Não será permitida a migração dos alunos entre o regime de avaliação contínua e o de exame época normal.
Regra 3: A avaliação contínua é o regime privilegiado neste curso e pressupõe a realização de todas as provas.. Consequentemente, a não comparência terá como consequência a atribuição da classificação “zero.”
Regra 4: No regime de avaliação contínua, a comparência à frequência é obrigatória e os estudantes deverão obter a classificação mínima de 7 valores (numa escala de 0 a 20) para efeitos de “Aprovação” na UC.
Regra 5: De acordo com o R.E.I., podem apresentar-se ao exame de recurso todos os alunos que não obtiverem “Aprovação” nos dois regimes de avaliação referidos anteriormente.
Regra 6: De acordo com as regras estabelecidas pelo Departamento de Economia e aceites pelo Júri da disciplina, a presença nas sessões de contacto (SC) é obrigatória e será controlada pelo docente por uma folha de presença, rubricada pelos alunos no decurso da SC.
Regra 7: A classificação final resultará da média ponderada das classificações obtidas nas provas escritas e dos trabalhos solicitados pelos docentes, como consta do quadro seguinte.
Regra 8: Não é permitida a migração dos estudantes entre turmas a não ser em casos pontuais, de natureza provisória e sempre dependente de justificação válida nos termos do REI.
Regra 9: Os casos omissos a estas regras gerais serão resolvidos pelo júri da disciplina.
Regras de Exceção para os Trabalhadores Estudantes
Regra 10: Aos alunos que, comprovadamente e nos termos do R.E.I., sejam considerados Trabalhadores Estudantes, não se aplica a regra 2;
Regra 11: Os alunos Trabalhadores Estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua, podem, se o desejar, transitar para o regime de exame de época normal desde que não compareçam a duas provas de avaliação, com exceção da frequência;
Regra 12; Aos trabalhadores estudantes é dada a possibilidade de, se o desejarem, realizarem apenas três quizzes, dos quais apenas os 2 de melhor classificação serão usados para efeitos de cálculo da classificação final;
Reegra 13: Aos trabalhadores estudantes é facultada a possibilidade de efetuarem apenas uma apresentação;
Regra 14: Os ponderadores a usar no cálculo da nota final para os trabalhadores estudantes são idênticos aos usados para os restantes estudantes;
Obrigatoriedade na presença às Sessões de Contacto (SC)
De acordo com o artigo 6 do Regulamento Escolar Interno (Ordem de serviço nº 18/2012 de 23 de Agosto), a presença nas aulas é obrigatória.
De acordo com o disposto no número 2 daquele artigo, é condição necessária para obter aproveitamento na disciplina (independentemente do regime de avaliação – avaliação continua e avaliação final) a presença a, pelo menos, 75% das sessões de contacto efetivamente lecionadas.
Aos alunos com o estatuto de “trabalhador estudante” aplica-se o número 3 do mesmo artigo.
De acordo com o disposto no número 4 do artigo 18 e no número 2 do artigo 6 do Regulamento Escolar Interno, o acesso ao exame de época de recurso não está dependente de qualquer limite mínimo de presença nas aulas.
Bibliografia
Amaral J. F. et al. (2007), Introdução à Macroeconomia, Escolar Editora, Lisboa.
Belbute, J. M. M. (2003); Princípios de Macroeconomia Gradiva, Lisboa.
Blanchard, Olivier (2000); Macroeconomics, Prentice Hall International, London
Burda, M. & C. Wyplosz (2011); Macroeconomia¸uma visão europeia, 5nd Edição,Oxford University Press, Oxford-Verlag Dasofer.
Burda, M. & C. Wyplosz (2009); Macroeconomics: An European Text, 5nd Edition,Oxford University Press, Oxford.
Dornbush, R. , S. Fischer e R. Startz (2009); Macroeconomia McGraw-Hill- 10th Ed., Lisboa
Gordon, R. (2009); Macroeconomics, Pearson 11th Ed.
Hall R. E. and Taylor, J. B. (1996); Macroeconomics, Norton International Student Edition, 5ª Ed., London.
Mankiw, N. G. (2000); Macroeconomics, 4ª Ed. Worth Publishers, New York.
Williamson, S. (2008); Macroeconomics, 3rd Ed., Pearson International Edition, Boston.
Santos, J. et all (2010); Macroeconomia, Escolar Editora, Lisboa.