2023

Educação para a Saúde

Nome: Educação para a Saúde
Cód.: PED02496L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Bons níveis de educação geram sociedades competentes e tendencialmente prósperas. A promoção e educação para a saúde é um dos fatores determinantes para a aquisição de um bom nível de educação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1 Compreender os conceitos de educação, saúde, promoção da saúde (PdS) e educação para a saúde (EpS)
2 Conhecer os fatores que determinam o nível de saúde-doença
3 Compreender os paradigmas da PdS
4 Relacionar saúde com o ambiente
5 Descrever os campos emergentes da EpS
6 Analisar o aumento da sobrevivência nas sociedades pós-transacionais
7 Compreender as dimensões socioculturais nas práticas relativas à saúde
8 Compreender a arquitetura de modelos e teorias com aplicação em EpS
9 Compreender a existência de riscos e o papel da comunicação da prevenção
10 Sintetizar fatores de risco e proteção para os grandes problemas de saúde
11 Analisar metodologias e intervenção e de investigação em EpS
12 Analisar a EpS nas escolas e modos de envolvimento dos pais
13 Avaliar imagens da publicidade preventiva
14 Analisar métodos e procedimentos de trabalho em EpS
15 Estruturar atividades educativas promotoras da saúde
16 Planear uma intervenção comunitária com base nos guias práticos de EpS

Conteúdos Programáticos

Aulas teórico-práticas
1 Educação e saúde: bases concetuais da educação para a saúde (EpS) e da qualidade de vida
2 Fatores que determinam o nível de saúde-doença no mundo atual
3 Paradigmas da promoção da saúde (PdS)
4 Meio ambiente e saúde
5 Campos emergentes em EpS
6 A saúde nas sociedades pós-transacionais no séc. XXI: uma perspetiva demográfica
7 Vida saudável e evolução da incapacidade
8 Modelo ABC: uma abordagem radical para a EpS
9 Modelo da potenciação em EpS
10 Teorias e modelos em EpS
11 Perceção dos riscos e comunicação da prevenção.
12 O trabalho em grupo e o desenvolvimento de comportamentos preventivos
13 Hábitos de risco e prevenção – grandes problemas de saúde do século XXI
14 Metodologia e investigação em EpS

Aulas práticas e laboratoriais
1 EpS nas escolas: escola promotora de saúde
2 Os pais na PdS e na EpS nas escolas
3 Análise de imagens da publicidade preventiva
4 Metodologia e procedimentos de trabalho em EpS
5 Guias práticos de EpS

Métodos de Ensino

Privilegiam-se práticas reflexivas, dialógicas e cooperativas, assentes na confrontação entre perceções e representações dos estudantes sobre a educação e a saúde, na análise de documentos orientadores de casos práticos, enquadrados numa visão de educação como espaço de formação de consciências. Dá-se ênfase a atividades de simulação relacionadas com Inquiry Based Learning (BL), Project and Problem BL e Team BL. Promove-se o desenvolvimento de soft skills: pensamento crítico e criativo, gestão do tempo, motivação, flexibilidade, capacidade de adaptação a ambiente multicultural. A articulação entre ensino e investigação faz-se com a capitalização da produção científica do docente responsável para análise em aula. Faz-se uso de ferramentas digitais para a promoção da aprendizagem, da comunicação e flexibilização. A avaliação é encarada de modo autorregulador. Promove-se a intervenção comunitária e a capacitação técnica em alguns domínios (e.g., SBV-DAE).

Avaliação

Avaliação contínua e final: coavaliação do desempenho individual nos contextos de sala de aula e/ou de trabalho de grupo. a) teste escrito, que avalia a aquisição de conhecimentos básicos (conhecimento e compreensão) (40%); b) desempenhos práticos em suporte básico de vida – desfibrilhação automática externa (30%); c) Estruturação de atividades educativas promotoras da saúde e/ou planificação de uma intervenção comunitária com base nos guias práticos de educação para a saúde (30%).

Bibliografia

Akerman, M., & Germani, A. (2022). International handbook of teaching and learning in health promotion. Springer.
Bonito, J. (2015). Education for health today. Atención Primaria, 47(Espec Cong 1), 32-37.
Bonito, J. (2017). Prevention, control and smoking treatment in pre-graduate training of students of University Évora. Revista Aquila, 17(8), 17-33.
Costa, M., & López, E: (2008). Educación para la salud. Pirámide.
DFEM-INEM (2021). Manual de SBV-DAE. INEM.
Fitzpatrick, K., & Tinning, R. (2016). Health education. Routledge.
Glanz, K., Rimer, B. & Viswanath, K. (2008). Health behavior and health education. Jossey-Bass.
Pérez, M. J. et al. (2006). Manual de educación para la salud. Gobierno de Navarra.
Sarah, B., & Holly, A. (2022). The essentials of teaching health education. Shape.
SHARMA, M. (2022). Theoretical foundations of health education and health promotion. Jones & Bartlett Learning.
Naidoo, J., & Wills, J. (2016). Foundations for health promotion. Elsevier.

Equipa Docente