2023
Antropologia da Educação
Nome: Antropologia da Educação
Cód.: SOC12642L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
MÓDULO I:
1. Compreender a especificidade epistemológica da Antropologia da Educação.
2. Esclarecer os conceitos gerais usados por todos os saberes acerca da Educação.
3. Aprofundar a reflexão sobre o ser humano enquanto sujeito e objecto da Antropologia da Educação.
4. Relacionar Cultura e Educação com a Vida que é apanágio do ser humano.
5. Discutir o tema da educabilidade humana no horizonte da superação bioantropológica do naturalismo.
MÓDULO II:
1. Contextualizar o desenvolvimento da Antropologia da Educação em Portugal.
2. Compreender o significado da visão intercultural, multicultural e transcultural da educação;
3. Compreender as dinâmicas educativas dos territórios, no quadro da relação escola-família-comunidade (perspectiva antropológica);
4. Conhecer as causas culturais dos fenómenos de insucesso e abandono escolares e os impactos na integração cultural das minorias étnicas.
1. Compreender a especificidade epistemológica da Antropologia da Educação.
2. Esclarecer os conceitos gerais usados por todos os saberes acerca da Educação.
3. Aprofundar a reflexão sobre o ser humano enquanto sujeito e objecto da Antropologia da Educação.
4. Relacionar Cultura e Educação com a Vida que é apanágio do ser humano.
5. Discutir o tema da educabilidade humana no horizonte da superação bioantropológica do naturalismo.
MÓDULO II:
1. Contextualizar o desenvolvimento da Antropologia da Educação em Portugal.
2. Compreender o significado da visão intercultural, multicultural e transcultural da educação;
3. Compreender as dinâmicas educativas dos territórios, no quadro da relação escola-família-comunidade (perspectiva antropológica);
4. Conhecer as causas culturais dos fenómenos de insucesso e abandono escolares e os impactos na integração cultural das minorias étnicas.
Conteúdos Programáticos
I: INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA E À ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1. Denominador comum e diferenças nas várias perspectivas de abordagem da Educação Pedagogia, Ciências da Educação, Antropologia da Educação
2. Conceitos gerais Educação, Ensino, Erudição, Cultura
3. O ser humano unidade e pluralidade do sujeito e objecto da Educação
4. A educabilidade como pressuposto pedagógico e antropológico
II: OLHARES ANTROPOLÓGICOS SOBRE A EDUCAÇÃO
1. Pressupostos metodológicos sobre Antropologia e Educação; A Antropologia da Educação em Portugal.
2. A relação escola-família-comunidade. Sociedades interculturais, subculturas e educação: práticas de educação intercultural em Portugal;
3. Insucesso e abandono escolares e integração cultural das minorias étnicas;
4. Outros espaços de Educação: O museu como espaço educativo.
1. Denominador comum e diferenças nas várias perspectivas de abordagem da Educação Pedagogia, Ciências da Educação, Antropologia da Educação
2. Conceitos gerais Educação, Ensino, Erudição, Cultura
3. O ser humano unidade e pluralidade do sujeito e objecto da Educação
4. A educabilidade como pressuposto pedagógico e antropológico
II: OLHARES ANTROPOLÓGICOS SOBRE A EDUCAÇÃO
1. Pressupostos metodológicos sobre Antropologia e Educação; A Antropologia da Educação em Portugal.
2. A relação escola-família-comunidade. Sociedades interculturais, subculturas e educação: práticas de educação intercultural em Portugal;
3. Insucesso e abandono escolares e integração cultural das minorias étnicas;
4. Outros espaços de Educação: O museu como espaço educativo.
Métodos de Ensino
Exposição oral apoiada em metodologias visuais, visualização de documentários, leitura crítica de textos, participação em conferências ou outras atividades extracurriculares.
Bibliografia
Amado, João (2011) Ciências da Educação Que Estatuto Epistemológico?, Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, Extra- Série, 45-55.
Bruner, J., (2000), Cultura e Educação, Lisboa, Ed. 70.
Carvalho, Adalberto D. de (1992) A Educação como Projecto Antropológico. Porto: Edições Afrontamento, 1992.
Carvalho, Adalberto D. de (1997) A educabilidade como dimensão antropológica, Revista da Faculdade de Letras: Filosofia, Porto, série II, Vol. 14, 65-72.
Dauster, Tânia (Org) (2007) Antropologia e Educação: Um saber de Fronteira, Rio de Janeiro, Editora Forma e Acção.
Dewey, John (2007), Democracia e Educação. Trad. de Susana Guimarães, Lisboa: Didáctica Editora.
Enguita, Mariano Fernandez (2005). Educação e Transformação Social. Lisboa: Edições Pedago.
Ingold, Tim. (2010) Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2010.
Poirier, J, Clapier-Valladon, S e Raybaut, P. (1999), Histórias de Vida: Teoria e Prática,
Bruner, J., (2000), Cultura e Educação, Lisboa, Ed. 70.
Carvalho, Adalberto D. de (1992) A Educação como Projecto Antropológico. Porto: Edições Afrontamento, 1992.
Carvalho, Adalberto D. de (1997) A educabilidade como dimensão antropológica, Revista da Faculdade de Letras: Filosofia, Porto, série II, Vol. 14, 65-72.
Dauster, Tânia (Org) (2007) Antropologia e Educação: Um saber de Fronteira, Rio de Janeiro, Editora Forma e Acção.
Dewey, John (2007), Democracia e Educação. Trad. de Susana Guimarães, Lisboa: Didáctica Editora.
Enguita, Mariano Fernandez (2005). Educação e Transformação Social. Lisboa: Edições Pedago.
Ingold, Tim. (2010) Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2010.
Poirier, J, Clapier-Valladon, S e Raybaut, P. (1999), Histórias de Vida: Teoria e Prática,