2024

Design de Identidade Corporativa

Nome: Design de Identidade Corporativa
Cód.: VIS14209L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

NA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular (uc) tem por objetivo fornecer referências teóricas e práticas na vertente da Identidade Corporativa, nomeadamente na construção de um logótipo, imagem de marca para um produto ou serviço.
- Explorar as capacidades conceptuais no domínio da sintetização de conceitos visuais;
- Potenciar a estruturação de uma identidade visual;
- O aluno terá que ficar dotado de capacidades que lhe permitam dar uma resposta a um nível intermédio no âmbito de projeto de Identidade Corporativa para diferentes aplicações e construção de num manual de normas gráficas.

Conteúdos Programáticos

1. A imagem institucional, um sujeito desenhado Política de imagem e comunicação
Identidade
Logo e Logótipo
Identidade Corporativa
Marca e Logo Marca
Inspiração Global
2. A cor e tipografia aplicada à identidade corporativa
A cor os seus significados e as sensações que transmitem
A tipografia como sendo a voz das palavras que determinam o tom visual do texto 3. Os signos identificadores básicos, como se constrói um Logótipo
Os Signos não Verbais (símbolos) Os nomes
Os Logótipos
Logótipos Tipográficos Logótipos Figurativos
Logótipos Abstractos
A combinação entre estes
4. Os sistemas de identificação visual
Imagem institucional
Conjunto de regras de aplicação
Aplicações gráficas, estacionários Legibilidade e reconhecimento
5. Criação de Layout para o manual de normas Definição do formato
Construção de grelha
Escolha da Tipografia Institucional

Métodos de Ensino

As aulas assentarão na partilha e discussão de conhecimentos com o aluno promovendo-se a introdução e o desenvolvimento das suas competências de investigação e de interpretação crítica, assim como as suas capacidades conceptuais no domínio da sintetização de conceitos visuais no âmbito da imagem institucional, como um sujeito desenhado.
A avaliação contínua será realizada com base na participação das atividades realizadas na aula, quer individuais quer em grupo, no desenvolvimento e resolução dos projetos e na evolução dos conhecimentos na área da Identidade Corporativa. A avaliação final é um momento de apreciação geral sobre o percurso realizado pelo aluno ao longo do semestre, baseado na sua capacidade de resposta ao projeto, assim como na sua execução, qualidade da apresentação e oralidade.
Assiduidade – 10 %
Avaliação Intermédia – 50%
Avaliação Final – 40%

Bibliografia

BEST, Kathryn (2009). The Fundamentals of Design Management. Switzerland: AVA Publishing.
COSTA, Joan (2005). La imagem de marca; Un fenómeno social. Barcelona: Paidós.
DAVIS, Melissa & Baldwin, Jonathan (2005). More than a Name: An Introduction to Branding. Switzerland: AVA Publishing.
GORDON, Bob & GORDON, Maggie (2003). O guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e livros.
KNAFLIC, Cole Nussbaumer (2015). Storytelling with Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals. Publisher, Wiley.
SHAOQIANG, Wang (2016). Color Code. Branding & Identity (Graphic Design Elements). Promopress. SLADE-BROOKING, Catharine (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. Inglaterra: Laurence King Publishing.