2025
Introdução ao Desenho e Representação II
Nome: Introdução ao Desenho e Representação II
Cód.: VIS12874L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
. Continuação do desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais.
. Evolução da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Aprofundamento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
.Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
.Aprofundamento da investigação sobre o espaço ao longo da história e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e designer enquanto agente cultural produtor de significados.
. Evolução da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Aprofundamento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
.Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
.Aprofundamento da investigação sobre o espaço ao longo da história e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e designer enquanto agente cultural produtor de significados.
Conteúdos Programáticos
Meios operativos da linguagem gráfica:
MateriaisSuportes e instrumentos (convencionais e não convencionais).
ConceptuaisOs sentidos, a memória e a imaginação.
Elementos estruturais da linguagem gráfica:
ponto, linha, plano, textura, cor e valores de claro-escuro; forma, espaço positivo/negativo, superfície, tempo; traçados ordenadores do suporte, linhas estruturais básicas, eixos primários e secundários, linhas implícitas e explícitas.
Modos operativos:
escala, colocação/significação, função, direcção; coesão e estabilidade, flutuação, instabilidade, peso e tensão, dinâmica de uma composição; relações de proximidade, afastamento, adjacência, sobreposição; transparência, opacidade, contaminação e atracção entre as formas; mobilidade visual, perspectiva, simplificação por nivelamento e por acentuação, diversos pontos de vista do observador, construção, desconstrução, inversão, rotação, movimento, ritmo, alternância, simultaneidade, colagem e outras vertentes expressivas.
MateriaisSuportes e instrumentos (convencionais e não convencionais).
ConceptuaisOs sentidos, a memória e a imaginação.
Elementos estruturais da linguagem gráfica:
ponto, linha, plano, textura, cor e valores de claro-escuro; forma, espaço positivo/negativo, superfície, tempo; traçados ordenadores do suporte, linhas estruturais básicas, eixos primários e secundários, linhas implícitas e explícitas.
Modos operativos:
escala, colocação/significação, função, direcção; coesão e estabilidade, flutuação, instabilidade, peso e tensão, dinâmica de uma composição; relações de proximidade, afastamento, adjacência, sobreposição; transparência, opacidade, contaminação e atracção entre as formas; mobilidade visual, perspectiva, simplificação por nivelamento e por acentuação, diversos pontos de vista do observador, construção, desconstrução, inversão, rotação, movimento, ritmo, alternância, simultaneidade, colagem e outras vertentes expressivas.
Métodos de Ensino
O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
Classificação Final: soma de a), b) e c).
2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
Classificação Final: soma de a) e b).
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
Classificação Final: soma de a), b) e c).
2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
Classificação Final: soma de a) e b).
Bibliografia
ALAN, Pipes (2007). Drawing for Designers, London, Lawrence King Publishing.
CABAU, P. (2012). O Dispositivo do Desenho. A Implementação da Prática do Desenho no Ensino Artístico Contemporâneo, Edição ESAD.
COLLIER, Graham (1985). Form, Space and Vision. A Introduction to Drawing and Design, New Jersey. Prentice Hall,
Desenho. A colecção do MNAA. 1994.
JENNY, P. (2012). The Kitchen Art Studio. New York, New York, Princeton Architectural Press.
KANTOR, J. ( ed.) (2005). Drawings from the Modern, MOMA, New York.
MOLINA, J. J. G. (coord.) (1999). Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporáneo, Madrid, Ediciones Cátedra.
RODRIGUES, A. (2003). Desenho, o que é? Quimera Editores Lda.
SOUSA, R. (1980)Desenho. TPU 19. Lisboa, Editorial do Ministé́ rio da Educação.
SOUTHERN, J., MASLEN, MICK (2014). Drawing Projects An Exploration of Languages. Black Dog Publishing.
BELL, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.
CABAU, P. (2012). O Dispositivo do Desenho. A Implementação da Prática do Desenho no Ensino Artístico Contemporâneo, Edição ESAD.
COLLIER, Graham (1985). Form, Space and Vision. A Introduction to Drawing and Design, New Jersey. Prentice Hall,
Desenho. A colecção do MNAA. 1994.
JENNY, P. (2012). The Kitchen Art Studio. New York, New York, Princeton Architectural Press.
KANTOR, J. ( ed.) (2005). Drawings from the Modern, MOMA, New York.
MOLINA, J. J. G. (coord.) (1999). Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporáneo, Madrid, Ediciones Cátedra.
RODRIGUES, A. (2003). Desenho, o que é? Quimera Editores Lda.
SOUSA, R. (1980)Desenho. TPU 19. Lisboa, Editorial do Ministé́ rio da Educação.
SOUTHERN, J., MASLEN, MICK (2014). Drawing Projects An Exploration of Languages. Black Dog Publishing.
BELL, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Paula Maria Vieira Reaes Pinto [responsável]
- Vítor Manuel dos Santos Gomes