2024

Economia Regional

Nome: Economia Regional
Cód.: ECN02307L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular de Economia Regional tem como objetivo contribuir para a compreensão da importância e do papel do território no funcionamento da economia e na análise económica, bem como, fornecer um referencial teórico e analítico para planeamento e gestão de territórios regionais e locais. Esta unidade curricular procura assegurar as seguintes principais competências: i) Um sólido conhecimento sobre a dimensão espacial do funcionamento da atividade económica e das suas implicações na performance da economia dos territórios; ii) O domínio do corpo teórico, e das metodologias e aplicações práticas mais relevantes, da teoria económica no que diz respeito à economia regional e à economia urbana; iii) O conhecimento dos principais instrumentos e figuras de ordenamento e planeamento territorial em Portugal; iv) Domínio de metodologias e procedimentos de diagnóstico de realidades e problemáticas territoriais específicas; v) Capacidade de diagnóstico em territórios locais e regionais.

Conteúdos Programáticos

1. O funcionamento espacial da Economia. A variável espaço na análise económica. O espaço e as suas escalas. O espaço e os seus indicadores de análise e planeamento. Conceito de região. O território e os seus agentes. O território e a sua organização e a hierarquização. O território e as suas infraestruturas e equipamentos. Estrutura político-administrativa. Fatores de dinâmica económica dos territórios. A avaliação das potencialidades territoriais e setoriais
2. A teoria económica regional. Os precursores. A teoria da base económica de exportação. A teoria dos polos de crescimento. Modelos de crescimento regional. As teorias do desenvolvimento regional endógeno e exógeno. As abordagens e as perspetivas mais recentes.
3. Métodos e técnicas de análise espacial.
4. O sistema nacional de política regional e de ordenamento. O planeamento regional em Portugal. O Acordo de Parceria 2014-2020.
5. A Política de Coesão 2021-2027.

Métodos de Ensino

O modelo de ensino e o regime de avaliação desta a unidade curricular estão organizados de modo assegurar uma sólida articulação entre as suas componentes teórica e a aplicada/prática. Para além das aulas, que são teórico-práticas, o trabalho prático desenvolvido pelos alunos, ao longo do regime de avaliação contínua, tem por isso como objetivo a aplicação, a um território local ou regional concreto, de um trabalho de diagnóstico e caracterização territorial e sectorial. O regime de avaliação da u.c. é o seguinte: A avaliação contínua engloba a realização de um trabalho de grupo (50% da nota final) e de uma prova de avaliação escrita (50% da nota final).
Considerando o art. 110, alínea 8, do RAUE, serão aprovados os estudantes com média final positiva e que tenham nota mínima de 7 valores em cada um dos elementos de avaliação.
O exame consiste na realização de uma única prova escrita com um peso de 100%.




Avaliação

Em Regime de Avaliação Contínua: Uma prova escrita com peso de 45%; um trabalho prático, realizado em grupo com peso de 45% e uma ficha de leitura individual com peso de 10%.
Serão aprovados os alunos que, simultaneamente, tenham obtido:

- Média ponderada igual ou superior a 10 valores no conjunto dos elementos de avaliação exigidos;
- Nota igual ou superior a 7 valores em cada um dos elementos de avaliação realizados.
- Uma média final ponderada igual ou superior a 10 valores, no conjunto dos elementos de avaliação exigidos, em conjunto com uma classificação inferior a 7 valores numa das provas de ade avaliação, implica a realização de uma prova oral.
- A falta a uma das provas de avaliação continua pressupõe que os alunos optam pelo regime de avaliação por exame.
- Presença num mínimo de 75% das sessões de ensino de natureza coletiva (exceto no caso dos trabalhadores-estudantes).

Regime de Exame: Uma prova escrita (Exame) com peso de 100%.

Bibliografia

-Asheim, Bjørn; Isaksen, Arne;Trippl, Michaela (2019) Advanced Introduction to Regional Innovation Systems. Cheltenham: Edward Elgar
-Capello, Roberta; Nijkamp, Peter (Eds).(2019) Handbook of Regional Growth and Development Theories. Cheltenham: Edward Elgar
-Matsushima, Kakuya; Anderson, William P. (Eds) (2018) Transportation, Knowledge and Space in Urban and Regional Economics. Cheltenham: Edward Elgar
-Silva Costa, José; Dentinho, Tomaz; Nijkamp, Peter (coord.) (2011) Compêndio de Economia Regional- Volume II – Métodos e Técnicas de Análise Espacial, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), Princípia, Lisboa
-Silva Costa, José. e Nijkamp, Peter (coord.) (2010) Compêndio de Economia Regional- Volume I – Teoria, Temáticas e Políticas, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), Princípia, Lisboa
-Stejskal, Jan, Hajek, Petr, Hudec, Oto (Eds) (2018). Knowledge Spillovers in Regional Innovation Systems. A Case Study of CEE Regions. Berlin: Springer

Equipa Docente (2023/2024 )